Tipos de Pitch: conheça os principais + dicas úteis!

Aposto que você está aqui porque deseja vender o seu peixe, certo? Atualmente, uma das melhores formas de fazer isso é apostando nos tipos de Pitch. 

 

Afinal, com essa estratégia você consegue gerar uma conexão com um investidor ou parceiro, atraindo o interesse dele para seu negócio ou ideia.

 

E sabe o melhor? Essa parceria pode ser conquistada em apenas alguns segundos, desde que você utilize os argumentos e os tipos de pitch certos. Continue lendo para saber mais… 

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O que é pitch?

Antes de conhecer os tipos de pitch, vamos entender o que esse termo significa. Basicamente, é uma apresentação direta e breve da sua empresa e da solução que ela propõe entregar. 

 

Inclusive, dependendo do tipo de pitch escolhido, o discurso deve durar entre 30 segundos e 20 minutos.

 

Então, durante esse curto espaço de tempo, você deve focar em apresentar os pontos positivos e mais relevantes do negócio/produto, sempre adotando estratégias persuasivas.

 

Até porque, o principal objetivo dessa apresentação é atrair o interesse de investidores, parceiros ou clientes em relação à ideia que está sendo apresentada.

 

Quais são os tipos de pitch?

Descubra abaixo as principais características dos tipos de pitch e quais você pode usar para convencer as pessoas a investirem em sua ideia!

 

High-Concept Pitch

O High-Concept Pitch é aquele que utiliza apenas uma sentença para traduzir a visão total de um negócio.

 

Um ótimo exemplo de High-Concept Pitch é o do Google: “Informação é um clique”. Viu? Basta uma pequena sentença para entender o objetivo principal do Google.

 

Nesse tipo de Pitch, você não deve entrar em muitos detalhes. Apenas plante uma semente de curiosidade para que o investidor se interesse pela sua startup.

 

Elevator Pitch

O Elevator Pitch, conhecido como “discurso de elevador”, esse é um dos tipos de pitch que ocorre em situações cotidianas, do dia a dia. 

 

Imagine que você esteja no elevador de uma empresa e encontre um investidor. Você tem poucos minutos para apresentar o seu negócio a ele, por isso, é importante estar com o Elevator Pitch preparado.

 

Nesse momento, é preciso ter em mente tudo aquilo que impulsiona o seu negócio em direção ao mercado. Para isso, a dica é: transforme o seu Business Model Canvas em Elevator Pitch.

 

Ou seja, fale sobre a sua proposta de valor, seu segmento de clientes e seu relacionamento com eles, seus canais, suas fontes de receita, suas atividades-chave, seus principais recursos e parcerias e, por último, sua estrutura de custos.

 

Assim, você será capaz de sintetizar seu projeto e passar a sua mensagem de forma clara. 

 

Deck Pitch 

O Deck Pitch tem como foco contar uma história convincente, ou seja, o objetivo desse tipo de pitch é construir toda a jornada do seu projeto para o investidor.

 

Então, conte a sua história, faça com que o investidor compreenda o seu negócio. Como? Siga as instruções para você construir um ótimo enredo:

 

  • Fale sobre o mercado no qual o seu produto está inserido;

  • Cite os dados de oportunidades;

  • Exponha o problema que você quer resolver;

  • Aponte uma solução.

 

Em seguida, mostre o seu modelo de negócios, explique o potencial de ganho que o seu projeto traz pro contexto do investidor e conclua a sua apresentação de forma que gere engajamento. 

 

Sempre estabeleça uma comunicação eficiente entre a sua startup e o investidor.

 

O que une esses três tipos de Pitch?

Apesar de apresentarem metodologias diferentes, o High-Concept, o Elevator e o Deck Pitch possuem algo em comum: é através deles que o investidor irá conhecer a sua startup

 

Por isso, seja claro e direto, explicando o problema e a sua solução, abordando o seu modelo de negócios e estando pronto para dialogar.

 

Dicas de como fazer um pitch de sucesso

Além de conhecer os tipos de pitch, você também deve aprender algumas estratégias utilizadas por empreendedores para conseguir bons investimentos.

 

As principais são:

  • Inicie o pitch apresentando o problema que sua solução é capaz de resolver ou a oportunidade que ela está aproveitando;

  • Destaque os principais pontos e vantagens dessa solução;

  • Dependendo do tipo de pitch escolhido, utilize uma apresentação visual ou ofereça uma amostra da solução;

  • Reforce as vantagens competitivas e diferenciais que sua ideia possui em relação às soluções semelhantes presentes no mercado;

  • Informe o nível de maturidade da sua startup, de modo a atrair investidores adequados para essa etapa;

  • Indique as possibilidades e potencial da empresa no mercado.

 

Por fim, finalize seu pitch com uma proposta clara, seja solicitando a oportunidade de investimento ou uma parceria com aquela empresa.

 

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