Tolerância ao erro, abertura à experimentação, segurança psicológica, alta colaboração e ambientes não hierárquicos são algumas das características que tornam a cultura da inovação atraente para as empresas.O risco é gerar algum paradoxo da inovação.
A estratégia de adotar uma cultura inovadora está no desejo de tornar a empresa mais ágil e flexível. Porém, há alguns perigos na inovação que podem trazer exatamente o contrário de agilidade e flexibilidade para a sua empresa... Como evitar esse caminho? Neste post, vamos entender paradoxo por paradoxo da inovação.
Clique na imagem para baixar o e-book de métodos ágeis, ou aqui.
Leia temabém: Inovação como estratégia competitiva para as empresas
Assista: Meeutp - Os paradoxos da inovação
Os paradoxos da inovação
No artigo intitulado “The Hard Truth About Innovative Cultures”, o professor Gary Pisano declarou que para cada característica agradável da cultura inovadora, existem outras menos agradáveis.
E este fato é desconhecido por muitos. Por isso, iremos apontar os 5 paradoxos mais comuns da inovação para vocês.
5 paradoxos mais comuns da inovação
-
Tolerar falhas é diferente de tolerar incompetência
Desmedida, a tolerância ao erro pode encorajar a incompetência. Porém, demasiada intolerância à incompetência pode gerar medo diante da tomada de riscos.
Lembre-se: errar pode não ser agradável, mas é natural e sempre resulta em aprendizado. Portanto, não tenha medo do erro.
-
Experimente, mas com disciplina
Cuidado com a vontade de experimentar. Caso essa vontade vá longe demais, ela pode abrir espaço para riscos mal concebidos.
Tenha disposição para tentar coisas novas, mas de forma disciplinada.
-
Colaboração deve ser balanceada com responsabilização individual
A colaboração em excesso pode dificultar a tomada de decisões, mas uma ênfase na responsabilização individual pode levar a um clima disfuncional.
Saiba a hora de colaborar e de individualizar.
-
Segurança psicológica demanda conforto com franqueza total
É importante ter uma relação aberta e sincera com a sua equipe. Entretanto, há uma diferença entre ser franco e indelicado.
Os verdadeiros líderes precisam de estar atentos a tendências excessivas, particularmente em si próprios.
- Gestão horizontal exige forte liderança
A liderança horizontal tem sua base no compartilhamento. Entretanto, a missão do líder ainda é importante, pois ele deve orientar esse compartilhamento para que todos possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma.
Se quiser que a sua organização atinja o equilíbrio necessário, então, como líder, você deve demonstrar ser capaz de atingir esse equilíbrio.
Como se vê, nenhum desses extremos é útil. Segundo Pisano, para superar isso, é necessário saber equilibrar tais características divergentes.
E para isso não há mistérios. Apenas pense em como essas características se complementam e se reforçam.
Afinal, toda rosa tem espinhos, mas eles não tiram a beleza das pétalas! Basta saber lidar com os paradoxos da inovação para criar e manter um ambiente inovador.
Quer saber mais? Assista ao meetup Os Paradoxos da Inovação, que nós fizemos com a Nexa, Sebrae e Liga Ventures. Tá incrível!