Qual é a proposta de valor do seu negócio?
Se você ainda não definiu esse conceito, saiba que ele é essencial para as áreas de marketing, processos, vendas e todos os outros.
É uma das primeiras coisas que você precisa definir ao criar seu negócio.
Nesse artigo, vamos explicar o passo a passo para desenvolver a proposta de valor da sua startup do zero. Continue a leitura…
O que é proposta de valor?
Proposta de valor é a descrição do porquê o negócio é interessante para o seu público-alvo. Ela mostra em poucas palavras o maior benefício da sua empresa ou produto para o cliente, além do seu maior diferencial em relação aos concorrentes.
Basicamente, é a resposta para a pergunta: o que seu negócio ou produto oferece de mais valioso para o cliente?
Anteriormente, esse era um conceito mais utilizado dentro do marketing, mas é tão importante que sua definição virou uma peça importante para a estruturação da empresa — tanto que aparece no modelo de Business Model Canvas.
Proposta de valor x missão x slogan: qual é a diferença?
Muitas pessoas confundem o conceito de proposta de valor, missão e slogan, porém eles possuem definições bem diferentes:
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Proposta de valor: define o maior benefício da escolha da sua empresa;
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Missão: revela o objetivo do negócio;
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Slogan: declara a ideia central ou marcante por trás de um produto ou empresa.
Confira o exemplo de diferença na prática com a Apple:
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Proposta de valor: “As melhores experiências. Só na Apple.”
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Missão: “A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”
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Slogan: “Pense diferente”.
De certa forma, criar a proposta de valor influencia na determinação dos dois outros conceitos.
Como montar a proposta de valor da sua startup?
Embora seja possível escrever a proposta de valor em menos de uma linha, a elaboração dela não é tão simples assim — ainda mais porque influencia em todo o negócio. Confira o passo a passo:
Entenda a real dor do seu cliente
Para começar, você precisa pensar no seu cliente ideal.
Primeiro, descubra o seu público-alvo com base no seu segmento de mercado. Depois, faça uma pesquisa de público para descobrir os principais problemas e desejos do seu público, bem como suas dificuldades em encontrar uma solução eficiente.
Com base nessas informações, você vai descobrir qual é a principal dor que sua solução vai focar.
Investigue a concorrência
Quais são as soluções disponíveis no mercado? O que elas possuem em comum? E de diferente?
A função da proposta de valor é não somente mostrar o grande benefício da sua solução ao cliente, mas também o porquê ela é diferente das demais propostas disponíveis no mercado.
Conheça os diferenciais da sua empresa
Após avaliar o mercado, você vai olhar para sua empresa e listar os:
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principais benefícios: o que a organização oferece de vantagem no geral;
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maiores diferenciais: o que o negócio tem de diferente em relação aos outros.
Assim como nos tópicos anteriores, é importante registrar no papel, planilha ou ferramenta para organizar as informações e ter uma visão mais clara.
Encontre o real valor do seu produto
Sabendo os benefícios e diferenciais, responda: o que é mais valioso para o cliente dentro da sua empresa que poucas ou nenhuma outra tem?
Essa é a sua proposta de valor!
Seja claro e sucinto
Sua promessa precisa ser clara para o seu cliente.
Se o consumidor não entende direito a ideia, você precisa reformular para ficar mais simples. Em geral, quanto mais simples for a proposta, melhor.
Atente-se à linguagem
O conhecimento de público é mais uma vez importante para transmitir sua proposta de valor. Idade, gênero, classe social, gostos, perfil de consumo… Tudo influencia na forma de comunicação.
3 modelos de proposta de valor para montar a da sua startup
Se você está com dificuldade me criar sua proposta de valor, confira alguns modelos que podem te ajudar:
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“Ajudamos (público) a conseguirem (resultado) com (solução)”
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“Proporcionamos [benefício] para [público] que querem [resultado]”
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“Oferecemos [benefício] para quem deseja mais [resultado]”
Exemplos de proposta de valor
Para você se inspirar, trouxemos alguns exemplos de proposta de valor:
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Uber: “segurança, facilidade e economia.”
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Netflix: “Com a Netflix, você tem o controle”
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HubSpot: “um CRM fácil de usar”
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Samsung: “prepare-se para revelar seu mundo”
Entendeu como criar a sua proposta de valor? Agora, volte para aqueles passos e faça a sua!
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