Como engajar empregados na inovação? Confira dicas práticas!

Descobrir como engajar empregados na inovação é uma excelente forma de estimular o desenvolvimento de novas soluções na organização. 

 

Como eles estão por dentro da parte interna do negócio, podem contribuir bastante para a criação de propostas inovadoras — e, possivelmente, uma nova implementação. 

 

Quer saber mais sobre como engajar empregados na inovação? Trouxemos algumas dicas nesse artigo! Continue a leitura…

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Como mensurar a inovação 

Leia também: Para que serve um laboratório de inovação? Descubra! 

 

Por que engajar empregados na inovação?

 

Sabemos que os colaboradores são os principais responsáveis pela inovação em uma empresa, afinal, são eles que propõem e executam novas ideias. 

 

Ou seja, a inovação não seria possível sem eles. 

 

Além disso, são os empregados que ficam por dentro dos principais desafios de uma organização. Por exemplo, se o produto da empresa estiver com problema, o funcionário é quem vai receber a reclamação do cliente.

 

Sendo assim, o engajamento dos colaboradores pode agregar demais na proposta de novas soluções para a empresa.

 

Maneiras de engajar empregados na inovação

 

Como engajar empregados na inovação: funcionários interagindo felizesNa maioria das vezes, um funcionário não entra em uma empresa pensando em inovar, sendo o papel da instituição engajá-lo para essa finalidade. 

 

A seguir, trouxemos algumas maneiras de engajar os empregados na inovação. Confira: 

 

Comece na contratação

 

É importante pensar nessa parte desde a seleção de novos empregados para a empresa. 

 

Como existem pessoas com perfis diferentes, você precisa identificar as características de personalidade que contribuiriam mais para a inovação da empresa. 

 

Vale ressaltar que o processo de inovação tem etapas diferentes — e precisa de pessoas com perfis diferentes

 

Por exemplo, a fase de proposta de uma solução combina bastante com pessoas criativas, mas a parte de planejamento e execução pode funcionar melhor com indivíduos mais analíticos

 

Crie um sentimento de comunidade

 

Em seguida, você precisa despertar o sentimento de comunidade naquele funcionário. Ele precisa sentir que faz parte da empresa para enxergar a inovação como uma responsabilidade dele também e não como algo a parte de sua vida. 

 

Além dessa sensação de conexão com o negócio, é importante ele sentir que está contribuindo com algo maior — o propósito da empresa.

 

Seja acessível 

 

Embora não seja possível ficar disponível o tempo inteiro, é importante ter momentos de mais acessibilidade para o empregado conseguir conversar com você sobre uma nova ideia ou problema observado em um dos processos da empresa. 

 

Isso abre espaço para receber diversos insights que você nunca pensaria. 

 

Além disso, muitos colaboradores não falam suas ideias por medo da opinião dos supervisores, então, é importante realmente estimular e perguntar de vez em quando a opinião deles sobre pontos importantes da empresa.

 

Saiba dar feedback

 

Um simples feedback tem o poder de engajar mais ainda um empregado na inovação ou desestimular completamente não apenas ele, como os outros colaboradores. 

 

Então, é essencial saber dar retornos positivos e negativos da forma certa.

 

Recompense 

 

Se o funcionário colaborar de alguma forma com uma nova solução ou apontar uma falha na operação da empresa, sempre recompense. 

 

Quando falamos recompensar, não necessariamente significa dar uma promoção ou um bônus, pode ser um treinamento, dia de folga ou até mesmo um simples elogio. O importante mesmo é o funcionário sentir que valeu a pena seu esforço.

 

Incentive o aprendizado

 

Antes da inovação, tem as ideias. Mas e o que vem antes das ideias? 

 

O conhecimento

 

O conhecimento é o que permite um empregador expandir a sua cabeça e pensar sob uma nova perspectiva — que pode gerar uma inovação

 

Por isso, sempre incentive novos treinamentos, cursos, palestras, workshops, dentre outras formas de aprendizado. 

 

Integre a equipe

 

De vez em quando, você pode promover algum evento ou reunião dentro da própria empresa para estimular a interação entre os colaboradores. 

 

Essa é uma maneira simples de gerar uma descontração da rotina — o que estimula a criatividade — e, ao mesmo tempo, juntar as mentes dos funcionários e expandir a perspectiva de cada um.

 

Adote a inovação aberta

 

A inovação aberta significa abrir a empresa para receber inovações não apenas dos próprios colaboradores, como também de pessoas de fora. 

 

Essa junção dos empregados da própria empresa mais uma visão externa pode proporcionar o desenvolvimento de novas soluções

 

Sendo assim, é uma boa forma de engajar empregados na inovação.

 

É assim que funciona no Açolab, lab de inovação aberta da ArcelorMittal. Reunimos startups, empresas e empregados para juntos pensarem novas soluções para o negócio. Conheça os benefícios de participar do nosso ecossistema!

 

Como você viu, não basta contratar um funcionário e esperar que ele engaje na inovação sozinho. Você precisa implementar uma cultura de inovação na sua empresa. 

 

Sendo assim, implemente as dicas que trouxemos neste artigo e colha os resultados de engajar empregados na inovação!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário