Inovação e empreendedorismo: o segredo para o sucesso do seu negócio

Em um cenário de constantes mudanças, inovação e empreendedorismo se entrelaçam o tempo todo, tornando-se essenciais para quem deseja alcançar o sucesso.

 

Inclusive, sem a unificação desses conceitos, é bem provável que um negócio encerre suas atividades em menos de um ano, como ocorre com 20% das empresas.

 

Para não fazer parte dessa estatística, aprenda como relacionar inovação e empreendedorismo de modo inteligente e estratégico. Boa leitura!

 

podcast inovação

Clique na imagem acessar o Açolab podcast, ou aqui.

 

Leia também: Inovação disruptiva: o que é, vantagens e exemplos!

Leia também: Inovação incremental: o que é, vantagens e exemplos

 

O que é inovação e empreendedorismo?

 

Inovação é o processo de agregar valor a ideias, soluções ou serviços que já existem, visando oferecer mais funcionalidades aos consumidores, solucionar falhas/lacunas e reduzir custos ou simplesmente criar alto totalmente novo e disruptivo.

 

Por mais que não dependa do empreendedorismo para ser desenvolvida — existem diversos estudos inovadores no ramo da pesquisa, por exemplo — e vice-versa, ambos os conceitos se complementam.

 

Desse modo, um empreendedorismo inovador é aquele que oferece soluções e serviços fora do comum e o consumidor não consegue encontrar na concorrência.

 

Ademais, os produtos inovadores devem impactar o mercado e agregar diferenciais relevantes ao cliente, isto é, características que provoquem de fato mudanças na forma e preferência de consumo.

 

Qual a relação entre inovação e empreendedorismo?

 

Para uma ideia ser inovadora, não precisa necessariamente agregar valor ao mercado de consumo. Assim como não é necessário sempre inovar no empreendedorismo, oferecendo aos clientes produtos já disponíveis no mercado.

 

Contudo, uma empresa inovadora se destaca entre a concorrência, justamente por sair da mesmice e disponibilizar ao consumidor algo nunca antes visto — ou até mesmo imaginado.

 

Com isso, a principal relação entre inovação e empreendedorismo está em alcançar o sucesso, uma vez que as duas ideias juntas são capazes de desenvolver um negócio fora do comum, causando alto impacto e tornando-se relevante.

 

Importância da inovação no empreendedorismo

Inovação e empreendedorismo: ilustração colorida de três pessoas em uma reunião e vários elementos sobre criatividade desenhados ao redor.

Em uma startup, sobretudo, inovação e empreendedorismo devem andar lado a lado.

 

Afinal, esse modelo de empresa tem como principal característica oferecer soluções inovadoras, que não são encontradas na concorrência, mas que eram necessárias ao mercado de consumo.

 

Todavia, unificar esses conceitos é importante para o sucesso de qualquer modelo de empresa que deseja solidificar seu nome e continuar crescendo.

 

Além disso, ao saber o que é inovação no empreendedorismo (e aplicar esse conceito) fica mais fácil identificar as oportunidades e traçar as melhores estratégias para aproveitá-las.

 

Sem falar na versatilidade que será agregada à sua empresa, tornando-a capaz de se reinventar e se adequar às novas tendências — que surgem a todo momento.

 

5 dicas de como inovar na sua empresa

 

Deseja agregar mais valor aos seus produtos e tornar seu negócio relevante? Então, veja abaixo como unificar e implementar os conceitos de inovação e empreendedorismo.

 

1. Tenha objetivos concretos e alinhados

 

Defina os objetivos principais da sua empresa e alinhe-os com as expectativas de toda equipe.

 

A partir disso, será possível desenvolver estratégias direcionadas a essas metas, inclusive em relação aos processos inovadores necessários para alcançar cada uma.

 

Por exemplo, se o objetivo principal é possuir uma empresa sempre antenada às novidades, então, as inovações devem ser frequentes e voltadas às necessidades mais recentes do público.

 

2. Estude o mercado e a concorrência

 

Para desenvolver soluções inovadoras, primeiramente, é necessário conhecer os produtos oferecidos pela sua coerência e, a partir daí, tentar criar algo diferente.

 

Além disso, estude o seu público, descobrindo quais necessidades não são supridas pelos produtos disponíveis no mercado.

 

E lembre-se: quanto mais profunda for sua pesquisa, mais chances sua empresa terá de oferecer um produto completo com soluções que a persona nem sabia que precisava.

 

3. Promova a criatividade na equipe

 

A criatividade é essencial para o processo inovador.

 

Portanto, promova exercícios que estimulem a criatividade dos colaboradores, incentivando essa habilidade constantemente. 

 

Outra dica: deixe claro que a opinião de cada um é relevante e será considerada, dando-os maior confiança para participar e expor ideias, afinal, pode ser que a ideia de ouro esteja guardada na mente de um funcionário tímido.

 

4. Mantenha o foco do cliente

 

Um produto só é inovador se agregar valor ao cliente.

 

Então, durante todo o processo de criação, mantenha o foco do cliente, visando desenvolver uma solução eficiente para algum problema da persona.

 

Foque também no perfil de consumo do seu público-alvo, de modo a não desenvolver um produto incrível, mas muito acima da capacidade de compra dos clientes.

 

5. Capacite os colaboradores

 

Através do desenvolvimento de novas habilidades, os funcionários terão maior bagagem de conhecimento para colaborar no processo de inovação.

 

Dessa forma, nossa última dica é: invista na capacitação da sua equipe

 

Por exemplo:

  • Ofereça cursos e treinamentos

  • Faça palestras ou workshops

  • Promova reuniões para troca de experiências e conhecimentos

 

Enfim, as opções são diversas, tudo dependerá da organização e orçamento da empresa.

 

Mas, lembre-se que, no final, ao unir empreendedorismo e inovação, o principal retorno será para o seu negócio.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário