Inovação aberta: o que é, como aplicar, exemplos e vantagens

O Dr. Chesbrough introduziu o termo inovação aberta em 2003 e o conceito se popularizou desde então por ser um excelente caminho para implementar novas soluções em seus negócios.

 

Netflix, Samsung e Lego são apenas alguns exemplos de grandes negócios que usam esse modelo para atrair mais ideias inovadoras e criar produtos exclusivos.

 

Quer saber mais sobre como funciona a inovação aberta? Continue lendo esse artigo que explicamos tudo sobre o assunto!

 

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O que é inovação aberta? E qual a diferença para inovação fechada?

 

Quando pensamos em implementar uma inovação na empresa, qual é a primeira imagem que surge na nossa mente?

 

A equipe sentada ao redor de uma mesa tentando chegar em alguma solução nova para o negócio, certo? 

 

Esse é o conhecido e mais popular método de inovação fechada — o qual a empresa reúne ideias apenas entre os profissionais da organização.

 

Contudo, como o próprio nome já diz, é um modelo fechado. Você pega ideias só de pessoas que estão dentro de um meio, limitando um pouco as inovações.

 

Agora, e se você pudesse receber ideias não somente da sua equipe, como também de outros profissionais, universidades, empresas e até clientes? Você teria uma gama de soluções bem maior!

 

A inovação aberta é a abertura da empresa para a captação de ideias internas e externas a empresa a fim de chegar a uma solução.

 

A ideia central é abrir a demanda por uma solução com mais pessoas ou organizações além da equipe. Nesse caso, seu negócio pode buscar sozinho esses parceiros ou contratar outra empresa para intermediar a transação.

 

Tipos de inovação aberta

 Inovação aberta: pessoa segurando cartaz com inovação

Existem três tipos de inovação aberta que você precisa conhecer.

 

Inbound

 

É a compra de uma solução de outra organização para implementar no seu negócio. 

 

Esse processo envolve a colaboração de outras empresas, institutos, universidades, clientes e demais parceiros para esse fim. 

 

Outbound

 

É a entrega de ideias e conhecimento da sua organização para outra. 

 

Esse é um modelo que capta recursos com a propriedade intelectual da empresa.

 

Coupled

 

É a junção dos dois modelos anteriores. 

 

Enquanto a empresa procura novas inovações para si, ela também desenvolve para outras organizações.

 

Quais são as vantagens da inovação aberta?

 

Não é à toa que a inovação aberta cresce tanto.

 

O modelo abandona aquela ideia de centralização de informação somente nas mãos do setor executivo da empresa a fim de obter um grande objetivo: uma solução nova para o negócio.

 

Confira as grandes vantagens da inovação aberta:

 

Mais rapidez

 

O processo é mais rápido desde a criação de uma ideia até a implementação. 

 

E como você bem sabe: tempo é dinheiro!

 

Diferencial competitivo

 

Quando você aplica uma ideia mais rápido, é possível sair na frente da concorrência — e quem sai na frente tem sempre vantagem.

 

Além disso, você conta com parceiros diferenciados que outra marca não tem!

 

Custos e riscos menores

 

Qual pode ser o preço de investir em uma ideia que não dá certo? Qual o tamanho do esforço da equipe?

 

Nesse modelo, você consegue validar uma ideia mais rápido por não envolver mais pessoas.

 

Networking

 

Ainda que o projeto finalize, a empresa conhece e ganha parceiros que podem render muito mais que uma inovação.

 

O networking possibilita mais futuros negócios ou gera aprendizados que podem ser aplicados em outras áreas da empresa. 

 

 Inovação aberta: pessoas sentadas conversando

Como aplicar a inovação aberta na sua empresa?

 

Não existe apenas uma forma de implementar a inovação aberta em uma empresa. Veja como você pode aplicar:

 

Hackathon

 

Já imaginou uma maratona com diversas pessoas dispostas a desenvolver uma solução para seu negócio?
 

Ele reúne profissionais da área de tecnologia com um desafio que precisa de solução em tempo curto. 

 

Ou seja, você pode encontrar o que você precisa em tempo recorde. 

 

Programa de aceleração

 

Sua empresa fornece o suporte a uma startup para que as soluções desenvolvidas por ela virem produtos do seu negócio futuramente. 

 

Diversos empreendimentos grandes, como a Samsung, investem nesse modelo de inovação aberta.

 

Crowdsourcing

 

Nesse modelo, você cria um tipo de concurso para quem resolver uma dificuldade do seu negócio mediante regras específicas e um prêmio estabelecido.

 

Esse é o crowdsourcing — uma das formas mais populares de implementar o Open Innovation.

 

Em 2012, a Netflix usou esse modelo e a proposta era a criação de um algoritmo que aprimorasse o sistema de recomendação de filmes da plataforma em 10%!

 

Exemplos de inovação aberta

 

Grandes empresas do mundo todo utilizam a inovação aberta para trazer novas soluções para o mercado. Confira alguns cases de sucesso:

 

Lego 

 

A empresa que marcou a infância de muita gente com suas pecinhas utiliza uma plataforma em que seus usuários podem dar ideias de design para o rótulo do brinquedo. 

 

Um produto que partiu da inovação aberta foi o Lego Big Bang Theory, por exemplo.

 

P&G

 

A P&G é bem conhecida por divulgar abertamente suas demandas a inovadores. Esses, por sua vez, acessam as informações e podem mandar suas ideias. 

 

Foi assim que a marca realizou diversas parcerias e criou soluções novas.

 

Local motores

 

Essa marca de carros desenvolve a maioria de seus produtos por meio de sua plataforma de inovação aberta. A Local Motors lança um desafio para seus usuários e eles podem mandar seus projetos para aprovação. 

 

Em 2015, a empresa lançou o “Desafio de Mobilidade Urbana: Berlim 2030” e conseguiu o projeto de um ônibus autônomo e que funciona pelo telefone. Interessante, não é?

 

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