Prazer, Pitch: o que é e como fazer um

Vivemos em ritmo acelerado, e no mundo dos negócios não poderia ser diferente. As startups, por exemplo, estão sempre em busca de métodos rápidos e eficazes para vender, por isso, muitas adotam modelos de apresentação pré-determinados, como o Pitch.

 

Aposto que você já viu essa palavra em algum lugar. Mas você sabe o que é Pitch? Pois bem: imagine que você tenha apenas cinco minutos para despertar o interesse de um investidor pela sua startup e pela sua ideia. Prazer, Pitch.

 

pitch day AçoLab

Clique na imagem ou aqui para apresentar sua startup ou inovação aplicada para o Açolab ArcelorMittal.

 

Leia também: Tipos de pitch mais usados pelas startups

Assista: Treinamento de Apresentações de Alto Impacto

 

Pitch, o que é

 

Conceitualmente, o Pitch é uma apresentação objetiva, convincente e relevante. Através dele, sua startup pode conseguir investimento para um produto, projeto ou solução.

 

Em média, um Pitch dura de três a cinco minutos, e contém apenas informações fundamentais sobre o que está sendo apresentado. Portanto, para conseguir destaque, escolha pontos que ressaltem o seu negócio.

 

É importante ter em mente que existem diversos tipos de Pitch. Nos nossos podcasts, temos um episódio onde falamos sobre os tipos de Pitch mais usados pelas startups:

 

  • High-Concept Pitch: Ele é apenas uma sentença para traduzir a visão total de um negócio. Nele, você deve explicar o seu produto dentro de uma frase muito curta.

  • Elevator Pitch: Conhecido como “discurso de elevador”. Ocorre em situações cotidianas e dura em média de 30 segundos a um minuto. Por ser uma apresentação rápida, tenha em mente tudo aquilo que impulsiona o seu negócio em direção ao mercado.

  • Deck Pitch: Tem como foco contar uma história convincente. Construa toda a jornada do seu projeto para o investidor, mostrando o cenário geral do seu negócio.

Cada Pitch possui uma metodologia diferente, assim, você pode adaptar a forma como a sua startup será apresentada visando o tempo e o público do momento. Então, esteja atento às condições de apresentação.

 

Como fazer um pitch

 

pitch o que é e como fazer

Tipos a parte, todo e qualquer Pitch deve ser bem estruturado. E nós preparamos 8 passos que irão te ajudar na hora de desenvolver o seu:

 

  • Exponha o problema

Primeiro, mostre o problema a ser resolvido pela sua startup. Inclua números e pesquisas de fontes confiáveis, com isso, você comprova que esse mercado precisa de uma solução, deixando o investidor interessado.

 

  • Aponte a solução

Após mostrar que o problema é real, ofereça a solução da sua startup. Procure se destacar explicando porque a sua solução é benéfica e qualificada para todos os envolvidos no processo.

 

  • Mostre seus diferenciais

Depois de apresentar o problema e a solução da sua startup, é hora de provar que você é diferente. Mostre ao investidor que a sua startup tem o que é preciso para resolver aquele problema e ir além dele.

 

  • Aborde seu modelo de negócios

Aqui, você deve apontar tudo aquilo que impulsiona o seu negócio em direção ao mercado. Ou seja, fale sobre a sua proposta de valor, seus clientes e seu relacionamento com eles, seus canais, seus principais recursos e parcerias, etc. Assim, o investidor saberá que vale a pena investir no seu projeto.

 

  • Fale sobre seus resultados

Logo após, exponha as conquistas da sua startup. Aponte números e resultados para o investidor, pois isso aumenta a credibilidade do seu negócio.

 

  • Prove que seu time é qualificado

Mostre que o seu time é forte. O investidor se sentirá mais seguro sabendo que a sua equipe é capaz de fazer com que o negócio dê certo.

 

  • Esclareça seus objetivos

Deixe bem claro quais são os objetivos que a startup deseja atingir. É muito importante que o investidor saiba que você tem metas definidas para torná-la cada vez mais eficiente e lucrativa.

 

  • Faça uma boa proposta

Por fim, faça uma boa proposta para o investidor e mostre as oportunidades de negócio que a sua startup tem a oferecer.

 

Tenha um Pitch matador

 

Atualmente, uma das melhores formas de atrair investimento para a sua startup é apostando no Pitch. Logo, ter um Pitch matador é essencial para aqueles que estão na fila do sucesso. Leia, Como encontrar investidor para startup.

 

Curtiu?  O que mais você quer saber sobre pitch?

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário