O Dr. Chesbrough introduziu o termo inovação aberta em 2003 e o conceito se popularizou desde então por ser um excelente caminho para implementar novas soluções em seus negócios.
Netflix, Samsung e Lego são apenas alguns exemplos de grandes negócios que usam esse modelo para atrair mais ideias inovadoras e criar produtos exclusivos.
Quer saber mais sobre como funciona a inovação aberta? Continue lendo esse artigo que explicamos tudo sobre o assunto!
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O que é inovação aberta? E qual a diferença para inovação fechada?
Quando pensamos em implementar uma inovação na empresa, qual é a primeira imagem que surge na nossa mente?
A equipe sentada ao redor de uma mesa tentando chegar em alguma solução nova para o negócio, certo?
Esse é o conhecido e mais popular método de inovação fechada — o qual a empresa reúne ideias apenas entre os profissionais da organização.
Contudo, como o próprio nome já diz, é um modelo fechado. Você pega ideias só de pessoas que estão dentro de um meio, limitando um pouco as inovações.
Agora, e se você pudesse receber ideias não somente da sua equipe, como também de outros profissionais, universidades, empresas e até clientes? Você teria uma gama de soluções bem maior!
A inovação aberta é a abertura da empresa para a captação de ideias internas e externas a empresa a fim de chegar a uma solução.
A ideia central é abrir a demanda por uma solução com mais pessoas ou organizações além da equipe. Nesse caso, seu negócio pode buscar sozinho esses parceiros ou contratar outra empresa para intermediar a transação.
Tipos de inovação aberta
Existem três tipos de inovação aberta que você precisa conhecer.
Inbound
É a compra de uma solução de outra organização para implementar no seu negócio.
Esse processo envolve a colaboração de outras empresas, institutos, universidades, clientes e demais parceiros para esse fim.
Outbound
É a entrega de ideias e conhecimento da sua organização para outra.
Esse é um modelo que capta recursos com a propriedade intelectual da empresa.
Coupled
É a junção dos dois modelos anteriores.
Enquanto a empresa procura novas inovações para si, ela também desenvolve para outras organizações.
Quais são as vantagens da inovação aberta?
Não é à toa que a inovação aberta cresce tanto.
O modelo abandona aquela ideia de centralização de informação somente nas mãos do setor executivo da empresa a fim de obter um grande objetivo: uma solução nova para o negócio.
Confira as grandes vantagens da inovação aberta:
Mais rapidez
O processo é mais rápido desde a criação de uma ideia até a implementação.
E como você bem sabe: tempo é dinheiro!
Diferencial competitivo
Quando você aplica uma ideia mais rápido, é possível sair na frente da concorrência — e quem sai na frente tem sempre vantagem.
Além disso, você conta com parceiros diferenciados que outra marca não tem!
Custos e riscos menores
Qual pode ser o preço de investir em uma ideia que não dá certo? Qual o tamanho do esforço da equipe?
Nesse modelo, você consegue validar uma ideia mais rápido por não envolver mais pessoas.
Networking
Ainda que o projeto finalize, a empresa conhece e ganha parceiros que podem render muito mais que uma inovação.
O networking possibilita mais futuros negócios ou gera aprendizados que podem ser aplicados em outras áreas da empresa.
Como aplicar a inovação aberta na sua empresa?
Não existe apenas uma forma de implementar a inovação aberta em uma empresa. Veja como você pode aplicar:
Hackathon
Já imaginou uma maratona com diversas pessoas dispostas a desenvolver uma solução para seu negócio?
Ele reúne profissionais da área de tecnologia com um desafio que precisa de solução em tempo curto.
Ou seja, você pode encontrar o que você precisa em tempo recorde.
Programa de aceleração
Sua empresa fornece o suporte a uma startup para que as soluções desenvolvidas por ela virem produtos do seu negócio futuramente.
Diversos empreendimentos grandes, como a Samsung, investem nesse modelo de inovação aberta.
Crowdsourcing
Nesse modelo, você cria um tipo de concurso para quem resolver uma dificuldade do seu negócio mediante regras específicas e um prêmio estabelecido.
Esse é o crowdsourcing — uma das formas mais populares de implementar o Open Innovation.
Em 2012, a Netflix usou esse modelo e a proposta era a criação de um algoritmo que aprimorasse o sistema de recomendação de filmes da plataforma em 10%!
Exemplos de inovação aberta
Grandes empresas do mundo todo utilizam a inovação aberta para trazer novas soluções para o mercado. Confira alguns cases de sucesso:
Lego
A empresa que marcou a infância de muita gente com suas pecinhas utiliza uma plataforma em que seus usuários podem dar ideias de design para o rótulo do brinquedo.
Um produto que partiu da inovação aberta foi o Lego Big Bang Theory, por exemplo.
P&G
A P&G é bem conhecida por divulgar abertamente suas demandas a inovadores. Esses, por sua vez, acessam as informações e podem mandar suas ideias.
Foi assim que a marca realizou diversas parcerias e criou soluções novas.
Local motores
Essa marca de carros desenvolve a maioria de seus produtos por meio de sua plataforma de inovação aberta. A Local Motors lança um desafio para seus usuários e eles podem mandar seus projetos para aprovação.
Em 2015, a empresa lançou o “Desafio de Mobilidade Urbana: Berlim 2030” e conseguiu o projeto de um ônibus autônomo e que funciona pelo telefone. Interessante, não é?
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