Mensurar a inovação é um processo fundamental para os negócios que desejam alcançar os melhores resultados possíveis com as ideias colocadas em prática.
Afinal, essa ferramenta ajuda a orientar os gestores acerca do desempenho de determinado produto, serviço ou solução — impedindo que uma ideia inovadora se transforme na ruína de uma empresa.
Quer saber como mensurar a inovação? Leia esse conteúdo até o final e descubra quais ferramentas você pode usar nessa estratégia!
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Importância de mensurar a inovação
Ideias inovadoras, quando aplicadas de modo estratégico, podem proporcionar à empresa excelentes resultados. Contudo, como esses retornos nem sempre são em formato monetário, alguns gestores não conseguem enxergá-los.
Essa falta de mensuração pode fazer com que empresas abram mão de soluções incríveis, com excelente potencial para gerar resultados — sejam eles internos ou externos.
Além disso, ao não mensurar a inovação, o negócio corre o risco de tomar uma decisão contrária: continuar investindo em ideias que não geram retornos vantajosos.
Ou seja, sua empresa pode estar perdendo dinheiro!
Outras vantagens de mensurar a inovação são:
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Identificar os pontos mais fortes e fracos do negócio;
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Possuir uma visão clara sobre a capacidade em inovar da empresa;
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Estar em constante evolução no potencial de inovação;
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Garantir maior assertividade nas tomadas de decisão;
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Promover uma cultura interna de inovação.
Como medir a inovação de uma empresa?
Para mensurar a inovação — e assegurar ao gestor uma visão mais estratégica do negócio — é preciso utilizar os indicadores de desempenho (KPIs).
Essas ferramentas serão responsáveis por medir o desempenho de diferentes áreas e atividades realizadas no negócio, oferecendo ao final de determinado período dados completos sobre os resultados alcançados.
A depender do sistema escolhido pela sua empresa, essas informações são dadas em formatos de dashboards, otimizando ainda mais o entendimento e clareza dos gestores.
Atualmente existem inúmeros indicadores de desempenho, que podem ser utilizados para mensurar a inovação. Contudo, para orientar a sua escolha, trouxemos abaixo alguns tipos de KPIs indicados para esse processo.
Cultura de inovação
Possuir uma cultura de inovação bem estruturada na empresa é uma excelente maneira de incentivar os colaboradores a estarem sempre agregando ideias inovadoras — e a se engajarem em estratégias como os programas de inovação.
Ou seja, essa cultura é um dos pilares da inovação em uma empresa, devendo ser avaliada durante o processo de mensuração.
Os indicadores de desempenho que você pode utilizar para mensurar a cultura de inovação são:
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Quantidade de novas ideias;
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Tempo gasto no desenvolvimento das ideias x Tempo gasto na operação das atividades;
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Número de ideias dos colaboradores x Número de ideias dos gestores.
O último indicador é excelente para empresas que obtêm resultados bastante inovadores, pois esses gestores podem visualizar se é devido a uma cultura de inovação bem estruturada — com alta participação dos colaboradores — ou devido à capacidade desses superiores.
Retorno sobre investimento (ROI)
A taxa de retorno sobre investimento representa os lucros obtidos por uma empresa após investir tempo e recursos em determinada ideia.
Esse indicador é utilizado para mensurar a inovação, dado que toda ideia inovadora precisa de investimento, o qual deve ser medido e avaliado com frequência, impedindo que a empresa perca dinheiro.
Desse modo, caso o ROI seja positivo — o retorno maior que o investimento — significa que vale a pena continuar investindo naquela inovação.
Caso contrário, o ideal é que sua empresa deixe essa solução de lado e comece a desenvolver outras.
Quantidades
Esse tópico envolve alguns indicadores relacionados a quantidade, os quais devem estar presentes durante seu processo de mensurar a inovação.
O primeiro é a quantidade de projetos em andamento, que indica quantos projetos foram retirados do papel e colocados em prática pela sua empresa.
Com essa informação, é possível avaliar a capacidade do negócio em executar vários projetos em simultâneo, assim como o seu nível de inovação a curto, médio e longo prazo.
Outras métricas desse grupo que sua empresa pode usar para mensurar a inovação são:
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Quantidade de inovações;
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Quantidade de ideias geradas;
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Taxa de ideias por colaborador.
Liderança
Os líderes de uma empresa não somente são responsáveis por administrar o negócio e gerir as atividades, como também servem de fonte de inspiração aos demais colaboradores.
Desse modo, quanto mais resultados voltados à área de inovação eles apresentarem, mais incentivados estarão os seus subordinados a alcançarem resultados semelhantes (ou melhores!).
Então, aplique esses KPIs ao mensurar a inovação dos líderes de sua empresa:
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Número de executivos com treinamento voltado à inovação;
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Taxa de ideias por gestor;
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Tempo gasto em inovação estratégica.
Sucesso
Por fim, seu negócio deve mensurar o resultado obtido pela inovação gerada através da taxa de sucesso!
Esse indicador é recomendado para avaliar o desempenho dos produtos ou serviços lançados por uma empresa, nesse caso, considerados inovadores.
A taxa de sucesso mede a qualidade das novas soluções desenvolvidas, quantos projetos de inovação chegam à fase de roll-out, e quantos morrem pelo caminho.
Essas são algumas das formas de mensurar a inovação mais usadas pelas grandes empresas. Qual você usa no seu negócio?