Se você quer diferenciar sua empresa dos demais concorrentes e fortalecer seu nome no mercado, a inovação de produto é um dos melhores caminhos para atingir essa finalidade!
Afinal, imagine se a Apple tivesse parado no primeiro iPhone ou a Ford no lançamento do seu primeiro carro em 1903? Dificilmente essas empresas se tornariam as grandes marcas de hoje.
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E como disse Tom Peters, um dos maiores especialistas em gestão do mundo: “Para uma empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente”.
Portanto, se você quer saber como desenvolver novas soluções e trazer novidades para o mercado, continue lendo esse artigo!
O que é inovação de produto?
A inovação de produto consiste no processo de criação de uma solução nova ou reformulação e implementação de melhorias em um produto que já existe.
Além da competitividade, a inovação é a responsável por uma boa parcela do faturamento das empresas. Por exemplo, segundo uma pesquisa da McKinsey, 25% dos lucros totais da receita de um negócio vêm do lançamento de novos produtos.
Tanto que grandes marcas, como Apple e Microsoft, estão sempre inovando seus produtos e se mantendo no topo do mercado.
Inovação de produto x Inovação de processos
Enquanto a inovação de produto foca no resultado, a inovação de processo visa modificar as etapas de fabricação dos objetos de uma empresa.
Ou seja, esse modelo de inovação busca melhorar o processo para, como consequência, conquistar resultados melhores.
Além disso, a inovação de processo otimiza a fabricação, trazendo benefícios como:
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Aumento da produtividade;
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Redução de custos;
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Eliminação de erros e falhas.
Para implementar esse tipo de inovação, é preciso investir em tecnologias voltadas ao processo de fabricação — que agreguem mais valor e otimizem as etapas atualmente aplicadas.
Os principais fatores inovados são:
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Softwares;
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Máquinas;
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Equipamentos;
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Procedimentos;
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Métodos de distribuição.
Ah! A inovação de processos também pode ser aplicada na elaboração de prestações de serviços.
Como a inovação de produto pode ocorrer?
A inovação de produto pode ser implementada de três formas diferentes. Conheça-as abaixo:
Inovação radical
É a criação de um produto que ninguém nunca viu antes.
Por exemplo, a Microsoft foi a pioneira no desenvolvimento de um sistema operacional — o Windows — para computadores domésticos.
A empresa fez uma inovação radical no mercado e mudou a história, permitindo que pessoas comuns utilizassem o computador.
Esse é um modelo de inovação de produto e serviços que gera uma autoridade imensa para o negócio, porque você fica conhecido como o primeiro a desenvolver e comercializar uma solução.
Inovação incremental
É a implementação de melhorias em um produto que já existe.
A maioria das empresas prefere implementar a inovação incremental — trazendo uma nova funcionalidade, por exemplo — do que criar algo do zero através da inovação radical.
Afinal, por mais que esse segundo modelo traga uma série de benefícios para o negócio, a sua concretização não é simples, exigindo muitos recursos, testes e trabalho.
Em outras palavras: é mais barato incrementar as soluções que já existem e funcionam, do que criar outras.
Inclusive, até mesmo as empresas que desenvolveram uma inovação radical no passado, como a Microsoft, investem atualmente muito mais em implementar melhorias contínuas no produto do que criar outras soluções.
Inovação disruptiva
É a criação de um produto que gera uma mudança na forma de consumo do público.
Assim como nos demais modelos de inovação, o Windows também é um exemplo de produto que transformou a forma de consumo do seu mercado, provocando uma inovação disruptiva — tanto que até hoje é o sistema operacional mais usado no planeta.
No entanto, nem toda inovação radical é disruptiva e vice-versa!
Afinal, uma empresa pode pegar um produto que já existe, realizar melhorias e conseguir transformar a maneira de consumo existente.
Por exemplo, a Airbnb não criou o sistema de hospedagem, mas suas melhorias geraram um impacto tão importante quanto.
Como funciona o processo de inovação de um produto?
O processo de inovação de produto e serviço é dividido em seis etapas essenciais ao resultado.
Portanto, se sua empresa deseja implementar essa estratégia, deverá seguir esses passos:
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Idealização: a empresa reúne e seleciona ideias de novas soluções ou melhorias de produtos.
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Validação da ideia: as ideias passam por uma filtragem para saber se fazem realmente sentido ou não para o negócio.
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Elaboração do projeto: a ideia se transforma em projeto com um planejamento bem claro e elaborado.
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Desenvolvimento da solução: a equipe trabalha para desenvolver a solução.
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Teste: a solução passa por um período de teste para descobrir falhas e medir a aceitação do público.
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Lançamento: o produto ou melhoria vai para o mercado.
Quando investir em inovação de produtos
A inovação de produtos merece ser explorada sempre que a empresa identificar uma oportunidade no mercado, que necessita de uma solução inovadora.
Além disso, é essencial que a companhia esteja em um momento bom ou no mínimo estável, dado que esse tipo de investimento costuma ser de risco — ainda mais quando falamos de inovação radical.
Então, esteja sempre acompanhando o mercado, analisando as necessidades e dores do cliente e, quando o momento finalmente chegar, utilize a inovação de produtos ao seu favor!
Crie uma solução única e desejada pelos clientes e garanta mais relevância (e faturamento) a sua empresa.
Por que investir em inovação de produto
A importância da inovação vai além do aumento no faturamento.
Na verdade, a inovação de produto também pode proporcionar:
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Aumento da produtividade;
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Maior competitividade no mercado;
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Adaptação as nossas formas de consumo;
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Valorização da empresa.
Por isso, investir nesse modelo de inovação não é apenas uma estratégia de crescimento do negócio, como essencial para que a empresa mantenha-se relevante no mercado!
Afinal, as inovações fazem parte das nossas rotinas atuais e quanto mais as empresas se adaptarem a elas, menos chances terão de serem ultrapassadas pela concorrência — ou simplesmente esquecidas pelos clientes.
Exemplos de inovação de produtos
Saber como grandes empresas conseguiram inovar e se manter no topo do mercado com tempo pode servir de inspiração para trazer novidades para sua companhia.
Por isso, veja abaixo algumas histórias de sucesso envolvendo a inovação de produto:
Tesla
Impossível falar em inovação sem citar a marca Tesla.
A empresa é um exemplo de inovação incremental e disruptiva, porque mesmo não tendo inventado os carros elétricos, a companhia aprimorou tanto a tecnologia — reduzindo custos e aumentando o tempo de vida da bateria — que transformou o comportamento de consumo e tornou-se referência no mercado.
Sony
Câmeras, cinema, celular, música, videogame…
É impressionante como a Sony conseguiu fazer a inovação de produtos em diversos segmentos do mercado.
Inclusive, a empresa virou especialista em identificar os pontos fracos dos concorrentes e entregar melhor.
Das empresas citadas neste artigo, qual se destaca na sua inovação de produto? Comente!