Inovação com foco do cliente gera mais valor para o negócio

Muitos novos empreendedores ficam com dúvidas na hora de estabelecer o valor para o cliente. É claro que qualquer usuário vai fazer uma avaliação de todos os benefícios e custos que ele vai ter com o seu produto, mas quando entendemos o que exatamente os clientes valorizam, conseguimos compreender melhor quais são suas principais necessidades. Entenda o foco do cliente.

 

ebook métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book de métodos ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Inovação como estratégia competitiva para as empresas

Leia também: 5 paradoxos da inovação para driblar

 

Foco do cliente

 

Esse é um dos pontos principais para qualquer negócio, seja em empresas já consolidadas ou em startups. Mais do que os lucros que as organizações podem obter, é preciso ter em mente que clientes são pessoas. E pessoas pensam, agem, têm necessidades e comportamentos de diferentes modos.

 

Por isso, sua equipe precisa ter ‘tato’ e conhecimento bem apurado sobre o seu público, assim você entenderá o que, de fato, o seu cliente deseja e valoriza. Além de trabalhar em parceria com o cliente no desenvolvimento da solução.

 

Gerando valor pelo foco do cliente

 

foco do clienteÉ fundamental que você saiba como criar um valor justo aos seus clientes, e uma ferramenta que pode (e vai) te ajudar muito nesse processo é a inovação.

 

Em nosso terceiro Açolabs Talks falamos sobre o alto potencial que soluções inovadoras podem trazer para os resultados finais dos seus negócios.

 

Para esse papo, trouxemos dois especialistas no assunto: Gláucia Alves, diretora de Inovação da Deloitte, e João Garcia, diretor de Marketing da ArcelorMittal Aços Longos. E não faltaram dicas valiosíssimas para os empreendedores! 

 

Ao falar sobre a necessidade da inovação no âmbito empresarial, Gláucia fez questão de afirmar que esse assunto precisa ser levado a sério.

 

Inovação não é opcional. Acho que já passou do tempo das empresas perceberem que inovar não é mais opcional. A gente vive no mundo que, ou você se reinventa ou você fica pra trás”, afirma. 

 

Inovação costuma ser um trabalho complexo, exige muita mudança e disposição. “Quando falamos de inovação em incorporações que não nasceram inovadoras, principalmente corporações tradicionais, estamos falando muito mais de gestão da mudança do que adoção de novas tecnologias”, acrescenta Gláucia. 

 

Foco do cliente para acelerar a transformação

 

Para João Garcia, já estamos vivendo um novo contexto no mundo, com novas tecnologias e mudanças significativas no comportamento humano.

 

“Muitas empresas já estão usando a tecnologia de diferentes maneiras, para se comunicar com os clientes, para melhorar processos e até mesmo para entender o que os clientes querem, então esse é um passo importante”, comenta. 

 

E como o tempo pode ser um grande aliado ou seu maior inimigo, é preciso investir no agora: “a questão não é se vamos ou não vamos mudar, a questão é quando vamos mudar”, explica João. 

 

Ambientes inovadores 

 

Nosso Açolab, laboratório de inovação aberta da ArcelorMittal, foi criado para maximizar o potencial de grandes ideias, ajudando a capacitar empreendedores e startups.

 

No Açolabs Talks, dialogamos para compreender quais são as vantagens e os desafios da inovação. Para garantir seu futuro, é preciso se preparar no presente.

 

Clique para assistir o 3º Açolab Talks - Foco do Cliente na nossa playlist no YouTube. Assista!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário