Como criar uma startup em 6 passos práticos

Cada vez mais empreendedores brasileiros querem descobrir como criar uma startup — o número de startups saltou de 4.151 para 12.727 em somente quatro anos no Brasil, um aumento de 207% segundo a Associação Brasileira de Startups.

 

E não é para menos, afinal, é um modelo de negócio enxuto, mas com um largo potencial de escala. No entanto, assim como qualquer modelo de empresa, existem grandes desafios. 

 

Por isso, criamos o passo a passo completo de como criar uma startup para você entender como funciona. Continue a leitura!

 

e-book jornada da startup

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: Inovação incremental: o que é, vantagens e exemplos

Leia também: Como conseguir investidor para startup?

 

Afinal, o que é uma startup?

 

Antes de descobrir como criar uma startup de sucesso, é importante entender o que é esse modelo de negócio realmente. 

 

Startup é uma empresa emergente que possui um bom potencial de escala e replicação. Outra grande característica desse modelo é a inovação — a criação de um negócio em cima de uma ideia pouco ou nunca vista antes no mercado.

 

Além disso, como a inovação acompanha um cenário de incerteza, esse também é um elemento marcante do modelo. 

 

6 passos de como criar uma startup do zero

 

Agora que você entendeu o que é, fica mais fácil descobrir como criar uma startup do zero — ainda mais com esse passo a passo que preparamos para você. Confira:

 

1 - Ideia inovadora

 

Chamar um carro por um aplicativo? Reunir os maiores clássicos do cinema em uma plataforma? Desenvolver um mecanismo de busca que encontre tudo quanto é informação disponível?

 

Como os desenvolvedores da Uber, Netflix e Google tiveram essas ideias geniais, nós não sabemos. Contudo, uma coisa que toda ideia inovadora tem em comum é: a capacidade de resolver um problema que ninguém resolveu ainda. 

 

Se você olhar ao seu redor, vai perceber que existem milhares de problemas sem resposta ainda — e você precisa pensar apenas na solução de um deles.

 

2 - Verifique a sustentabilidade da ideia

 

ceo de startupComo disse Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi: “Ninguém está nem aí para ideia. Meu avô costumava dizer que ideia vale 10 centavos a bacia.”

 

Algo que você precisa saber sobre como criar uma startup é que não basta uma ideia ser muito boa na sua interpretação. Você precisa ser capaz de validá-la para saber se ela é promissora de fato. 

 

Dicas para validar ideias de startups

 

  • Compartilhe com outras pessoas e escute os feedbacks. 

  • Dimensione o mercado. 

  • Converse com clientes em potencial. 

 

3 - Faça seu Business Canvas

 

O Business Canvas é uma forma de ter uma primeira visão geral de como vai funcionar o seu modelo de negócio.

 

Basicamente, é um diagrama em que você vai estruturar e organizar informações e atividades necessárias para uma abrir a empresa. 

 

Entenda mais na imagem abaixo:

Como criar uma startup - Business Canva

 

4 - Crie seu MVP

 

MVP é uma sigla para “minimum viable product” ou “produto mínimo viável” em português e é uma etapa essencial do processo de criação de uma startup.

 

Antes de investir uma enorme quantia de dinheiro em um empreendimento e, consequentemente, aumentar os riscos, o ideal é desenvolver um protótipo mais simples e enxuto e testar a solução no mercado. 

 

Para criar o seu MVP, identifique como o seu produto pode solucionar um problema que atrairia o maior número de clientes rapidamente. Por exemplo, se o seu software futuro possui 20 funções, escolha aquela que resolve o problema de mais pessoas no primeiro momento e teste. 

 

5 - Co-founder

 

Você pode até construir o seu empreendimento sozinho durante um tempo, mas chegará o momento em que você precisará de mais pessoas para conseguir crescer mais rápido

 

Nesse sentido, é importante contar com uma pessoa com habilidades complementares para ajudar na administração e divisão de responsabilidades da empresa. 

 

Essa pessoa é quem chamamos de co-founder — o seu braço direito e sócio — que vai focar no crescimento da empresa assim como você. 

 

Como ele possui um papel fundamental, lembre-se de escolher bem quem estará ao seu lado. 

 

6 - Escala

 

A escala é como se fosse o momento final da consolidação da startup no mercado. Consiste em alavancar o volume de vendas sem aumentar os custos da empresa proporcionalmente. 

 

Ou seja, se você vende 50 unidades e gasta R$100, a ideia seria, por exemplo, vender 100 unidades e gastar R$70 reais. 

 

Gostou de saber como criar uma startup? Compartilhe com um amigo empreendedor!

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário