O Channel Market Fit é um conceito novo, implementado pelas empresas que visam estratégias inteligentes para captar clientes.
Baseado na importância dos canais de distribuição para o sucesso de vendas, o CMF pode ser a chave que faltava para escalar o seu negócio.
Continue lendo esse artigo para descobrir de forma prática o que é Channel Market Fit, sua importância e como implementá-lo de maneira eficiente. Aproveite a leitura!
Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.
Leia também: Metodologia OKR: o que é e como aplicar no seu negócio
Leia também: Product Market Fit: como encontrar o PMF da sua startup
O que é Channel Market Fit?
O Channel Market Fit é uma estratégia utilizada por empresas, cujo principal objetivo é encontrar os canais de distribuição ideais ao seu produto e cliente em potencial.
Em português, esse conceito pode ser traduzido para “adequação do canal de mercado”.
Ou seja, descobrir quais canais a sua startup deve usar para se comunicar melhor com a persona — cliente ideal do negócio.
Diferente das demais estratégias (como Product Market Fit), o canal de distribuição é colocado em destaque, pois é um fator decisivo do sucesso de vendas da empresa.
Ademais, ter uma persona bem definida é essencial para encontrar o Channel Market Fit, uma vez que suas informações servirão de base para a estratégia.
Importância do Channel Market Fit para startups
Há um tempo, a internet discutiu sobre as diferenças entre os "Millennials" e a “Geração Z”, identificando a gritante mudança de comportamento e gosto entre eles (mesmo com diferença curta de idade).
A divergência também era notória em relação aos canais de consumo desses dois públicos, tanto online como off-line — por exemplo, muitas pessoas da nova geração nem possuem contas no Facebook.
Mas… como essa discussão é relevante para o Channel Market Fit?
Para mostrar que, se a startup não conhecer bem as peculiaridades de seu público-alvo, poderá cometer graves erros durante a implementação do CMF.
No entanto, ao saber que determinados grupos de clientes utilizam, por exemplo, mais a rede social x do que y, será mais fácil identificar onde está a atenção deles e captá-la!
Por esses motivos, o CMF é importante para o sucesso de uma startup, sobretudo no início, quando a lista de clientes ainda é curta e a captação é essencial.
Além disso, as informações coletadas por essa estratégia também podem ser utilizadas na fidelização dos seus clientes e demais ações de marketing.
Como buscar o Channel Market Fit da sua empresa ou startup:
-
Defina um perfil completo para a sua persona — com idade, preferências, sexo, hobbies, geração…
-
Conheça os canais de divulgação mais utilizados pela persona — redes sociais, canais de mídia…
-
Estude as estratégias de divulgação e selecione as que combinam com seu modelo de negócio.
-
Fale diretamente com seu público, utilizando o mesmo tom de voz e inserindo elementos atrativos a ele.
Channel Market Fit e Product Market Fit: quais são as diferenças?
O foco principal do Product Market Fit é moldar o produto às necessidades de um determinado mercado e público-alvo, agregando utilidade e valor à solução.
O Channel Market Fit visa determinar os canais de distribuição mais adequados aos produtos, cliente e modelo de negócio, aumentando as chances de escalar as vendas.
Dessa forma, o conceito de PMF é implementado no início da “linha de produção”, na etapa de elaboração de ideias e criação.
Enquanto o CMF surge no final, quando o produto está pronto para ser apresentado no mercado, mas precisa descobrir o caminho ideal para isso.
Vantagens de encontrar o Channel Market Fit
De modo geral, tanto o Product Market Fit quanto o Cannel Market Fit são decisivos para o sucesso da startup.
Afinal, não adianta criar um produto perfeito para o público e não utilizar os meios certos para notificar essas pessoas de sua existência!
Então, quando a startup sabe adequar uma solução aos desejos do cliente e distribuir essa novidade de forma assertiva, o sucesso não será tão difícil.
Ao implementar o conceito CMF em sua startup, você descobre como divulgar a solução não para o mundo inteiro, mas para quem está realmente interessado em comprar!
Economize recursos, se conecte com seu público e ganhe escala com o Channel Market Fit.