O que é inovação social? Conheça o conceito + exemplos

Com a crescente preocupação acerca dos problemas sociais e ambientais, conhecer e adotar o conceito de inovação se tornou essencial para as empresas, inclusive startups.

 

Para se tornar um verdadeiro agente social na sua comunidade — favorecendo também o desenvolvimento do seu negócio — continue lendo esse texto!

 

Aqui, você vai descobrir exemplos de inovação social e como implementar essa ideia em sua empresa. Boa leitura!

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que é inovação social?

O objetivo principal da inovação é apresentar uma solução nova para um problema antigo. 

 

No caso da inovação social, a meta principal é solucionar um problema social (ou ambiental) que contribua para o desenvolvimento de uma comunidade.

 

 

Por exemplo, uma determinada empresa, ao descobrir que 1 a cada 3 pessoas não têm acesso à água potável no mundo, desenvolve um sistema de captação e distribuição de água barato e sustentável.

 

Inclusive, uma inovação social nem sempre é apresentada em formato de produto ou solução, pode ser também um processo, movimento, até mesmo uma lei — ou a união de todas essas ideias.

 

O importante é cumprir seu objetivo principal: solucionar um problema da sociedade.

 

Difundido pelo Stanford Social Innovation Review, em 2003, desde então o conceito está sendo implementado por grande parte das empresas (inclusive startups) que desejam agregar valor não somente aos seus produtos, como também à sociedade.

 

Esse conceito é dividido em quatro tipos: 

  • Institucional: inovação de uma organização ou empresa, de modo a se adaptar à nova realidade e continuar crescendo no mercado.

  • Disruptivo: aprimoramento de uma ideia existe para uma solução mais viável, prática e até mesmo econômica.

  • Radical: desenvolvimento de ideais que causam grande impacto/mudança na sociedade, como as vacinas.

  • Incremental: adição/melhoria de um produto ou ideia, mantendo o conceito original, por exemplo, os aparelhos celulares que anualmente ganham nova funcionalidade.

 

Importância da inovação social para o futuro das startups

A preocupação com o bem-estar social vem se tornado cada vez mais forte e urgente, abrangendo diversas demandas sociais, como fome, pobreza, emprego, educação… 

 

Em um mundo pós-pandêmico, a tendência é que esses debates se tornem ainda mais intensos, sobretudo devido às consequências causadas pelo vírus, tanto na sociedade como na economia.

 

Por fazer parte de um importante grupo da sociedade — que gera emprego, produz insumos e presta serviços — as empresas e startups também devem atentar-se a essas preocupações.

 

Afinal, além de serem capazes de prestar contribuições mais eficientes, os negócios que contribuem com inovações sociais também garantem maior prosperidade à comunidade em que estão inseridos e uma reputação positiva e sustentável no mercado.

 

Vantagens da inovação social

  • Melhora a imagem da empresa;

  • Abre as portas para um novo público;

  • Promove a prosperidade dos moradores locais

  • Contribui para a geração de riqueza de forma sustentável;

  • Ajuda a preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

 

Como implementar a inovação social?

Agora que você já sabe o que é inovação social, deve estar se perguntando: como implementar esse conceito em minha startup?

 

O primeiro passo é criar em sua empresa um grupo de inovação social, que será responsável por esse projeto.

 

Em seguida, instrua o seu pessoal dos seguintes passos:

 

Estudar a comunidade

Como o principal objetivo da inovação social é solucionar um problema que afeta a comunidade, para colocar esse conceito em prática você deve identificar essas demandas. 

 

Para isso, analise dados e informações divulgadas pela prefeitura, governo e veículos de imprensa. E claro: converse com os moradores, perguntando quais os problemas que eles mais enfrentam naquela região.

 

Essa pesquisa pode ser feita de forma digital, com a criação de formulários online, ou presencialmente.

 

Buscar soluções mais viáveis

Uma vez identificado os problemas, está na hora de encontrar soluções para eles! Nesse caso, você deve focar nas ideias inovadoras que sejam viáveis, econômicas e sustentáveis.

 

Dessa forma, será mais fácil colocar o plano em ação, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável — um dos pilares da inovação social. 

 

Desenvolver o projeto de inovação social

Para promover uma inovação social, não basta apenas encontrar uma solução, é preciso dar vida a essa ideia e disponibilizá-la à comunidade que precisa. 

 

Então, comece a buscar investidores que apoiam essa ideia e, após coletar os recursos necessários, inicie a fase de desenvolvimento do projeto. 

 

Conscientizar os demais colaboradores 

Inclua toda equipe da sua empresa nesta ação! Afinal, além de proporcionar soluções para demandas da comunidade, um dos objetivos da inovação social é também mudar a mentalidade das pessoas.

 

Outro detalhe: comunique ao seu grupo de inovação social que não é necessário estabelecer grandes projetos ou soluções, como a fundação filantrópica de Bill Gates.

 

Na verdade, ações simples já são capazes de sanar grandes problemas, como esses exemplos de inovação social abaixo:

  • Reserva de vagas de emprego para grupos mais vulneráveis;

  • Melhoria das condições de trabalho na empresa;

  • Implementação de programas sociais com a comunidade local;

  • Incentivo de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho;

  • Facilitação ao emprego, saúde e/ou lazer.

 

Enfim… o que não faltam são oportunidades para que sua startup desenvolva uma inovação que gere mudanças — seja ela mega radical ou simplesmente incremental.

 

Exemplos de inovação social

No tópico anterior, a gente mostrou alguns exemplos inovação social simples. 

 

Contudo, algumas empresas decidiram ir além, implementando soluções e projetos que causassem mais impactos (positivos) na sociedade.

 

Conheça a seguir 3 exemplos e, quem sabe, utilize-os como inspiração durante a criação da sua própria ideia:

 

Projeto Conceptos Plásticos

O projeto desenvolvido pela empresa Conceptos Plásticos tem como principal objetivo construir casas e abrigos para famílias colombianas a partir da reciclagem de plástico.

 

Com isso, a empresa já conseguiu ajudar 77 milhões de famílias desabrigadas — além de reciclar anualmente 8 toneladas de plástico!

 

Waterwheel da Wello

Lembra do exemplo da água potável dado no início do texto? A solução criada pela Wello visa contribuir para parte da solução desse problema.

 

O Waterwheel é, na verdade, um instrumento de transporte de água, desenvolvido para as pessoas que precisam carregar o líquido por quilômetros até suas residências.

 

Assim, em vez dos pesados potes de barros, esses indivíduos podem utilizar o produto (em forma de roda) desenvolvido pela empresa, capaz de comportar até 50 litros de água.

 

Sense-Lab

Iniciar um negócio não é fácil. É necessário organizar toda a estrutura empresarial, desenvolver soluções e, sobretudo, validá-las. 

 

Para ajudar esses novos empreendedores, o Sense-Lab oferece serviços de consultoria de inovação e gestão, com suporte desde o momento de desenvolvimento da ideia até a sua validação.

 

Sua comunidade precisa de você! Por isso, utilize as dicas e exemplos expostos acima, crie o seu grupo de inovação social e desenvolva uma ideia. Ajude a sua sociedade a se desenvolver e faça seu negócio crescer com ela.



 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário