Programas de inovação: aprenda a implementar em sua empresa

Como uma ideia inovadora pode mudar o futuro de um negócio, os programas de inovação estão se tornando fundamentais para o sucesso de um empreendimento mercado.

 

Com essa estratégia, todos os setores vão se voltar ao mesmo objetivo, compartilhando informações e otimizando processos.

 

Para aprender como revolucionar seu negócio, continue lendo esse conteúdo! 

 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Importância da inovação: por que ela é essencial nos dias atuais?

Leia também: Inovação e empreendedorismo: o segredo para o sucesso do seu negócio

 

O que são programas de inovação?

 

Programas de inovação são meios utilizados pelas empresas para “pensar fora da caixa”.

 

Com essa ferramenta, é possível transformar processos, produtos e resultados ao deixar de lado a zona de conforto e se arriscar em novas estratégias.

 

O programa também pode integrar todos os setores da companhia, não somente o de desenvolvimento de ideias, otimizando a produtividade da equipe como um todo.

 

Importância para o sucesso do negócio

 

Além da maior produtividade, os programas de inovação também conectam os setores da empresa, que podem compartilhar ideias e soluções — contribuindo para o aumento dos resultados.

 

Uma das etapas de implementação dessa ferramenta (você vai conhecer a seguir), é justamente a qualificação dos colaboradores.

 

Desse modo, outra vantagem dos programas é o desenvolvimento de novas capacidades, sejam técnicas ou comportamentais, as quais influenciam na qualidade dos serviços e produtos.

 

Há também um maior engajamento da equipe, que fará parte mais ativamente da criação e processos, aumentando o sentimento de pertencimento à empresa — e todos amam defender o que é seu.

 

Por fim, os processos otimizados, maior produtividade e soluções mais modernas, resultam na redução de custos para o negócio e até mesmo adoção de práticas sustentáveis.

 

Como implementar programas de inovação nas empresas

 

Programas de inovação: homem de negócio segurando banner com a palavra "innovation" e símbolos de inovação.

 

Deseja garantir todos os benefícios acima para seu negócio? Veja abaixo as etapas fundamentais para adotar programas de inovação nas empresas.

 

 

 

 

 

Envolva os colaboradores

 

Lembra do sentimento de pertencimento? Ele deve ser explorado durante essa etapa, convidando a equipe para participar da implementação dessa nova estratégia.

 

Ah! Não se limite a colaboradores do setor criativo e administrativo. 

 

Na verdade, quanto mais diversificada sua equipe de inovação for, mais oportunidades sua companhia terá de obter ideias inovadoras.

 

Então, convide funcionários de setores diversos, com habilidades e perfis comportamentais também diferentes.

 

A mesma recomendação vale para os níveis dos cargos, ou seja, convide tanto colaboradores juniores como seniores.

 

E claro: escute com atenção cada ideia, validando as melhores e incentivando a participação de todos. O programa de inovação conectado à integração dos setores é fundamental para obter resultados positivos.

 

Mude a cultura da empresa

 

Antes de cobrar da equipe uma postura inovadora, é necessário avaliar se a cultura da empresa promove essa característica.

 

Caso a resposta seja negativa, será preciso promover essa mudança.

 

Afinal, sem esse incentivo interno, até mesmo o profissional mais criativo do mundo pode mitigar essa habilidade.

 

Confira algumas mudanças que podem ser feitas no ambiente de trabalho, visando transformar a cultura do negócio para inovadora:

  • Desenvolva um espaço aberto à comunicação;

  • Mude o ambiente de trabalho, implementando fatores que influenciam na criatividade;

  • Esteja sempre incentivando o desenvolvimento e compartilhamento de ideias;

  • Pergunte a sua equipe quais são os fatores negativos do ambiente de trabalho.

 

Não se desanime se a primeira opção não promover a mudança desejada, afinal, cada empresa possui características únicas — e nem sempre algo que dá certo para um, funciona com todos.

 

Em vez disso, teste cada uma das ideias apontadas acima, investindo na que oferecer os melhores resultados com a sua equipe!

 

Implemente um programa de ideias

 

Toda inovação parte de uma ideia.

 

Muitas vezes, uma solução incrível já foi pensada por um funcionário, que a guardou por não encontrar espaço para compartilhar.

 

O programa de ideias serve justamente para não só extrair essas propostas guardadas, como também incentivar o desenvolvimento de novas.

 

Inclusive, você pode agregar a essa estratégia um programa de recompensas, oferecendo brindes aos colaboradores que participarem e oferecerem ideias de qualidade.

 

Ademais, o formato adotado pelas empresas tem cada vez mais se diversificado — gincanas, com formação de times, são um dos favoritos.

 

Para escolher qual implementar, avalie a estrutura do negócio, o perfil dos colaboradores, a rotina do ambiente, espaço e demais fatores essenciais às características da companhia.

 

Contudo, quanto mais criativo o programa for, mais engajada será a equipe!

 

Treine a sua equipe

 

O treinamento é fundamental para aprender novas capacidades, ou simplesmente atualizar os conhecimentos, sobretudo relacionados à inovação (que está sempre mudando).

 

Portanto, invista em cursos, palestras, exposições e workshops sobre o tema, ajudando seus colaboradores a desenvolverem a habilidade de inovação e contribuir para o crescimento da empresa.

 

Além disso, esteja sempre incentivando a capacitação pessoal de cada funcionário.

 

Dica: faça convênios com instituições de ensino profissionalizantes, oferecendo descontos aos empregados e facilitando o acesso a esse aprendizado.

 

Implemente um software de gestão de ideias

 

Deixe o papel e a caneta de lado!

 

Ao invés dessas ferramentas, durante a implementação de programas de inovação, utilize um software específico para gestão de ideias.

 

Com ele, o compartilhamento de soluções entre os colaboradores é otimizado, assim como o gerenciamento da estratégia como um todo.

 

Ademais, com esse sistema será mais fácil mensurar os resultados obtidos com cada inovação implementada, conseguindo fazer as alterações necessárias em menos tempo.

 

Participe de um programa de inovação aberta

 

Essa estratégia tem como principal objetivo conectar empresas com fontes externas, as quais vão agregar ideias, soluções, processos e demais inovações para seu negócio.

 

Grandes empresas como Microsoft e Samsung já participaram de programas de inovação aberta, garantindo excelentes resultados — que sua empresa também pode alcançar ao se jogar nessa ideia!

 

Conheça a Açolab

 

Criada em 2018, a Açolab é o primeiro hub de inovação da indústria de aço do mundo!

 

Através da AcelorMittal, promovemos a inovação de projetos, culturas, relacionamentos estratégicos e investimento, tudo voltado ao mesmo objetivo: atrair novos negócios e projetos de alto valor!

 

Sabendo da importância da conexão, sobretudo para inovação, estamos sempre em contato com startups, empreendedores e pesquisadores.

 

E claro: queremos nos conectar com você!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso programa de inovação!

 

 

 

 

Adicionar um comentário


Comentários