5 paradoxos da inovação para driblar

Tolerância ao erro, abertura à experimentação, segurança psicológica, alta colaboração e ambientes não hierárquicos são algumas das características que tornam a cultura da inovação atraente para as empresas.O risco é gerar algum paradoxo da inovação.

 

A estratégia de adotar uma cultura inovadora está no desejo de tornar a empresa mais ágil e flexível. Porém, há alguns perigos na inovação que podem trazer exatamente o contrário de agilidade e flexibilidade para a sua empresa... Como evitar esse caminho? Neste post, vamos entender paradoxo por paradoxo da inovação.

 

ebook metodologias ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book de métodos ágeis, ou aqui.

 

Leia temabém: Inovação como estratégia competitiva para as empresas

Assista: Meeutp - Os paradoxos da inovação 

 

Os paradoxos da inovação

 

No artigo intitulado “The Hard Truth About Innovative Cultures”, o professor Gary Pisano declarou que para cada característica agradável da cultura inovadora, existem outras menos agradáveis.

 

E este fato é desconhecido por muitos. Por isso, iremos apontar os 5 paradoxos mais comuns da inovação para vocês.

 

paradoxo da inovação

 

5 paradoxos mais comuns da inovação

 

  • Tolerar falhas é diferente de tolerar incompetência

 

Desmedida, a tolerância ao erro pode encorajar a incompetência. Porém, demasiada intolerância à incompetência pode gerar medo diante da tomada de riscos.

 

Lembre-se: errar pode não ser agradável, mas é natural e sempre resulta em aprendizado. Portanto, não tenha medo do erro.

 

  • Experimente, mas com disciplina

 

Cuidado com a vontade de experimentar. Caso essa vontade vá longe demais, ela pode abrir espaço para riscos mal concebidos.

 

Tenha disposição para tentar coisas novas, mas de forma disciplinada.

 

  • Colaboração deve ser balanceada com responsabilização individual

 

A colaboração em excesso pode dificultar a tomada de decisões, mas uma ênfase na responsabilização individual pode levar a um clima disfuncional.

 

Saiba a hora de colaborar e de individualizar.

 

  • Segurança psicológica demanda conforto com franqueza total

 

É importante ter uma relação aberta e sincera com a sua equipe. Entretanto, há uma diferença entre ser franco e indelicado.

 

Os verdadeiros líderes precisam de estar atentos a tendências excessivas, particularmente em si próprios.

 

  • Gestão horizontal exige forte liderança

 

A liderança horizontal tem sua base no compartilhamento. Entretanto, a missão do líder ainda é importante, pois ele deve orientar esse compartilhamento para que todos possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma.

 

Se quiser que a sua organização atinja o equilíbrio necessário, então, como líder, você deve demonstrar ser capaz de atingir esse equilíbrio.

 

Como se vê, nenhum desses extremos é útil. Segundo Pisano, para superar isso, é necessário saber equilibrar tais características divergentes.

 

E para isso não há mistérios. Apenas pense em como essas características se complementam e se reforçam.

 

Afinal, toda rosa tem espinhos, mas eles não tiram a beleza das pétalas! Basta saber lidar com os paradoxos da inovação para criar e manter um ambiente inovador.

 

Quer saber mais? Assista ao meetup Os Paradoxos da Inovação, que nós fizemos com a Nexa, Sebrae e Liga Ventures. Tá incrível!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário