Vivemos em ritmo acelerado, e no mundo dos negócios não poderia ser diferente. As startups, por exemplo, estão sempre em busca de métodos rápidos e eficazes para vender, por isso, muitas adotam modelos de apresentação pré-determinados, como o Pitch.
Aposto que você já viu essa palavra em algum lugar. Mas você sabe o que é Pitch? Pois bem: imagine que você tenha apenas cinco minutos para despertar o interesse de um investidor pela sua startup e pela sua ideia. Prazer, Pitch.
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Leia também: Tipos de pitch mais usados pelas startups
Assista: Treinamento de Apresentações de Alto Impacto
Pitch, o que é
Conceitualmente, o Pitch é uma apresentação objetiva, convincente e relevante. Através dele, sua startup pode conseguir investimento para um produto, projeto ou solução.
Em média, um Pitch dura de três a cinco minutos, e contém apenas informações fundamentais sobre o que está sendo apresentado. Portanto, para conseguir destaque, escolha pontos que ressaltem o seu negócio.
É importante ter em mente que existem diversos tipos de Pitch. Nos nossos podcasts, temos um episódio onde falamos sobre os tipos de Pitch mais usados pelas startups:
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High-Concept Pitch: Ele é apenas uma sentença para traduzir a visão total de um negócio. Nele, você deve explicar o seu produto dentro de uma frase muito curta.
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Elevator Pitch: Conhecido como “discurso de elevador”. Ocorre em situações cotidianas e dura em média de 30 segundos a um minuto. Por ser uma apresentação rápida, tenha em mente tudo aquilo que impulsiona o seu negócio em direção ao mercado.
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Deck Pitch: Tem como foco contar uma história convincente. Construa toda a jornada do seu projeto para o investidor, mostrando o cenário geral do seu negócio.
Cada Pitch possui uma metodologia diferente, assim, você pode adaptar a forma como a sua startup será apresentada visando o tempo e o público do momento. Então, esteja atento às condições de apresentação.
Como fazer um pitch
Tipos a parte, todo e qualquer Pitch deve ser bem estruturado. E nós preparamos 8 passos que irão te ajudar na hora de desenvolver o seu:
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Exponha o problema
Primeiro, mostre o problema a ser resolvido pela sua startup. Inclua números e pesquisas de fontes confiáveis, com isso, você comprova que esse mercado precisa de uma solução, deixando o investidor interessado.
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Aponte a solução
Após mostrar que o problema é real, ofereça a solução da sua startup. Procure se destacar explicando porque a sua solução é benéfica e qualificada para todos os envolvidos no processo.
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Mostre seus diferenciais
Depois de apresentar o problema e a solução da sua startup, é hora de provar que você é diferente. Mostre ao investidor que a sua startup tem o que é preciso para resolver aquele problema e ir além dele.
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Aborde seu modelo de negócios
Aqui, você deve apontar tudo aquilo que impulsiona o seu negócio em direção ao mercado. Ou seja, fale sobre a sua proposta de valor, seus clientes e seu relacionamento com eles, seus canais, seus principais recursos e parcerias, etc. Assim, o investidor saberá que vale a pena investir no seu projeto.
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Fale sobre seus resultados
Logo após, exponha as conquistas da sua startup. Aponte números e resultados para o investidor, pois isso aumenta a credibilidade do seu negócio.
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Prove que seu time é qualificado
Mostre que o seu time é forte. O investidor se sentirá mais seguro sabendo que a sua equipe é capaz de fazer com que o negócio dê certo.
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Esclareça seus objetivos
Deixe bem claro quais são os objetivos que a startup deseja atingir. É muito importante que o investidor saiba que você tem metas definidas para torná-la cada vez mais eficiente e lucrativa.
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Faça uma boa proposta
Por fim, faça uma boa proposta para o investidor e mostre as oportunidades de negócio que a sua startup tem a oferecer.
Tenha um Pitch matador
Atualmente, uma das melhores formas de atrair investimento para a sua startup é apostando no Pitch. Logo, ter um Pitch matador é essencial para aqueles que estão na fila do sucesso. Leia: Como encontrar investidor para startup.
Curtiu? O que mais você quer saber sobre pitch?