Laboratório de inovação: o que é, como funciona e vantagens

Você sabe o que é um laboratório de inovação? 

 

Podemos dizer que o laboratório é um espaço com toda uma infraestrutura propícia para a experimentação de ideias. E um de inovação é exatamente assim. 

 

Contudo, o objetivo aqui é pensar em novas soluções para o problema de uma empresa e testar as aplicações até encontrar a melhor. 

 

Nesse artigo, você vai entender exatamente o que é o laboratório de inovação, como funciona e suas vantagens! Continue a leitura…

 

podcast inovação

Clique na imagem acessar o Açolab podcast, ou aqui.

 

Leia também: Inovação aberta: o que é, como aplicar, exemplos e vantagens

Leia também: Inovação para não inovadores: o que fazer para implementar? 

 

O que é um laboratório de inovação?

 

O laboratório de inovação é um ambiente colaborativo com o objetivo de encontrar e desenvolver novas soluções que podem ser adicionadas a uma empresa. 

 

Nesse espaço, pessoas com conhecimentos diversos pensam em novas ideias e constroem projetos inovadores. Essa equipe multidisciplinar pode ser formada por acadêmicos, profissionais de diferentes áreas, representantes de startups, entre outras interessadas no trabalho. 

 

O papel do laboratório de inovação é encontrar novas soluções e executar testes para saber sua eficiência até a empresa selecionar e integrar na sua operação. Seu foco pode ser tanto a criação de inovações disruptivas e radicais, quanto incrementais para um produto do negócio. 

 

Atualmente, podemos citar o exemplo do próprio Ministério da Saúde, que possui um laboratório de inovação em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) para encontrar novas resoluções para a saúde pública. 

 

Como funciona um laboratório de inovação?

 

Basicamente, o laboratório de inovação reúne um grupo interessado em realizar um projeto de inovação para uma empresa

 

Nesse meio, você encontra centros de pesquisa, universidades, startups, profissionais e demais interessados em elaborar uma nova solução para o mercado

 

Essa reunião de mentes ocorre em um ambiente com toda a infraestrutura necessária para desenvolver a solução, portanto, possui equipamentos, materiais de pesquisa, dentre outros elementos essenciais. 

 

Uma característica clássica do espaço é a abertura para o compartilhamento de ideias. 

 

Vale ressaltar que nem sempre o projeto é relacionado a uma tecnologia. Tudo depende do tipo de laboratório de inovação e da demanda da empresa. 

 

Falando nisso, os labs podem funcionar separados da organização em um modelo de inovação aberta ou internamente com os próprios funcionários.

 

Em geral, é a segunda opção por ter possibilidade de ter um ambiente sem os estresses habituais da corporação, sendo um lugar inteiramente propício para a criatividade. 

 

Em resumo, as funções de um laboratório de inovação são: 

  • Explorar e pesquisar problemas

  • Analisar novas tendências

  • Gerar boas ideias

  • Organizar a implementação junto a empresa

  • Reunir diferentes parceiros

  • Entender o impacto da solução na organização

  • Verificar a validade da solução

 

Quais são as vantagens de um laboratório de inovação para sua empresa?

 

A inovação é essencial para qualquer negócio. Para uma empresa se manter competitiva e crescer no mercado, ela precisa buscar uma constante atualização em relação às tendências.

 

Como disse Steve Jobs“Inovação distingue o líder de um seguidor”.

 

Contudo, nem sempre o processo de desenvolver uma solução nova e eficiente para a corporação é simples. 

 

Por isso, o laboratório de inovação é uma ótima opção, sobretudo para negócios que estão em setores verticais da indústria, como é o caso das instituições financeiras, por oferecer um espaço próprio para a produção de novas ideias e aplicações para empresas. 

 

Sendo assim, é uma forma de trazer inúmeros benefícios para o negócio, como: 

  • Aumento do market share

  • Redução de custos

  • Crescimento do faturamento

  • Destaque no mercado

 

Além disso, trazer novas visões para a organização com o laboratório de inovação pode proporcionar mais do que apenas uma nova implementação. Pode gerar parcerias, aumentar networking, encontrar talentos e diversas outras vantagens.

 

Conheça nosso laboratório de inovação

 

Criado em julho de 2018, o Açolab se tornou o primeiro hub de inovação da indústria do aço do mundo com o objetivo de facilitar, organizar e acelerar projetos de inovação. 

 

Por aqui, realizamos:

  • Desafios para resolver problemas internos de empresas

  • Pitch Day com a apresentação de soluções

  • Investimento start money para startups

 

E muito mais!

 

Com o auxílio de metodologias ágeis, testamos e validamos novas aplicações, além de analisar os ganhos potenciais e auxiliar em todo o processo de implementação. Entre em contato e conheça nosso laboratório de inovação!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário