Inovação de processo: descubra a importância dessa estratégia

A inovação de processo é uma estratégia que deve estar intrínseca em todos os modelos de negócios.

 

Afinal, a revolução é uma constante do mundo moderno, já que novas tecnologias surgem a todo momento e as empresas que não as utilizam costumam ficar para trás.

 

Ao longo do texto, você irá descobrir o que é inovação de processos, as vantagens dessa estratégia para o negócio e muito mais. Continue lendo e aproveite!

 

Clique na imagem para baixar o e-book de métodos ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Inovação de produto: o que é, como fazer e exemplos

Leia também: Inovação disruptiva: o que é, vantagens e exemplos!

 

O que é inovação de processo?

 

Antigamente, tecidos eram produzidos manualmente, através de técnicas como a tecelagem. Com a revolução industrial, os processos de produção desses materiais se modificaram.

 

inovação de processosForam introduzidas novas técnicas e máquinas, que aceleraram a fabricação dos tecidos, permitindo que as empresas produzissem e ganhassem mais.

 

A inovação de processo é justamente isso: otimizar determinado(s) processo(s) de uma empresa, a fim de melhorar o desempenho — sem, necessariamente, alterar o resultado final e ser percebido pelo cliente.

 

Essa estratégia oferece diversos benefícios ao negócio, tanto a curto ou a longo prazo, visando o crescimento da empresa no mercado.

 

Vale destacar que, além da inovação de processos, também é possível implementar esse tipo de estratégia diretamente no produto e no modelo do negócio.

 

Vantagens de investir na inovação de processo

 

Como você acabou de ver, a inovação de processos de uma empresa é capaz de oferecer ao negócio várias vantagens, com propósitos e resultados diferentes.

 

Conheça abaixo os principais benefícios, que provam o quão essencial essa estratégia é para uma boa gestão:

 

Redução de custos

 

A redução de custos de produção é o principal objetivo e vantagem da inovação de processos.

 

Afinal, ao implementar recursos mais modernos e inteligentes, a tendência é reduzir o orçamento daquela atividade, sendo um grande benefício, por mais que exija um investimento inicial.

 

Por exemplo, investir em uma máquina que fabrica um produto em 1 hora se torna mais barato do que pagar mão de obra para realizar a mesma atividade, em 2 dias.

 

Ademais, com a redução de custos, o lucro da empresa também aumenta.

 

Maior precisão

 

Processos modernos costumam ser mais precisos, sobretudo se a inovação for substituir uma atividade manual por outra automatizada.

 

Desse modo, os erros diminuem, assim como os atrasos na produção e desperdício de materiais com peças defeituosas.

 

Aumento da produtividade

 

A inovação de processos permite que as atividades sejam feitas em menos tempo, aumentando o nível de produção de uma empresa — gerando maior faturamento.

 

Implementação de diferenciais

 

Por fim, essa estratégia abre portas para técnicas, máquinas e demais tecnologias que diferenciam seu modo de produção das concorrentes.

 

Inclusive, muitas inovações podem impactar na sustentabilidade do negócio, ao reduzir os impactos ambientais, por exemplo, ao diminuir a taxa de erros e de desperdício de matéria-prima.

 

Cuidados ao implementar a inovação de processo

 

Antes de introduzir essa estratégia em sua empresa, é preciso ficar atento a alguns fatores decisivos aos resultados que esse investimento terá. O principal diz respeito ao conhecimento de cada processo.

 

Afinal, é impossível melhorar algo sem ao menos conhecer suas falhas ou ter ideia de como seria sua execução durante altas performances.

 

Portanto, reúna a equipe e estude cada processo realizado na empresa, discutindo quais precisam e podem ser otimizados. Saiba que esse estudo requer bastante calma e tempo, não podendo ser feito de uma hora para outra.

 

E claro: ao decidir inovar algum processo, comunique a equipe! Eles precisam se preparar para manusear as novas ferramentas ou softwares. Se for necessário, invista em um treinamento geral.

 

Inovação de processo: exemplos práticos

 

Quando pensamos em inovação, tendemos a imaginar grandes mudanças.

 

Contudo, nem sempre essa estratégia provoca uma mega transformação no modo de produção da sua empresa.

 

Por exemplo, a simples alteração do modo de entrega de um restaurante para outro mais rápido e econômico já é considerado uma inovação de processo.

 

A implementação de softwares para execução de determinada atividade também é outro exemplo de uso dessa estratégia.

 

Mas… também é possível realizar inovações de processos gigantescas, como as ocorridas no modo de fabricação de carros — que está em constante evolução.

 

Seja em proporções pequenas ou grandes, a inovação de processo deve estar presente na gestão de uma empresa.

 

Desse modo, além de reduzir custos, aumentar os lucros e a produtividade da equipe, o negócio também será capaz de competir tranquilamente no mercado.

 

Utilize o seu conhecimento sobre o que é inovação de processo e as dicas apresentadas ao longo do texto. Agora, reúna a equipe e estude quais atividades podem ser transformadas.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário