A necessidade de rápida adaptação de todo o ambiente organizacional nos processos de um negócio, com foco em suprir os desejos dos consumidores, trouxe à tona a cultura ágil.
Mais do que a rapidez, ser ágil é se adaptar, fazer, corrigir e entregar valor para obter os resultados planejados. A transformação digital tão evidente no mundo corporativo exige que, cada vez mais, as empresas criem ambientes com cultura ágil.
Veja abaixo o que é essa estratégia e como se beneficiar com a implantação desse formato em seu negócio!
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também: Tração: como funciona a fase de transformar a startup em uma empresa?
Leia também: Exit: o que o termo quer dizer no mundo das startups?
O que é cultura ágil?
Baseada em cooperação, colaboração e comunicação constante dos envolvidos, é a junção de ideias, práticas e comportamentos que contribuem para que os processos de uma empresa sejam realizados de forma mais rápida e otimizada.
A intenção é tornar a operação rápida desde a fase de concepção de ideias até a entrega final ao cliente, passando por correções feitas a partir da adaptação às necessidades do comprador.
Essa cultura contribui para a melhoria contínua do valor entregue ao cliente não só para satisfazê-lo, mas para conferir qualidade ao produto/serviço entregue.
O que é o manifesto ágil?
Esse manifesto está diretamente ligado à cultura ágil e nasceu a partir do encontro de desenvolvedores de sistemas com a ideia de desburocratizar os processos e tornar a gestão mais horizontal. Isso tudo em fevereiro de 2001.
O Manifesto Ágil é regido através da citação de 4 valores e 12 princípios. Esses elementos contribuem para o fortalecimento e disseminação da metodologia.
Quais são os 4 valores da cultura ágil?
-
Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
-
Funcionamento da solução mais que documentação abrangente;
-
Colaboração do cliente mais que negociação de contratos;
-
Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Quais são os 12 princípios da cultura ágil?
-
Satisfação do cliente;
-
Mudança em favor da vantagem competitiva;
-
Prazos curtos;
-
Trabalho em conjunto;
-
Ambientação e suporte;
-
Falar na cara (segurança psicológica);
-
Funcionalidade;
-
Ambiente de sustentabilidade;
-
Padrões altos de tecnologia e design;
-
Simplicidade;
-
Autonomia;
-
Reflexões para otimizações.
Como implementar essa estratégia?
A cultura ágil é uma estratégia norteada pela colaboração de toda a empresa. Como qualquer estratégia, deve ser planejada, comunicada e implantada com controle e correções.
Transformar uma cultura, principalmente aquelas mais engessadas, leva tempo. Porém, os resultados a longo prazo são mais sustentáveis e transformadores.
Algumas etapas para implementar essa estratégia são:
-
Definir planejamento estratégico com visão de futuro;
-
Estruturar planos de ação com seus respectivos responsáveis;
-
Identificar as equipes, suas missões e processo de entrega das ações;
-
Definir os princípios que nortearão as equipes, processos e tecnologias para mudar a cultura;
-
Comunicar o roadmap com etapas, pessoas envolvidas, entregas e prazos.
5 benefícios da cultura ágil para sua empresa
A cultura de uma empresa transparece o impacto que ela causa através das pessoas que trabalham lá. Como diria Peter Drucker:
“A cultura come a estratégia no café da manhã”.
Se a cultura ágil não for bem disseminada, a chance dela arruinar as estratégias empresariais da empresa é grande.
Por isso, ao comunicar essa estratégia, é válido ressaltar os 5 principais benefícios listados abaixo:
Maior engajamento
Ao oferecer um ambiente com autonomia, os colaboradores tendem a ser mais responsáveis e donos dos processos e entregas, se engajando fortemente e “contaminando” os demais.
Maior satisfação do cliente
Encantar e satisfazer clientes é o resultado que entregas mais velozes e condizentes com o desejo do consumidor tendem a fazer. Cliente quer valor!
Maior autonomia
Tomar decisões e ser parte importante de entregas são fatores humanos que engajam mais as equipes de trabalho. Dar autonomia é confiar nas pessoas e incentivá-las a dar o melhor.
Feedbacks e comunicação horizontal
Ser transparente, estimular o feedback constante entre pares e líderes, dar ouvidos a todos, independente de cargos, são formas de ter vantagem ao aplicar a cultura ágil. Isso porque todos entendem que cada um está contribuindo e têm um papel importante na entrega final da empresa.
Integração de líderes e colaboradores
Se colaboração é a palavra de ordem dessa estratégia, integrar cada uma das pessoas é necessário para propiciar um ambiente com segurança psicológica e de confiança.
A cultura ágil pode ser difundida através de diversas metodologias, como OKR, Kanban, Lean, Scrum e Smart, por exemplo. Esse modelo de gestão é compatível com as soft skills desejadas pelas empresas que já estão no futuro.