Inovação de produto: o que é, como fazer e exemplos

Se você quer diferenciar sua empresa dos demais concorrentes e fortalecer seu nome no mercado, a inovação de produto é um dos melhores caminhos para atingir essa finalidade!

 

Afinal, imagine se a Apple tivesse parado no primeiro iPhone ou a Ford no lançamento do seu primeiro carro em 1903? Dificilmente essas empresas se tornariam as grandes marcas de hoje.

 

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E como disse Tom Peters, um dos maiores especialistas em gestão do mundo: “Para uma empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente”.

 

Portanto, se você quer saber como desenvolver novas soluções e trazer novidades para o mercado, continue lendo esse artigo!

 

O que é inovação de produto?

 

A inovação de produto consiste no processo de criação de uma solução nova ou reformulação e implementação de melhorias em um produto que já existe.

 

Além da competitividade, a inovação é a responsável por uma boa parcela do faturamento das empresas. Por exemplo, segundo uma pesquisa da McKinsey, 25% dos lucros totais da receita de um negócio vêm do lançamento de novos produtos. 

 

Tanto que grandes marcas, como Apple e Microsoft, estão sempre inovando seus produtos e se mantendo no topo do mercado.

 

Inovação de produto x Inovação de processos

 

Enquanto a inovação de produto foca no resultado, a inovação de processo visa modificar as etapas de fabricação dos objetos de uma empresa.

 

Ou seja, esse modelo de inovação busca melhorar o processo para, como consequência, conquistar resultados melhores.

 

Além disso, a inovação de processo otimiza a fabricação, trazendo benefícios como:

  • Aumento da produtividade;

  • Redução de custos;

  • Eliminação de erros e falhas.

 

Para implementar esse tipo de inovação, é preciso investir em tecnologias voltadas ao processo de fabricação — que agreguem mais valor e otimizem as etapas atualmente aplicadas.

 

Os principais fatores inovados são:

  • Softwares;

  • Máquinas;

  • Equipamentos;

  • Procedimentos;

  • Métodos de distribuição.

 

Ah! A inovação de processos também pode ser aplicada na elaboração de prestações de serviços.

 

inovação de produto: pessoa riscando um quadro

Como a inovação de produto pode ocorrer?

 

A inovação de produto pode ser implementada de três formas diferentes. Conheça-as abaixo:

 

Inovação radical

 

É a criação de um produto que ninguém nunca viu antes.

 

Por exemplo, a Microsoft foi a pioneira no desenvolvimento de um sistema operacional — o Windows — para computadores domésticos. 

 

A empresa fez uma inovação radical no mercado e mudou a história, permitindo que pessoas comuns utilizassem o computador. 

 

Esse é um modelo de inovação de produto e serviços que gera uma autoridade imensa para o negócio, porque você fica conhecido como o primeiro a desenvolver e comercializar uma solução.

 

Inovação incremental

 

É a implementação de melhorias em um produto que já existe. 

 

A maioria das empresas prefere implementar a inovação incremental — trazendo uma nova funcionalidade, por exemplo — do que criar algo do zero através da inovação radical. 

 

Afinal, por mais que esse segundo modelo traga uma série de benefícios para o negócio, a sua concretização não é simples, exigindo muitos recursos, testes e trabalho.

 

Em outras palavras: é mais barato incrementar as soluções que já existem e funcionam, do que criar outras.

 

Inclusive, até mesmo as empresas que desenvolveram uma inovação radical no passado, como a Microsoft, investem atualmente muito mais em implementar melhorias contínuas no produto do que criar outras soluções.

 

Inovação disruptiva

 

É a criação de um produto que gera uma mudança na forma de consumo do público. 

 

Assim como nos demais modelos de inovação, o Windows também é um exemplo de produto que transformou a forma de consumo do seu mercado, provocando uma inovação disruptiva — tanto que até hoje é o sistema operacional mais usado no planeta. 

 

No entanto, nem toda inovação radical é disruptiva e vice-versa!

 

Afinal, uma empresa pode pegar um produto que já existe, realizar melhorias e conseguir transformar a maneira de consumo existente.

 

Por exemplo, a Airbnb não criou o sistema de hospedagem, mas suas melhorias geraram um impacto tão importante quanto.

 

Como funciona o processo de inovação de um produto?

 

O processo de inovação de produto e serviço é dividido em seis etapas essenciais ao resultado.

 

Portanto, se sua empresa deseja implementar essa estratégia, deverá seguir esses passos:

  1. Idealização: a empresa reúne e seleciona ideias de novas soluções ou melhorias de produtos.

  2. Validação da ideia: as ideias passam por uma filtragem para saber se fazem realmente sentido ou não para o negócio.

  3. Elaboração do projeto: a ideia se transforma em projeto com um planejamento bem claro e elaborado. 

  4. Desenvolvimento da solução: a equipe trabalha para desenvolver a solução.

  5. Teste: a solução passa por um período de teste para descobrir falhas e medir a aceitação do público. 

  6. Lançamento: o produto ou melhoria vai para o mercado. 

 

 

Quando investir em inovação de produtos

 

A inovação de produtos merece ser explorada sempre que a empresa identificar uma oportunidade no mercado, que necessita de uma solução inovadora.

 

Além disso, é essencial que a companhia esteja em um momento bom ou no mínimo estável, dado que esse tipo de investimento costuma ser de risco — ainda mais quando falamos de inovação radical.

 

Então, esteja sempre acompanhando o mercado, analisando as necessidades e dores do cliente e, quando o momento finalmente chegar, utilize a inovação de produtos ao seu favor!

 

Crie uma solução única e desejada pelos clientes e garanta mais relevância (e faturamento) a sua empresa.

 

Por que investir em inovação de produto

 

A importância da inovação vai além do aumento no faturamento.

 

Na verdade, a inovação de produto também pode proporcionar:

 

Por isso, investir nesse modelo de inovação não é apenas uma estratégia de crescimento do negócio, como essencial para que a empresa mantenha-se relevante no mercado!

 

Afinal, as inovações fazem parte das nossas rotinas atuais e quanto mais as empresas se adaptarem a elas, menos chances terão de serem ultrapassadas pela concorrência — ou simplesmente esquecidas pelos clientes.

 

Exemplos de inovação de produtos 

 

Saber como grandes empresas conseguiram inovar e se manter no topo do mercado com tempo pode servir de inspiração para trazer novidades para sua companhia. 

 

Por isso, veja abaixo algumas histórias de sucesso envolvendo a inovação de produto:

 

Tesla

 

Impossível falar em inovação sem citar a marca Tesla

 

A empresa é um exemplo de inovação incremental e disruptiva, porque mesmo não tendo inventado os carros elétricos, a companhia aprimorou tanto a tecnologia — reduzindo custos e aumentando o tempo de vida da bateria — que transformou o comportamento de consumo e tornou-se referência no mercado.

 

Sony

 

Câmeras, cinema, celular, música, videogame… 

 

É impressionante como a Sony conseguiu fazer a inovação de produtos em diversos segmentos do mercado.

 

Inclusive, a empresa virou especialista em identificar os pontos fracos dos concorrentes e entregar melhor.

 

Das empresas citadas neste artigo, qual se destaca na sua inovação de produto? Comente!

 

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