Lean startup: o que é e como usar

Se você vem pensando em abrir uma startup, já deve ter lido que antes de qualquer investimento é preciso ter um plano de negócio, certo? Ou alguém te falou da Lean Startup?

 

No business plan, você coloca seus objetivos, receitas, previsões de investimento e até mesmo fluxo de caixa. Tudo bem planejadinho. A lean startup vem para quebrar esse ciclo e paradigma de que tudo precisa ser planejado minuciosamente.

 

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Como surgiu a Lean Startup?

 

O método se baseia em ciclos de aprendizado rápidos para que mudanças no direcionamento das estratégias da empresa ocorram visando um crescimento acelerado.

 

A abordagem da Lean Startup (traduzido para o português como Startup Enxuta) foi desenvolvida pelo empreendedor americano Eric Ries durante os anos 2000 e se difundiu a partir da publicação do livro A Startup Enxuta (lançado no Brasil em 2012).

lean startup

O método foi criado com base na experiência de Eric Ries no desenvolvimento de um software.

 

Em seu livro, Eric conta que tinha um financiamento de US$ 40 milhões e mais de 20 funcionários para investir em um software. Porém, o produto não se popularizou.

 

Apesar de ser uma boa ideia, Eric percebeu que o processo de mudança do projeto era longo e exaustivo. Foi quando criou a metodologia Lean Startup, unindo ideias de marketing, tecnologia e gestão.

 

Ele tinha como objetivo, criar uma metodologia universal, que pudesse ser aplicada a qualquer tipo de empresa que desejasse melhorar os resultados do empreendimento.

 

Pela metodologia, as empresas são estimuladas a pensar e a agir como uma startup, aumentando o contato com os clientes, testando pressupostos rapidamente e evitando premissas de mercado incorretas o mais cedo possível.

 

Princípios da Lean startup

 

O chamado Ciclo da Lean Startup consiste em um processo de basicamente três etapas: construir, medir e aprender.

 

A eficácia de uma empresa ou projeto é determinada pela sua capacidade de idealizar, construir rapidamente um produto minimamente viável, medir sua eficácia no mercado e aprender com essa experiência: ideia, produto, dados.

 

E como é que tudo se conecta? O método Lean Startup pode ter cinco princípios:

 

1.       Empreendedores estão em toda parte

Você não precisa trabalhar em um coworking ou ser jovem para ter uma startup. De acordo com Eric Ries, uma startup é uma organização humana, projetada para criação de produtos e serviços.

 

2.       Empreendedorismo é gestão

Uma startup é uma instituição, não apenas um produto, por isso requer gestão. Isso implica em ter um processo mais flexível e inclinado ao aprendizado constante, garantindo que a inovação e o crescimento sejam cada vez mais acelerados.

 

3.       Aprendizado Validado

Startups existem para aprenderem como construir uma empresa sustentável. As versões devem ser rapidamente testadas com usuários reais e, a partir dos dados empíricos, é possível entender como esse produto deve e pode crescer. Essa aprendizagem pode ser validada cientificamente por experimentos que apresentem diversas visões sobre o produto.

 

4.       Contabilidade de Inovação

Tão importante quanto testar ideias inovadoras com clientes reais e colher feedbacks, é medir o progresso do trabalho para garantir que todo esforço seja priorizado antes mesmo de ser executado. Isso requer um novo tipo de contabilidade, específico para startups, a contabilidade de inovação.

 

5.       Construa-Meça-Aprenda

Uma atividade fundamental de uma startup é transformar ideias em produtos, medir como clientes respondem e aprender se é preciso mudar alguma coisa ou manter. Toda startup de sucesso deve ser direcionada para acelerar esse ciclo de construir-medir-aprender.

 

Tudo gira em torno de interação com o cliente, testes parta validar hipóteses e melhorias ao longo do processo – antes de lançar definitivamente seu produto.

 

Vale lembrar aqui que a ideia de agilidade dentro da abordagem da Lean Startup foi importada do conceito de desenvolvimento ágil.

 

Por isso, para ajudar no ciclo de feedback a implementação do método ágil pode ser de grande importância, você pode utilizar o Kanban ou Scrum, por exemplo.

 

Lean startup X Empresas tradicionais 

 

comparação lean e empresa tradicional

Empresas tradicionais

  • Estratégia baseada em implementação, para posterior avaliação, utiliza plano de negócios.

  • Atuação pausada e operação apenas com dados completos para a ação.

  • Prepara o produto para o mercado, com um plano linear.

  • Quando um projeto dá errado, a solução muitas vezes é abandoná-lo.

Lean startup

  • Estratégia guiada pelas hipóteses e testes que estabelecem. 

  • Atuação rápida e operação com dados suficientes para a ação.

  • Testagem de hipótese no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo.

  • Quando o projeto não funciona, a saída é incrementar o produto, testar novas hipóteses, ouvir mais o cliente, isto é, “pivotar”.

 

Como implantar a lean startup em seu negócio?

 

startup enxuta 

 

Aplicar a metodologia de lean startup na sua empresa não é tão difícil, o que você precisa é entender e seguir a metodologia.

 

  1. Defina o nicho de mercado: antes de pensar no produto e começar a desenvolver a ideia, pense em qual nicho deseja atuar. Assim, você conseguirá pensar em uma experiência personalizada ao cliente.

  2. Faça testes:  a execução é a base do Lean Startup. Por isso, faça testes com o seu público e repense as estratégias de acordo com os resultados. 

  3. Invista em estratégias ágeis: você pode aproveitar metodologias ágeis, como o scrum, para mapear o feedback dos clientes e evitar desperdício de recursos e de tempo. Além disso, o desenvolvimento ágil possibilita maior interação entre os colaboradores e empenha na busca de melhores resultados.

  4. Aposte no MVP: também conhecido como Produto Mínimo Viável, o MVP é baseado em uma série de testes feitos com o objetivo de validar e garantir a viabilidade do negócio. Com os testes, é possível garantir que todos os investimentos realizados serão suficientes e analisar os recursos mínimos para manter o projeto funcionando.

  5. Mensure os resultados: sim! Os resultados foram os esperados com o teste? O produto funcionou da forma que imaginava? Como foi a resposta dos clientes? Houve muitos feedbacks negativos? O que precisa melhorar? Com as respostas é possível iniciar novos testes e fazer os ajustes.

 

Gostou do assunto? Melhorou seus conhecimentos sobre Lean Startup? Para mais conteúdos como esse, acesse o blog do Açolab.

 

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