Proposta de valor: o que é, como montar e exemplos

Qual é a proposta de valor do seu negócio? 

 

Se você ainda não definiu esse conceito, saiba que ele é essencial para as áreas de marketing, processos, vendas e todos os outros. 

 

É uma das primeiras coisas que você precisa definir ao criar seu negócio. 

 

Nesse artigo, vamos explicar o passo a passo para desenvolver a proposta de valor da sua startup do zero. Continue a leitura…

 

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O que é proposta de valor? 

Proposta de valor é a descrição do porquê o negócio é interessante para o seu público-alvo. Ela mostra em poucas palavras o maior benefício da sua empresa ou produto para o cliente, além do seu maior diferencial em relação aos concorrentes. 

 

Basicamente, é a resposta para a pergunta: o que seu negócio ou produto oferece de mais valioso para o cliente?

 

Anteriormente, esse era um conceito mais utilizado dentro do marketing, mas é tão importante que sua definição virou uma peça importante para a estruturação da empresa — tanto que aparece no modelo de Business Model Canvas

 

Proposta de valor x missão x slogan: qual é a diferença?

Muitas pessoas confundem o conceito de proposta de valor, missão e slogan, porém eles possuem definições bem diferentes: 

 

  • Proposta de valor: define o maior benefício da escolha da sua empresa;

  • Missão: revela o objetivo do negócio;

  • Slogan: declara a ideia central ou marcante por trás de um produto ou empresa.

 

Confira o exemplo de diferença na prática com a Apple:

 

  • Proposta de valor: “As melhores experiências. Só na Apple.”

  • Missão: “A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”

  • Slogan: “Pense diferente”.

 

De certa forma, criar a proposta de valor influencia na determinação dos dois outros conceitos.

 

Como montar a proposta de valor da sua startup?

Embora seja possível escrever a proposta de valor em menos de uma linha, a elaboração dela não é tão simples assim — ainda mais porque influencia em todo o negócio. Confira o passo a passo:

 

Entenda a real dor do seu cliente

Para começar, você precisa pensar no seu cliente ideal. 

 

Primeiro, descubra o seu público-alvo com base no seu segmento de mercado. Depois, faça uma pesquisa de público para descobrir os principais problemas e desejos do seu público, bem como suas dificuldades em encontrar uma solução eficiente. 

 

Com base nessas informações, você vai descobrir qual é a principal dor que sua solução vai focar. 

 

Investigue a concorrência

Quais são as soluções disponíveis no mercado? O que elas possuem em comum? E de diferente? 

 

A função da proposta de valor é não somente mostrar o grande benefício da sua solução ao cliente, mas também o porquê ela é diferente das demais propostas disponíveis no mercado. 

 

Conheça os diferenciais da sua empresa

Após avaliar o mercado, você vai olhar para sua empresa e listar os: 

 

  • principais benefícios: o que a organização oferece de vantagem no geral; 

  • maiores diferenciais: o que o negócio tem de diferente em relação aos outros. 

 

Assim como nos tópicos anteriores, é importante registrar no papel, planilha ou ferramenta para organizar as informações e ter uma visão mais clara.

 

Encontre o real valor do seu produto

Sabendo os benefícios e diferenciais, responda: o que é mais valioso para o cliente dentro da sua empresa que poucas ou nenhuma outra tem? 

 

Essa é a sua proposta de valor!

 

Seja claro e sucinto

Sua promessa precisa ser clara para o seu cliente. 

 

Se o consumidor não entende direito a ideia, você precisa reformular para ficar mais simples.  Em geral, quanto mais simples for a proposta, melhor. 

 

Atente-se à linguagem

O conhecimento de público é mais uma vez importante para transmitir sua proposta de valor. Idade, gênero, classe social, gostos, perfil de consumo… Tudo influencia na forma de comunicação. 

 

3 modelos de proposta de valor para montar a da sua startup

Se você está com dificuldade me criar sua proposta de valor, confira alguns modelos que podem te ajudar:

 

  • “Ajudamos (público) a conseguirem (resultado) com (solução)”

  • “Proporcionamos [benefício] para [público] que querem [resultado]”

  • “Oferecemos [benefício] para quem deseja mais [resultado]”

 

Exemplos de proposta de valor

Para você se inspirar, trouxemos alguns exemplos de proposta de valor:

 

  • Uber: “segurança, facilidade e economia.”

  • Netflix: “Com a Netflix, você tem o controle”

  • HubSpot: “um CRM fácil de usar”

  • Samsung: “prepare-se para revelar seu mundo”

 

Entendeu como criar a sua proposta de valor? Agora, volte para aqueles passos e faça a sua!

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