Investidor para startup: o que seguir para conseguir?

Agora que já mostramos a você todos os tipos de investidores, vamos entender como atraí-los. Há pontos comuns que dizem respeito a todos eles, e invariavelmente dão match!

 

A gente destaca, também, que pouco importa o quão inovadora, importante ou super sacada é a sua ideia. Caso você não tenha em mente os pontos básicos – detalhados abaixo – suas chances de atrair investidores diminuirão muito...

 

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Uma ideia bem apresentada é meio investimento andado!

 

Apresente muito claramente o HOJE da sua startup. Para tal, elabore plano e apresentação visualmente impecáveis, com números e dados que enfatizem a necessidade do seu negócio no mercado. Mas não peque pelo exagero, evite textos e informações que desviem o foco dos investidores.

Menos é mais, desde que haja conteúdo prático e enfático. Nesse sentido, uma visão concisa dos seus objetivos, propósito e missão é indispensável. Foque no futuro, na expansão e nas direções possíveis. Foca na missão!

 

Pitch: quem tem mais o que dizer não precisa dizer muito mais!

 

De nada vale ter um plano de negócios bem azeitado, ou uma super apresentação, se você não tem uma ideia de discurso que venda ideias de modo breve, claro e objetivo! Meta as caras e elabore um pitch contundente, que contemple diferentes interlocutores e ocasiões.

Noutras palavras: englobe as principais informações e argumentos bem na ponta da língua, e diga a que veia a sua empresa! É certo que ninguém precisa saber de tudo, assim como é claro que você precisa estar por dentro do universo em que sua startup orbita. Comprometa-se e familiarize-se com o Pitch. Um bom começo é dar uma lida aqui: “Prazer, Pitch: o que é como fazer”!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência, a receita que gera receita

 

Ela, a transparência, tão impecável e importante em todos os departamentos das nossas vidas, também é essencial no ambiente da inovação. É a transparência, sempre ela, que traduz todas as informações da sua startup para o investidor e para os consumidores.

Então, faça projeções financeiras detalhadas do seu negócio; previsão de entrega, custo para aquisição de clientes, números do mercado que você pretende atuar etc.

E não pare por aí: mostre, também, qual o ponto de equilíbrio da sua empresa, bem como quando o prejuízo será zerado e se as receitas irão mesmo pagar todos os custos e despesas. Lembre-se: o investidor quererá saber de tudo, nos mínimos detalhes! 


A equipe: nada menos que o cérebro e alma do seu negócio

 

Quando uma equipe é boa, diversificada, criativa e atenta os investidores percebem e se animam! Por isso, escolha um time leve na essência e de peso nas competências. E tenha, inclusive, um sócio ou co-fundador que represente fielmente essa equipe, dedicando-se totalmente ao empreendimento. Ambos, equipe eficaz e sócio perspicaz, atraem mais e melhores investidores!

 

Timing: quem tem não teme

 

Perceber o momento ideal para receber um investimento é uma arte, e tem nome: timing. No bom inglês, este momento é chamado de investment ready, e alguns procedimentos simples ajudam a detectar se sua startup está pronta para receber investimentos: uma análise do negócio como um todo, a situação geral, as previsões e a clareza em relação ao destino do investimento, além de uma análise de retorno sobre os investimentos (ROI) e a viabilidade de arcar com as condições sugeridas pelo investidor, dentre outras, são primordiais!

 

Dito tudo isso, você já possui excelentes dicas para atrair investidores. Estude, dedique-se, aprofunde seus conhecimentos sobre sua startup e tudo que a cerca e concentre-se nos seus objetivos. E entenda que se sua empresa estiver em ordem, funcionando redondinha, conseguir bons investidores será uma consequência óbvia e natural!

 

Qual sua grande dúvida na busca por investimento? Qual a sua resposta sobre como conseguir um investidor, depois de ler esse texto?

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