Como fazer uma gestão da inovação eficiente? 

A gestão da inovação é o que vai pegar uma boa ideia e transformá-la em um projeto concreto a ser executado.

 

Trata-se de um método essencial para que a empresa consiga crescer e se manter competitiva no mercado de forma eficiente. Quer saber mais como fazer? Continue!

 

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O que é gestão da inovação?

 

Não adianta ter apenas uma boa ideia. É preciso saber executá-la — e é aqui que entra a gestão da inovação. 

 

A gestão da inovação é uma forma de gerenciamento da execução de ideias inovadoras dentro de uma empresa. Para uma ideia sair do papel, é preciso dividi-la em três partes:

 

  • Início: concepção de ideias e escolha daquela que será executada.

  • Meio: gerenciamento dos processos operacionais.

  • Fim: geração de resultados, análise de métricas e controle do desempenho.

 

Basicamente, é um processo que vai transformar uma idealização em algo concreto.

 

Por que a gestão da inovação é importante?

 

Uma inovação não pode ser boa apenas no papel. Ela precisa de uma execução eficiente para gerar resultados. 

 

Quantas empresas não se destacam com a ideia de outra apenas porque souberam pegar e aplicar melhor?

 

Portanto, a gestão de inovação possui três papéis principais:

 

  1. Evitar que uma boa ideia seja jogada na gaveta: uma boa ideia tem o potencial de transformar uma empresa.

  2. Garantir que a ideia seja bem aplicada: não adianta testar de qualquer jeito, precisa fazer da maneira certa para obter resultados. 

  3. Agilidade: a criação de processos permite que a empresa consiga inovar mais rápido e, portanto, ganhe vantagem sobre a concorrência. 

  4. Gerenciar os resultados: verificar se uma ideia vingou ou não e como melhorar seus resultados. 

 

Como fazer a gestão da inovação na prática?

 

Se a sua empresa ainda não estruturou a gestão da inovação, saiba que esse nem sempre é um processo simples, mas que pode fazer toda a diferença nos seus projetos. 

 

5 passos para a gestão da inovação

 

gestão da inovação

 

1 - Monte uma estratégia

Primeiro, é preciso estudar a viabilização da ideia. 

 

Ou seja, deve-se saber se a empresa possui recursos o suficiente para executá-la, bem como outros aspectos, como:

  • Quem estará envolvido nos processos? 
  • Qual é o orçamento? 
  • Quais são os riscos?
  • É um projeto para o pequeno, médio ou longo prazo?
  • Quais são os objetivos? 
  • Quais ferramentas serão necessárias?

 

Por fim, há a criação de um plano de ação que vai guiar toda a execução do projeto.

 

2 - Crie e sistematize processos 

A partir do plano de ação, é preciso mapear processos e distribuí-los para a equipe responsável. 

 

Antes de tudo, você vai dividir o projeto em fases e determinar a prioridade de cada uma.

 

Em seguida, vai listar todas as tarefas que precisam ser feitas em cada etapa e assim, definir quem está responsável por cada uma — essa última fase, claro, precisa de alinhamento com a equipe. 

 

Ademais, a criação e sistematização depende do modelo de gestão de pessoas e processos utilizados no seu negócio.

 

 

3 - Faça um cronograma e controle

Feito isso, chegou a hora de o projeto ganhar datas definidas. 

 

É importante a criação de um cronograma para ter uma previsão dos resultados da inovação, além do controle da equipe. 

 

Quando uma ideia se torna um projeto, ela precisa de monitoramento como qualquer outro com direito a relatórios, gráficos e tudo mais!

 

4 - Análise os resultados

Por fim, é o momento de colher (ou não) os frutos do seu projeto. 

 

Para saber se aquela ideia, que virou um projeto, passará a fazer parte da empresa, é preciso de indicadores para avaliar se ela foi bem-sucedida ou não. 

 

E você só consegue determinar isso com precisão através dos dados e olhando se todos aqueles objetivos definidos no início foram atingidos com sucesso. 

 

5 - Adote uma cultura de inovação

Esses processos só continuam fluindo bem com o tempo se houver uma boa cultura de inovação dentro da empresa. 

 

Você precisa incentivar os colaboradores a trazerem novas ideias para o negócio e estimular a sua participação na empresa. 

 

Além disso, é interessante também propor cursos, palestras, treinamentos e experiências de forma a aumentar a carga de conhecimento da equipe para ela gerar mais inovação para a empresa.

 

Uma dica: o AEVO Boost é uma plataforma de cursos de inovação voltados ao universo corporativo. Eles possuem dezenas de materiais completos com as melhores práticas de como gerenciar a inovação da sua empresa. 

 

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