Sua startup já alcançou o estágio de tração?
Conhecida como fase final do desenvolvimento de uma startup, a tração é marcada pela transformação do modelo de negócio e consolidação no mercado.
Para garantir bons resultados durante a tração, continue conosco! Descubra como funciona essa etapa e quais os melhores canais para ajudar seu negócio a crescer.
Quais são as fases de uma startup?
O desenvolvimento de uma startup é dividido em quatro fases, com suas próprias características e necessidades.
Sendo assim, para tomar as melhores decisões, o gestor deve conhecer cada uma dessas fases:
Curiosidade
O primeiro estágio de uma startup é marcado pela curiosidade.
Ainda que o negócio não esteja formado, há no empreendedor a vontade de compreender o mercado e entregar inovação para os consumidores.
Nesse cenário, a internet é uma importante aliada para aqueles que querem descobrir como as empresas funcionam e quais dores ainda não são supridas pelos produtos e serviços atuais.
Ideação
Descobriu como montar um negócio? Identificou um problema sem solução?
Então, está na hora de seguir para a etapa de criação de ideias.
Comece a desenvolver ideias inovadoras, capazes de solucionar uma dor existente no mercado. Além disso, avalie a viabilidade desse produto e seu potencial a longo prazo.
Lembre-se: seu objetivo não é criar uma tendência passageira, mas uma solução inovadora, que cause impacto no mercado e ajude seu negócio a se estabelecer.
Ah! Durante essa fase, você também deve idealizar sua startup, pensando em como desenvolvê-la utilizando poucos recursos.
Operação
Durante essa fase intermediária, você deve começar a colocar em prática todas as ideias formadas no estágio anterior, dando forma ao seu negócio.
Para estruturar sua startup, cumpra essas etapas:
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Faça um estudo de viabilidade;
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Formalize sua empresa;
Tração
Sua startup chegou ao estágio final de desenvolvimento!
Durante essa fase, o principal objetivo do seu negócio deve ser continuar crescendo, expandindo sua operação e finalmente dando adeus ao status de startup.
E, claro, se consolidando no mercado.
A etapa de tração é uma das mais importantes, porque pode significar ou o sucesso da sua empresa, ou o fim de toda a ideia que você desenvolveu.
Fique tranquilo, vamos explicar mais um pouco sobre esse estágio e como evitar a morte da sua startup.
Como funciona a tração?
Imagine que você criou uma ideia inovadora, elaborou um modelo de negócio capaz de desenvolvê-la, conseguiu investidores e lançou a solução no mercado.
Ainda que você tenha conquistado todas essas etapas, falta cumprir mais uma fase para garantir o retorno desejado: a tração.
O último estágio de desenvolvimento das startups é justamente aquele responsável por ajudar o negócio a crescer no mercado e conseguir evoluir para o status de empresa.
Durante esse momento, portanto, o gestor deve buscar estratégias capazes de chamar atenção dos consumidores e aumentar o número de vendas ou demanda pelos serviços.
Além disso, a startup precisa vencer esses desafios comuns à etapa de tração:
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Retenção dos talentos;
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Continuar a cultura de startup;
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Implementação de novos processos e controles de escalação;
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Entendimento sobre gestão e processos mais burocráticos;
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Departamentalização da empresa e administração desses setores;
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Alcance do equilíbrio financeiro e reinvestimento dos ganhos.
Qual a importância dessa fase para a startup?
A tração é responsável por proporcionar aos empreendedores e investidores o principal objetivo de todo negócio: o retorno financeiro.
Afinal, será durante esse estágio que a startup começará a se expandir no mercado, conquistando um público maior, aumentando a demanda e, consequentemente, o faturamento.
Outro desejo comum entre os criadores das startups é entregar suas inovações ao máximo de pessoas possíveis — alcançando o objetivo de solucionar aquela dor.
E com uma boa estratégia de tração, isso será possível!
Canais para obter a tração da sua startup
Para garantir sucesso durante a etapa de tração, é preciso aplicar o Channel Product Fit, estratégia capaz de ajudar sua startup a encontrar os canais de atração mais usados pelos clientes.
Atualmente, os mais populares são:
Redes sociais
É bem difícil encontrar alguém que não possua conta em uma das redes sociais, principalmente o Instagram e Facebook.
Dessa forma, as redes sociais são excelentes canais para tração, pois possuem altos níveis de alcance e permitem que sua startup conquiste bons resultados com pouco investimento.
O segredo para garantir sucesso nessas plataformas é desenvolver conteúdos que realmente interessam o público.
Marketing de conteúdo
Quando temos uma dúvida, recorremos ao Google a solução, não é mesmo?
E ao colocar sua startup como uma dessas fontes, os clientes passam a enxergar sua marca como especialista naquele mercado — aumentando as chances deles se tornarem consumidores.
Para alcançar esse resultado, é preciso investir em marketing de conteúdo.
Ou seja, na produção de conteúdos de valor e relevância para os clientes, que atraiam organicamente essas pessoas ao site da sua startup, otimizando o processo de tração.
E-mail marketing
Acredite: o e-mail marketing ainda é uma excelente estratégia, mesmo entre o público jovem.
A principal vantagem do e-mail marketing é que ele pode ser utilizado em todas as etapas da Jornada de Compra do cliente e, se for bem produzido, consegue alcançar ótimos resultados.
Sem falar que essa é a forma mais segura de manter a comunicação com seus clientes, sobretudo a longo prazo.
Sua startup já venceu todas as três etapas de desenvolvimento? Agora, coloque em prática todas as dicas ensinadas acima e transforme sua startup em empresa através da tração!