CVC

O que é o Açolab Ventures?

É o Corporate Venture Capital (CVC) da ArcelorMittal, fundo de investimento próprio, com 110 milhões para as startups que proponham soluções relacionadas à construção civil, experiência do cliente, matérias-primas, canais de venda, logística, produtividade, redução de custo, produtos alternativos ao aço, eficiência ambiental, entre outras verticias.

 

Esse dinheiro será distribuído ao longo de quatro anos, e já tem uma primeira startup investida, com resultados para mostrar e contar.

 

 

Quais os benefícios para as startups no Açolab Ventures?

 

Trabalhamos o conceito de Smart Money, cujo objetivo é apoiar as startups a se desenvolverem e se consolidarem, indo muito além do aporte financeiro.

1

Expertise

2

Know-how

3

Plano de sinergia

4

Mentorias

5

Governança

6

Acesso à infraestrutura da ArcelorMittal

Quem pode se candidatar ao Açolab Ventures?

 

O Açolab Ventures está indicado para todas as startups com soluções relacionadas à construção civil, experiência do cliente, matérias-primas, canais de venda, logística, produtividade, redução de custo, produtos alternativos ao aço e eficiência ambiental.

 

Leia a tese e saiba se o Açolab Ventures é para sua startup!

Tese de Investimento

1

Somos um fundo de investimento em startups early-stage e PME’s inovadoras, que tenham modelos de negócio B2B, B2B2C ou B2C;

2

Buscamos startups com soluções relacionadas à construção civil, experiência do cliente, matérias-primas, canais de venda, logística, produtividade, redução de custo, produtos alternativos ao aço e eficiência ambiental;

3

As startups e PME’s precisam ter sede na América Latina, já terem encontrado o PMF (Product-Market-Fit), por meio de produtos/serviços já validados, operacionais e faturando no mínimo R$ 30 mil mensais no momento do aporte;

4

Nosso ticket médio de investimento varia entre 1 e 15 MR$;

5

Somos abertos a coinvestimentos com outros fundos e empresas;

6

Trabalhamos com o conceito de “Smart Money”. Nosso objetivo é apoiar as startups a se desenvolverem e se consolidarem, indo muito além do aporte financeiro, aportando expertise, know-how e infraestrutura da ArcelorMittal.

Qual é o foco do CVC da ArcelorMittal?

 

O capital de risco corporativo é o investimento de fundos corporativos diretamente em startups e empresas iniciantes externas.

 

Na ArcelorMittal, o CVC tem foco estratégico, o que significa menos riscos para a startup, uma vez que seus negócios estão diretamente ligados ao negócio da própria empresa, que por sua vez dispensa mais cuidados e atenção à startup.

 

São mais de 100 milhões de investimentos em startups e pequenas empresas inovadoras, seguindo o conceito Smart Money.

 

Além do aporte financeiro, as startups selecionadas são orientadas e apoiadas pela empresa no desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços na cadeia do aço.

Case Agilean

 

A Agilean é a primeira startup investida pelo Açolab Ventures e utiliza tecnologias como inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas) aplicadas diretamente à gestão da produção.

 

O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra – em tempo real – por meio de dispositivos instalados no canteiro.

 

A solução inovadora desenvolvida pela empresa é uma necessidade do setor da construção civil e vai proporcionar valor diferenciado ao mercado, com digitalização dos canteiros de obra / contrução 4.0.

 

Confira o depoimento do André Quinderé, CEO da Agilean, sobre a parceria com o CVC da ArcelorMital.