Diversidade nas empresas: saiba como gerar mais inovação!

A diversidade nas empresas é uma questão importante no mercado atual, que vem sendo cada vez mais cobrados dos consumidores e investidores.

 

Afinal, diante do aumento da inclusão de determinados grupos sociais, torna-se crucial a ação das empresas para que essa realidade seja transformada.

 

Além de garantir benefícios sociais, a diversidade nas empresas também pode proporcionar ótimas vantagens para os negócios, inclusive na inovação. Continue lendo para saber mais… 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também:

 

O que é diversidade nas empresas?

A diversidade nas empresas é caracterizada pela formação de equipes compostas por pessoas de diferentes grupos sociais.

Diversidade nas empresas: grupo de pessoas diferentes abraçados e sorrindo

Ou seja, quando uma empresa possui em seu quadro de profissionais de diferentes idades, gêneros, classes sociais, religiões, orientações sexuais e entre outras categorias, ao invés de pessoas com o mesmo padrão.

 

Por mais que essa característica seja cada vez mais comum atualmente, inclusive, com programas de seleção voltados apenas para determinadas menores, a diversidade nas empresas ainda precisa conquistar mais espaço, sobretudo nas mais tradicionais.

 

Qual a importância da diversidade nas empresas?

Ao reunir em uma equipe pessoas de diferentes classes, idades e formas de pensar, sua empresa tem mais chances de desenvolver ideias inovadoras.

 

Afinal, a troca de experiência e ideias será bem mais eficiente do que ocorreria em um grupo de pessoas com mesmas vivências, pensamentos e formações. 

 

Além de promover a inovação e aumentar o valor dos produtos e serviços, a diversidade nas empresas também melhora a imagem do seu negócio no mercado, conquistando determinados públicos que almejam por essas mudanças.

 

Essa preocupação também garante um ambiente de trabalho mais humanizado, que não apenas aceita as diferenças entre os trabalhadores, como também as reconhece.

 

Como resultado, há a maior retenção de talentos, redução da rotatividade, aumento da produtividade e diminuição dos custos com verbas trabalhistas e treinamento de novos profissionais.

 

Qual a relação da diversidade nas empresas com a inovação?

O Brasil é um país que abriga variedade em diversos aspectos, seja na cor dos brasileiros, na cultura de cada estado, na pirâmide etária do País, ou até mesmo na forma de se comunicar.

 

Vivemos em um ambiente de pluralidade, e isso define nossa forma de conexão com o mundo.

 

Trazendo a diversidade para dentro das organizações, estaremos garantindo que essa representatividade esteja refletida nos negócios, contribuindo para o futuro da empresa.

 

Reconhecer novas ideias de sucesso requer da gente um pouco mais de observação. Além disso, quanto mais percepções diferentes, mais ideias serão geradas. 

 

Inclusive, um estudo da Organização McKinsey & Company mostrou que empresas com diversidade étnica e racial têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor. E as empresas com diversidade de gênero, 15% mais. 

 

A ArcelorMittal não só acredita no potencial da diversidade como também investe em ideias inovadoras sugeridas pelos seus empregados.

 

Entender que as diferenças existem e que elas devem ser respeitadas é o primeiro passo para aceitar que o mundo mudou para melhor, e que conviver com realidades diferentes é um grande passo para o crescimento humano. Isso é levado a sério por aqui! 

 

Por exemplo, na sexta edição do Açolab Talks, tivemos um evento super especial que trouxe o tema ‘Inovação e Diversidade’, com a participação do Ricardo Garcia, CEO da Belgo Bekaert, e do triatleta Thiago Vinhal. 

 

Para Ricardo Garcia, o futuro das empresas depende da união entre diversidade e inovação.

 

“Diversidade é você ser convidado pra festa, inclusão é você ser chamado pra dançar. A gente percebe, claramente, que uma empresa diversa e inclusiva vai ser muito mais inovadora pela diversidade de pontos de vistas, de origens, de credos, de raça, e que isso tudo converge para uma empresa que vai construir mais, que vai criar mais e que vai atender melhor todos os seus stakeholders”. 

 

Já Thiago Vinhal relembra com orgulho a conquista do título de primeiro triatleta negro a competir em Kona.

 

“Eu tenho um lema de vida, eu acredito que sonho bom é sonho vivido, que quando a gente acorda ele não acaba. Alguns pontos marcantes pra mim é que realmente a vida me trouxe muitos ‘nãos’, muitas dificuldades. É um caminho de altos e baixos, mas quando você tem um sonho claro você sabe que tudo isso vai te deixar mais forte a partir do momento que você superar cada dificuldade”. 

 

Como promover a diversidade nas empresas?

O programa de inclusão é uma das melhores formas de promover a diversidade nas empresas, garantindo que seu negócio consiga diversificar os funcionários, sem afetar a eficiência e qualidade dos serviços.

 

Nesse caso, é crucial trabalhar em conjunto com o setor de RH, estabelecendo novos critérios de contratação, que ajudem a expandir (e priorizar) grupos minoritários e menos valorizados no mercado de trabalho, como pessoas com deficiência e mulheres.

 

Por exemplo, em 2020 e 2021 a Magazine Luiza realizou processos seletivos para trainee com vagas exclusivas para pessoas negras, visando a diminuição das diferenças raciais existentes na empresa.

 

Ah! Não esqueça também de rever sua cultura organizacional, inclusive, para buscar profissionais desvalorizados em sua própria empresa e apostar em estratégias vantajosas como o incentivo a mulheres na liderança.

 

Essa revisão da cultura organizacional também é fundamental para garantir que o ambiente de trabalho também seja inclusivo, combatendo comportamentos negativos e proporcionando um espaço adequado para todos.

 

Garantir a diversidade nas empresas não é apenas uma questão social, como também estratégica e que pode (e deve) revolucionar todo o mercado de trabalho!

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário