Inovação incremental: o que é, vantagens e exemplos 

A inovação incremental é uma modalidade excelente para empresas que possuem um orçamento mais enxuto e desejam se diferenciar no mercado. 

 

Afinal, quem disse que é preciso reinventar a roda para se destacar? 

 

Sua empresa pode implementar uma série de incrementos em soluções que já existem e ganhar um diferencial enorme. Veja o que é inovação incremental e conheça alguns cases de sucesso nessa modalidade. 

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O que é inovação incremental?

A inovação incremental é baseada em melhorias de um produto ou serviço já existente no mercado. Ou seja, ao invés de desenvolver algo novo, a empresa apenas adiciona novas funções ou características em algo que já existe, aumentando seu valor.

 

Esse termo ficou conhecido como um modelo de inovação pela primeira vez em 1939 com um economista e cientista político austríaco chamado Joseph Schumpeter.

 

Inovação incremental: mão segurando uma lâmpada com céu no por do sol atrás

 

Diferenças entre inovação incremental, radical e disruptiva

A incremental, radical e disruptiva são os principais tipos de inovação que uma empresa pode desenvolver para conseguir se destacar no mercado — e causar a transformação almejada.

 

Contudo, esses modelos possuem suas próprias características e conhecê-las pode te ajudar no desenvolvimento do seu projeto.

 

Primeiro, vamos analisar a inovação radical.

 

Essa consiste na criação de uma ideia (produto ou serviço) que é diferente de tudo que existe no mercado, proporcionando aos consumidores algo novo e capaz de transformar suas relações de consumo.

 

Além disso, a inovação radical é um projeto de longo prazo e tem como principal característica a formação de um novo mercado.

 

O outro modelo é a inovação disruptiva, que costuma ser bastante confundida com a radical, pois ambas visam a transformação do mercado e mudança nos padrões de consumo. 

 

Contudo, para uma solução ser considerada disruptiva, deve entregar aos consumidores um produto ou serviço mais acessível que as alternativas disponíveis no mercado e que seja capaz de substituí-las. 

 

Por fim, temos a inovação incremental, que tem como principal objetivo melhorar um produto já existente, a fim de manter uma boa posição de preferência entre os consumidores.

 

O iPhone é um exemplo dessas três inovações, afinal, a criação desse smartphone foi radical (lançando no mercado algo totalmente novo), disruptivo, pois mudou o padrão de consumo do público e a marca aposta na incremental para adicionar novas funções e características ao aparelho, mantendo-o moderno e adequado às novas necessidades.

 

Características da inovação incremental

Para uma inovação ser considerada incremental deve possuir as seguintes características:

 

  • Custo e risco baixos;

  • Protege o mercado atual da empresa;

  • Necessita de amplo conhecimento do negócio;

  • Baixa complexidade;

  • Atende às necessidades e demandas dos clientes;

  • Agrega maior valor ao produto.

 

Quais são as vantagens da inovação incremental?

Não é à toa que a inovação incremental seja a mais utilizada pelas empresas ao redor do mundo, afinal, ela possui vantagens indiscutíveis. Confira algumas:

 

Mais fácil e barata

Qual é a probabilidade de um negócio ser capaz de criar algo tão inovador quanto o Steve Jobs criou?

 

Ou melhor: qual é a probabilidade de acerto e receptividade do público com um produto que nunca se viu igual?

 

A questão é que criar algo diferente do que qualquer um tenha visto antes exige bastante esforço, teste e, consequentemente, dinheiro. Afinal, quais serão as suas referências? 

 

Por isso, a maioria das empresas opta por uma inovação incremental porque mais simples e econômica. 

 

Menos arriscada

Além disso, esse modelo oferece um risco menor. 

 

Quando você resolve fazer uma inovação radical, você não apenas coloca o capital do negócio em jogo, como também o nome da empresa. 

 

Por isso, optar pela inovação incremental pode ser uma opção mais “conservadora” e segura para empresas que não estão dispostas a correr tantos riscos.

 

Diferenciação no mercado

Sabemos que o mercado está em constante transformação e, basicamente, quem não inova e busca melhorar seu produto, logo é deixado para trás. 

 

Você pode até fazer uma inovação radical, mas, se não buscar evoluir, os concorrentes vão passar na sua frente. 

 

A Apple, por exemplo, se não continuasse melhorando seus smartphones a cada ano, seria engolida pelas dezenas de outras marcas que lançaram seus aparelhos logo depois.

 

Aumento do LTV do cliente

O Lifetime Value (LTV), ou “valor do tempo de vida do cliente” em português, é uma métrica importante para a saúde de um negócio. 

 

Esse parâmetro dita o quanto, em média, um cliente gasta com seus produtos ou serviços ao longo da vida e quanto maior for esse valor, melhor.

 

E um jeito de aumentar o LTV do cliente é com a inovação incremental. 

 

Quando o seu consumidor percebe que você sempre busca melhorar o produto ou serviço oferecido, ele se sente inclinado a continuar comprando — quando essas inovações estão alinhadas com as necessidades dele, é claro. 

 

Para você ter uma noção: 70% dos usuários de iPhone nem sequer consideram outra marca.

 

Como aplicar a inovação incremental?

O primeiro passo para colocar em prática a inovação incremental é analisar o público consumidor do principal produto da sua empresa, para compreender quais são suas necessidades atuais.

 

Afinal, essas mudanças acontecem muito rápido e uma solução pode se tornar ultrapassada até mesmo um ano após seu lançamento.

 

Além de realizar esse estudo, é importante possuir uma equipe voltada à incrementação do produto — formada a partir de um programa de ideias, por exemplo — que irá utilizar os dados coletados para identificar quais melhorias aquela solução precisa.

 

Inclusive, para manter o interesse do público, nem sempre é preciso inovar completamente!

 

O importante é demonstrar o empenho da sua empresa em manter aquele produto ou serviço atualizado, garantindo que os consumidores continuem adquirindo-o, em vez de buscar a concorrência.

 

Exemplos de empresas que apostam na inovação incremental

Citamos a Apple ao longo desse artigo, mas existem dezenas de empresas que apostam nesse modelo pelos seus benefícios e trouxemos algumas para você se inspirar:

 

Coca-Cola

Em frente às novas demandas do público para bebidas mais saudáveis, a Coca-Cola decidiu investir em versões e sabores zero açúcar ou Light, mantendo os clientes que passaram a preferir esses tipos.

Além disso, a empresa também aposta em embalagens novas constantemente — como a campanha com nomes de clientes ou com personalizações de eventos/momentos importantes.

 

Faber-Castell

Os famosos materiais escolares estão sempre em alta não apenas pela qualidade, mas pelos esforços da marca em constantemente atualizar os seus produtos.

 

Afinal, você encontra diferentes versões, como pontas retráteis, material antiderrapante, lápis de cor aquarela e muitos outros.

 

Microsoft

Além de ter sido uma das pioneiras no desenvolvimento de softwares e sistemas operacionais, a Microsoft continua até hoje inovando seu sistema Windows para manter o público.

 

A marca também aposta em soluções inclusivas, permitindo que usuários com deficiência ou necessidades especiais façam parte do seu público consumidor.

 

BIC

Com design simples, as canetas da BIC são uma das mais vendidas no mundo e uma inovação incremental importante.

 

Afinal, a partir dessa ideia inovadora as pessoas puderam deixar de sujar as mãos com tinta, pois passaram a usar uma caneta com uma mecânica capaz de dispensar a necessidade de ser manualmente carregada.  

 

A inovação incremental é uma excelente estratégia para qualquer empresa, sendo um modelo mais seguro, fácil e econômico de implementar. Uma empresa pode sobreviver e ser bem sucedida sem fazer uma inovação radical no mercado, mas as chances de sobreviver sem buscar melhorar seu produto são mínimas. Entendeu a importância da inovação incremental?

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