Channel Market Fit: o que é e a importância para as startups

O Channel Market Fit é um conceito novo, implementado pelas empresas que visam estratégias inteligentes para captar clientes.

 

Baseado na importância dos canais de distribuição para o sucesso de vendas, o CMF pode ser a chave que faltava para escalar o seu negócio.

 

Continue lendo esse artigo para descobrir de forma prática o que é Channel Market Fit, sua importância e como implementá-lo de maneira eficiente. Aproveite a leitura!

 

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Leia também: Metodologia OKR: o que é e como aplicar no seu negócio

Leia também: Product Market Fit: como encontrar o PMF da sua startup

 

O que é Channel Market Fit?

 

O Channel Market Fit é uma estratégia utilizada por empresas, cujo principal objetivo é encontrar os canais de distribuição ideais ao seu produto e cliente em potencial.

 

Em português, esse conceito pode ser traduzido para “adequação do canal de mercado”.

 

Ou seja, descobrir quais canais a sua startup deve usar para se comunicar melhor com a persona — cliente ideal do negócio.

 

Diferente das demais estratégias (como Product Market Fit), o canal de distribuição é colocado em destaque, pois é um fator decisivo do sucesso de vendas da empresa.

 

Ademais, ter uma persona bem definida é essencial para encontrar o Channel Market Fit, uma vez que suas informações servirão de base para a estratégia.

 

Importância do Channel Market Fit para startups

Channel market fit: imagem área de três homens discutindo um projeto em um notebook

Há um tempo, a internet discutiu sobre as diferenças entre os "Millennials" e a “Geração Z”, identificando a gritante mudança de comportamento e gosto entre eles (mesmo com diferença curta de idade).

 

A divergência também era notória em relação aos canais de consumo desses dois públicos, tanto online como off-line — por exemplo, muitas pessoas da nova geração nem possuem contas no Facebook.

 

Mas… como essa discussão é relevante para o Channel Market Fit?

 

Para mostrar que, se a startup não conhecer bem as peculiaridades de seu público-alvo, poderá cometer graves erros durante a implementação do CMF.

 

No entanto, ao saber que determinados grupos de clientes utilizam, por exemplo, mais a rede social x do que y, será mais fácil identificar onde está a atenção deles e captá-la!

 

Por esses motivos, o CMF é importante para o sucesso de uma startup, sobretudo no início, quando a lista de clientes ainda é curta e a captação é essencial.

 

Além disso, as informações coletadas por essa estratégia também podem ser utilizadas na fidelização dos seus clientes e demais ações de marketing.

 

Como buscar o Channel Market Fit da sua empresa ou startup:

  • Defina um perfil completo para a sua persona — com idade, preferências, sexo, hobbies, geração… 

  • Conheça os canais de divulgação mais utilizados pela persona — redes sociais, canais de mídia… 

  • Estude as estratégias de divulgação e selecione as que combinam com seu modelo de negócio.

  • Fale diretamente com seu público, utilizando o mesmo tom de voz e inserindo elementos atrativos a ele.

 

Channel Market Fit e Product Market Fit: quais são as diferenças?

 

O foco principal do Product Market Fit é moldar o produto às necessidades de um determinado mercado e público-alvo, agregando utilidade e valor à solução.

 

O Channel Market Fit visa determinar os canais de distribuição mais adequados aos produtos, cliente e modelo de negócio, aumentando as chances de escalar as vendas.

 

Dessa forma, o conceito de PMF é implementado no início da “linha de produção”, na etapa de elaboração de ideias e criação.

 

Enquanto o CMF surge no final, quando o produto está pronto para ser apresentado no mercado, mas precisa descobrir o caminho ideal para isso.

 

Vantagens de encontrar o Channel Market Fit

 

De modo geral, tanto o Product Market Fit quanto o Cannel Market Fit são decisivos para o sucesso da startup.

 

Afinal, não adianta criar um produto perfeito para o público e não utilizar os meios certos para notificar essas pessoas de sua existência!

 

Então, quando a startup sabe adequar uma solução aos desejos do cliente e distribuir essa novidade de forma assertiva, o sucesso não será tão difícil.

 

Ao implementar o conceito CMF em sua startup, você descobre como divulgar a solução não para o mundo inteiro, mas para quem está realmente interessado em comprar!

 

Economize recursos, se conecte com seu público e ganhe escala com o Channel Market Fit.

 

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