Conheça metodologias e ferramentas úteis para startups!

Uma startup é uma empresa com propostas inovadoras em um cenário de completa incerteza, então, ter uma metodologia para guiar seus processos é uma excelente forma de conseguir estruturar seu negócio.

 

Existem diversos métodos que você pode aplicar, mas o ideal é escolher aquele que melhor se adeque às necessidades do seu empreendimento e procurar seguir à risca suas etapas

 

A seguir, trouxemos algumas metodologias e ferramentas úteis para startups, além de 7 aplicativos para te ajudar como bônus. Continue a leitura…

 

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5 principais metodologias para startups 

 

Seguir um método é uma forma de ter um melhor direcionamento em relação ao caminho para construir uma empresa sólida no mercado.

 

Como você sabe, não basta apenas uma boa ideia. É preciso saber executá-la e transformá-la em um negócio lucrativo

 

Nesse sentido, existem metodologias para startups que auxiliam no desenvolvimento de uma solução, gestão de processos, dentre outras etapas de uma empresa.

 

metodologias e ferramentas úteis para startups: equipe olhando para a parede

 

Confira algumas das principais:

 

Business Model Canvas

 

O Business Model Canvas é uma metodologia excelente para estruturar a sua empresa e desenvolver o seu modelo de negócio. 

 

Criado por Alexander Osterwalder, o modelo procura definir elementos importantes para a construção de um negócio em 9 blocos: 

 

  • Parceiros chave: aliados no desenvolvimento da empresa

  • Atividades chave: tarefas necessárias para o negócio funcionar

  • Recursos chave: lista do que você precisa para entregar a solução ao cliente

  • Proposta de Valor: determina os motivos pelos quais os clientes vão escolher sua solução

  • Relacionamento com clientes: a forma de cultivar a relação com o cliente

  • Canais: meios em que a empresa comunica, distribui e vende sua solução

  • Segmento de clientes: define o público que sua empresa deseja atingir

  • Custos: gastos envolvidos na construção de seu negócio

  • Receitas: de quais formas seu negócio vai gerar receita? 

 

Dessa maneira, você consegue ter uma perspectiva mais clara de como funciona sua empresa. Para aplicar, você pode fazer blocos no papel ou utilizar aplicativos, como o Trello, para organizar!

 

Customer Development

 

Essa é uma metodologia que busca descobrir e validar melhor o mercado para a sua solução. A intenção é basear a construção do seu negócio em uma necessidade real da sociedade e não em um “achismo”. 

 

O modelo se divide em 4 etapas:

 

  • Customer Discovery: a intenção é descobrir problemas do seu cliente e testar hipóteses de soluções do mercado

  • Customer Validation: analisa se a sua solução é realmente viável do ponto de vista financeiro e processual

  • Customer Creation: gera demanda pelo produto ou serviço por meio de ações de marketing e de vendas para testar o interesse do público

  • Company Building: a empresa pode sair da fase de teste e começar a se estruturar!

 

Esse método é excelente para validar seu modelo de negócio!

 

Lean Startup

 

O Lean Startup, ou Startup Enxuta, junta as duas metodologias que citamos anteriormente — a Business Model Canvas e a Customer Development — e procura desenvolver a empresa de maneira mais ágil.

 

Primeiro, você vai criar seu modelo de negócios com o Business Model Canvas

 

Em seguida, vai realizar o teste e validar o modelo no mercado através do método Customer Development

 

Por fim, vem a etapa do desenvolvimento ágil, que prioriza produzir a solução sem perda de tempo ou recursos, para realizar novos testes no mercado e aperfeiçoar ainda mais a ideia. É aqui que entra o conceito de MVP

 

Design Thinking

 

Trata-se de um método — ou melhor, uma abordagem — que estimula o pensamento crítico e criativo para identificar problemas do seu cliente e propor novas ideias de soluções de forma coletiva e colaborativa. 

 

Desse modo, ocorre uma mistura de visões, experiências e conhecimentos a fim de desenvolver a melhor proposta para o negócio. 

 

Nessa metodologia, a base não é apenas dados ou pressuposições e sim as necessidades reais do cliente, sendo assim uma abordagem mais humanizada e criativa.

 

Growth Hacking

 

Esse é um método para quando a empresa está mais estruturada e buscando o crescimento. No Growth Hacking, a proposta é identificar pontos críticos, brechas ou oportunidades para a organização acelerar seu crescimento.

 

Seu processo consiste em:

 

  • Product Market Fit — utiliza a metodologia do Customer Development

  • Growth Hacks — formulação de propostas de soluções de novos produtos para empresa

  • MVP — teste do produto com o mínimo de recursos e esforço possível no mercado

  • Escala e viralização — efetuar melhorias no protótipo do produto e procurar escalar no mercado

 

7 aplicativos que vão te ajudar com sua startup!

 

Para te ajudar a estruturar essas metodologias de maneira organizada, trouxemos algumas ferramentas que podem ajudar, como:

 

Gestão, organização e controle da sua empresa

 

 

Gestão de ideias

 

 

Marketing

 

 

 

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