Como se preparar para ter ideias inovadoras?

Se fossemos revirar o dicionário para buscar o conceito da palavra inovação iríamos achar significados como ação ou efeito de inovar, aquilo que é novo e novidade. Por aqui, vamos estender esse termo para exploração de novas ideias inovadoras de sucesso!

 

A inovação pode estar relacionada a novos mercados, processos e métodos, novas formas de se organizar, novos produtos, enfim, é sempre um grande desafio criar algo do zero ou até mesmo otimizar qualquer coisa que já exista.

 

Clique na imagem acessar o Açolab podcast, ou aqui.

 

Leia também: Diversidade nas empresas gera mais inovação

Leia também: Mas afinal, o que é inovação aberta?

 

Ideias inovadoras para o futuro

 

Na ArcelorMittal somos adeptos do novo! Acreditamos que o futuro está nas mãos de grandes inovadores que estejam dispostos a apostar no ineditismo.

 

E como somos engajados na proposta de ideias inovadoras, criamos um projeto que representa muito bem nossas propostas e convicções.

 

ideias inovadorasO Açolab, laboratório de inovação aberta da ArcelorMittal Longos, ajuda na cocriação de soluções inovadoras.

 

Trata-se de um espaço de fusão de ideias. Nele, exploramos ao máximo todo o universo da inovação

 

Em uma dessas ‘viagens’ que fazemos com objetivo de fortalecer ideias inovadoras, criamos o ArcelorMittal Talks.

 

O evento é uma proposta de diálogo aberto com gestores e cidadãos interessados em entender um pouco mais desse universo da inovação, seja nos negócios, no dia a dia ou na tecnologia.

 

Em nossa primeira edição, Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, e a atualemente diretora de Estratégia, Inovação e Transformação do Negócio da ArcelorMittal Longos, Paula Harraca, comandaram o bate-papo sobre inovação.

 

Ao falar sobre como as novas tecnologias proporcionam comodidade, Gustavo mencionou diversas ideias que começaram como uma proposta de facilitar a vida das pessoas, citando exemplos de algumas ferramentas muito utilizadas, como o Nubank, Uber e Instagram. 

 

Por que você deve inovar

 

Todas essas marcas chegaram no mercado visando facilidade aos usuários, mas antes de se tornarem usuais no cotidiano, foram alvo de dúvidas e descrenças por parte de pessoas que não acreditam no poder do novo: 

 

“A gente tem que começar a pensar de um jeito diferente, nosso cérebro nos engana e só vemos o futuro de forma linear, e o mundo não é linear. Novas tecnologias, que começam desacreditadas, de repente viram um padrão, e aí a gente já não sabe viver sem aquele negócio. E as empresas que acham que o mundo vai continuar igual, vão desaparecer”, comenta Gustavo. 

 

Já Paula Harraca fortaleceu ainda mais o fato de que todas as empresas precisam garantir longevidade, ou seja, maior tempo de atividade, com propostas de inovação e tecnologia.

 

Afinal, você já parou para pensar em como sua empresa vai estar daqui a 10 anos? Ela ainda estará gerando lucro?

 

Seu produto precisa garantir que seu negócio esteja sempre no topo, seja no presente ou no futuro: “O mundo está mudando, o futuro já está aqui. E se esse futuro é difícil de prever, a melhor forma de começar a entender a realidade é olhar para o mercado”, explica a diretora de Inovação. 

 

Inovação é sinônimo de sucesso 

 

Além de pensar em tecnologia, é preciso se reinventar. Algumas das maiores empresas do mundo pararam de entregar um serviço básico e começaram a investir nas grandes novidades, e para isso, é preciso se adaptar e aceitar que o futuro já chegou!

 

Está a fim de se inspirar? Ideias inovadoras com geram resultados, veja como estimulá-las no nosso 1º Açolab Talks - Inovação no YouTube.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário