Como mensurar a inovação

Mensurar a inovação é um processo fundamental para os negócios que desejam alcançar os melhores resultados possíveis com as ideias colocadas em prática.

 

Afinal, essa ferramenta ajuda a orientar os gestores acerca do desempenho de determinado produto, serviço ou solução — impedindo que uma ideia inovadora se transforme na ruína de uma empresa.

 

Quer saber como mensurar a inovação? Leia esse conteúdo até o final e descubra quais ferramentas você pode usar nessa estratégia!

 

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Leia também: Como fazer uma gestão da inovação eficiente?

Leia também: Quais são os principais KPIs de inovação?

 

Importância de mensurar a inovação

 

mensurar inovação: pessoas de negócio analisando gráficos e dados em uma mesaIdeias inovadoras, quando aplicadas de modo estratégico, podem proporcionar à empresa excelentes resultados. Contudo, como esses retornos nem sempre são em formato monetário, alguns gestores não conseguem enxergá-los.

 

Essa falta de mensuração pode fazer com que empresas abram mão de soluções incríveis, com excelente potencial para gerar resultados — sejam eles internos ou externos.

 

Além disso, ao não mensurar a inovação, o negócio corre o risco de tomar uma decisão contrária: continuar investindo em ideias que não geram retornos vantajosos.

 

Ou seja, sua empresa pode estar perdendo dinheiro!

 

Outras vantagens de mensurar a inovação são:

  • Identificar os pontos mais fortes e fracos do negócio;

  • Possuir uma visão clara sobre a capacidade em inovar da empresa;

  • Estar em constante evolução no potencial de inovação;

  • Garantir maior assertividade nas tomadas de decisão;

  • Promover uma cultura interna de inovação.

 

Como medir a inovação de uma empresa?

 

Para mensurar a inovação — e assegurar ao gestor uma visão mais estratégica do negócio — é preciso utilizar os indicadores de desempenho (KPIs).

 

Essas ferramentas serão responsáveis por medir o desempenho de diferentes áreas e atividades realizadas no negócio, oferecendo ao final de determinado período dados completos sobre os resultados alcançados.

 

A depender do sistema escolhido pela sua empresa, essas informações são dadas em formatos de dashboards, otimizando ainda mais o entendimento e clareza dos gestores.

 

Atualmente existem inúmeros indicadores de desempenho, que podem ser utilizados para mensurar a inovação. Contudo, para orientar a sua escolha, trouxemos abaixo alguns tipos de KPIs indicados para esse processo.

 

Cultura de inovação

 

Possuir uma cultura de inovação bem estruturada na empresa é uma excelente maneira de incentivar os colaboradores a estarem sempre agregando ideias inovadoras — e a se engajarem em estratégias como os programas de inovação.

 

Ou seja, essa cultura é um dos pilares da inovação em uma empresa, devendo ser avaliada durante o processo de mensuração.

 

Os indicadores de desempenho que você pode utilizar para mensurar a cultura de inovação são:

  • Quantidade de novas ideias;

  • Tempo gasto no desenvolvimento das ideias x Tempo gasto na operação das atividades;

  • Número de ideias dos colaboradores x Número de ideias dos gestores.

 

O último indicador é excelente para empresas que obtêm resultados bastante inovadores, pois esses gestores podem visualizar se é devido a uma cultura de inovação bem estruturada — com alta participação dos colaboradores — ou devido à capacidade desses superiores.

 

Retorno sobre investimento (ROI)

 

A taxa de retorno sobre investimento representa os lucros obtidos por uma empresa após investir tempo e recursos em determinada ideia.

 

Esse indicador é utilizado para mensurar a inovação, dado que toda ideia inovadora precisa de investimento, o qual deve ser medido e avaliado com frequência, impedindo que a empresa perca dinheiro.

 

Desse modo, caso o ROI seja positivo — o retorno maior que o investimento — significa que vale a pena continuar investindo naquela inovação.

 

Caso contrário, o ideal é que sua empresa deixe essa solução de lado e comece a  desenvolver outras.

 

Quantidades

 

Esse tópico envolve alguns indicadores relacionados a quantidade, os quais devem estar presentes durante seu processo de mensurar a inovação.

 

O primeiro é a quantidade de projetos em andamento, que indica quantos projetos foram retirados do papel e colocados em prática pela sua empresa.

 

Com essa informação, é possível avaliar a capacidade do negócio em executar vários projetos em simultâneo, assim como o seu nível de inovação a curto, médio e longo prazo.

 

Outras métricas desse grupo que sua empresa pode usar para mensurar a inovação são:

  • Quantidade de inovações;

  • Quantidade de ideias geradas;

  • Taxa de ideias por colaborador.

 

Liderança

 

Os líderes de uma empresa não somente são responsáveis por administrar o negócio e gerir as atividades, como também servem de fonte de inspiração aos demais colaboradores.

 

Desse modo, quanto mais resultados voltados à área de inovação eles apresentarem, mais incentivados estarão os seus subordinados a alcançarem resultados semelhantes (ou melhores!).

 

Então, aplique esses KPIs ao mensurar a inovação dos líderes de sua empresa:

  • Número de executivos com treinamento voltado à inovação;

  • Taxa de ideias por gestor;

  • Tempo gasto em inovação estratégica.

 

Sucesso

 

Por fim, seu negócio deve mensurar o resultado obtido pela inovação gerada através da taxa de sucesso!

 

Esse indicador é recomendado para avaliar o desempenho dos produtos ou serviços lançados por uma empresa, nesse caso, considerados inovadores.

 

A taxa de sucesso mede a qualidade das novas soluções desenvolvidas, quantos projetos de inovação chegam à fase de roll-out, e quantos morrem pelo caminho.

 

Essas são algumas das formas de mensurar a inovação mais usadas pelas grandes empresas. Qual você usa no seu negócio?

 

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