Se você vem pensando em abrir uma startup, já deve ter lido que antes de qualquer investimento é preciso ter um plano de negócio, certo? Ou alguém te falou da Lean Startup?
No business plan, você coloca seus objetivos, receitas, previsões de investimento e até mesmo fluxo de caixa. Tudo bem planejadinho. A lean startup vem para quebrar esse ciclo e paradigma de que tudo precisa ser planejado minuciosamente.
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Como surgiu a Lean Startup?
O método se baseia em ciclos de aprendizado rápidos para que mudanças no direcionamento das estratégias da empresa ocorram visando um crescimento acelerado.
A abordagem da Lean Startup (traduzido para o português como Startup Enxuta) foi desenvolvida pelo empreendedor americano Eric Ries durante os anos 2000 e se difundiu a partir da publicação do livro A Startup Enxuta (lançado no Brasil em 2012).
O método foi criado com base na experiência de Eric Ries no desenvolvimento de um software.
Em seu livro, Eric conta que tinha um financiamento de US$ 40 milhões e mais de 20 funcionários para investir em um software. Porém, o produto não se popularizou.
Apesar de ser uma boa ideia, Eric percebeu que o processo de mudança do projeto era longo e exaustivo. Foi quando criou a metodologia Lean Startup, unindo ideias de marketing, tecnologia e gestão.
Ele tinha como objetivo, criar uma metodologia universal, que pudesse ser aplicada a qualquer tipo de empresa que desejasse melhorar os resultados do empreendimento.
Pela metodologia, as empresas são estimuladas a pensar e a agir como uma startup, aumentando o contato com os clientes, testando pressupostos rapidamente e evitando premissas de mercado incorretas o mais cedo possível.
Princípios da Lean startup
O chamado Ciclo da Lean Startup consiste em um processo de basicamente três etapas: construir, medir e aprender.
A eficácia de uma empresa ou projeto é determinada pela sua capacidade de idealizar, construir rapidamente um produto minimamente viável, medir sua eficácia no mercado e aprender com essa experiência: ideia, produto, dados.
E como é que tudo se conecta? O método Lean Startup pode ter cinco princípios:
1. Empreendedores estão em toda parte
Você não precisa trabalhar em um coworking ou ser jovem para ter uma startup. De acordo com Eric Ries, uma startup é uma organização humana, projetada para criação de produtos e serviços.
2. Empreendedorismo é gestão
Uma startup é uma instituição, não apenas um produto, por isso requer gestão. Isso implica em ter um processo mais flexível e inclinado ao aprendizado constante, garantindo que a inovação e o crescimento sejam cada vez mais acelerados.
3. Aprendizado Validado
Startups existem para aprenderem como construir uma empresa sustentável. As versões devem ser rapidamente testadas com usuários reais e, a partir dos dados empíricos, é possível entender como esse produto deve e pode crescer. Essa aprendizagem pode ser validada cientificamente por experimentos que apresentem diversas visões sobre o produto.
4. Contabilidade de Inovação
Tão importante quanto testar ideias inovadoras com clientes reais e colher feedbacks, é medir o progresso do trabalho para garantir que todo esforço seja priorizado antes mesmo de ser executado. Isso requer um novo tipo de contabilidade, específico para startups, a contabilidade de inovação.
5. Construa-Meça-Aprenda
Uma atividade fundamental de uma startup é transformar ideias em produtos, medir como clientes respondem e aprender se é preciso mudar alguma coisa ou manter. Toda startup de sucesso deve ser direcionada para acelerar esse ciclo de construir-medir-aprender.
Tudo gira em torno de interação com o cliente, testes parta validar hipóteses e melhorias ao longo do processo – antes de lançar definitivamente seu produto.
Vale lembrar aqui que a ideia de agilidade dentro da abordagem da Lean Startup foi importada do conceito de desenvolvimento ágil.
Por isso, para ajudar no ciclo de feedback a implementação do método ágil pode ser de grande importância, você pode utilizar o Kanban ou Scrum, por exemplo.
Lean startup X Empresas tradicionais
Empresas tradicionais
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Estratégia baseada em implementação, para posterior avaliação, utiliza plano de negócios.
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Atuação pausada e operação apenas com dados completos para a ação.
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Prepara o produto para o mercado, com um plano linear.
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Quando um projeto dá errado, a solução muitas vezes é abandoná-lo.
Lean startup
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Estratégia guiada pelas hipóteses e testes que estabelecem.
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Atuação rápida e operação com dados suficientes para a ação.
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Testagem de hipótese no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo.
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Quando o projeto não funciona, a saída é incrementar o produto, testar novas hipóteses, ouvir mais o cliente, isto é, “pivotar”.
Como implantar a lean startup em seu negócio?
Aplicar a metodologia de lean startup na sua empresa não é tão difícil, o que você precisa é entender e seguir a metodologia.
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Defina o nicho de mercado: antes de pensar no produto e começar a desenvolver a ideia, pense em qual nicho deseja atuar. Assim, você conseguirá pensar em uma experiência personalizada ao cliente.
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Faça testes: a execução é a base do Lean Startup. Por isso, faça testes com o seu público e repense as estratégias de acordo com os resultados.
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Invista em estratégias ágeis: você pode aproveitar metodologias ágeis, como o scrum, para mapear o feedback dos clientes e evitar desperdício de recursos e de tempo. Além disso, o desenvolvimento ágil possibilita maior interação entre os colaboradores e empenha na busca de melhores resultados.
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Aposte no MVP: também conhecido como Produto Mínimo Viável, o MVP é baseado em uma série de testes feitos com o objetivo de validar e garantir a viabilidade do negócio. Com os testes, é possível garantir que todos os investimentos realizados serão suficientes e analisar os recursos mínimos para manter o projeto funcionando.
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Mensure os resultados: sim! Os resultados foram os esperados com o teste? O produto funcionou da forma que imaginava? Como foi a resposta dos clientes? Houve muitos feedbacks negativos? O que precisa melhorar? Com as respostas é possível iniciar novos testes e fazer os ajustes.
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