A inovação disruptiva muda as regras do mercado, causando um impacto gigantesco na concorrência e nos próprios consumidores!
Afinal, quando novas soluções (e mais acessíveis) são disponibilizadas para o consumidor, os antigos produtos ficam para trás e podem até ser deixados 100% de lado.
Para entender melhor a inovação disruptiva, continue lendo esse artigo! Aqui, você irá descobrir o conceito desse processo, suas vantagens e entender na prática como ele funciona.
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O que é Inovação Disruptiva?
Uma inovação disruptiva é todo produto, serviço ou tecnologia que visa apresentar novas soluções para um problema, ou simplesmente transformar uma solução já existente.
Além disso, esse modelo de inovação visa tornar acessíveis produtos que antes eram inviáveis para determinados grupos — aumentando o alcance da empresa.
Vamos para um exemplo clássico!
Até 2014, quem desejava se transportar de carro para um determinado lugar possuía três opções: dirigir, pedir carona ou chamar um táxi.
No entanto, o cenário mudou com a chegada do Uber no país, aplicativo que possui a mesma solução dos táxis (transporte), mas de maneira mais simples e barata.
Inclusive, o principal impacto da inovação disruptiva é a mudança do mercado, no qual a solução anterior perde espaço (e muitas vezes é extinta) pela nova.
De modo geral, foi isso que aconteceu com as empresas de táxis no Brasil, afinal, pesquisam apontam que 65% dos brasileiros preferem utilizar aplicativos de transporte.
Imagem criada por IA
Diferenças entre a Inovação Disruptiva e a Tradicional
A inovação tradicional foca em melhorar produtos ou serviços já existentes, buscando otimizar suas funcionalidades, qualidade e eficiência.
Ou seja, seu objetivo principal é prolongar o ciclo de vida e aumentar o valor percebido pelo consumidor. Como resultado, aquela solução acaba ficando mais cara.
Além disso, esse processo é voltado para manter a relevância de soluções já consolidadas no mercado.
Enquanto a inovação disruptiva não busca apenas aprimorar o que já existe, mas criar soluções novas que tenham o poder de transformar as formas de consumo consolidadas no mercado.
Essa forma desafia as regras do jogo, introduzindo produtos ou serviços que mudam drasticamente a maneira como as pessoas consomem.
Para você conseguir diferenciar de uma vez, vamos imaginar o iPhone. Quando foi lançado, o smartphone foi uma inovação disruptiva, que transformou a relação das pessoas com seus celulares — que, a partir daquele momento, não serviriam apenas para ligar ou mandar SMS.
Contudo, ao se consolidar no mercado, a Apple não precisou mais inovar disruptivamente, apenas tradicionalmente, agregando ao aparelho novos atrativos que garantem sua permanência de destaque no mercado.
Vantagens de investir na Inovação Disruptiva
À primeira vista, a vantagem mais aparente da inovação disruptiva é para os consumidores, uma vez que são inseridos produtos e serviços que atendem suas necessidades no mercado.
No entanto, esse modelo também reflete para as empresas diversos benefícios! Veja abaixo quais são:
Maior vantagem competitiva
O primeiro deles é que a empresa passa a ter maior vantagem competitiva no mercado, afinal, possui um produto novo e que consegue alcançar grande quantidade de consumidores.
É como se a empresa criasse regras novas para o jogo, as quais somente ela possui o acesso (pelo menos, por determinado tempo), sendo essa uma excelente vantagem sobre as demais empresas do ramo.
Por exemplo, a Netflix soube aproveitar bastante a sua vantagem competitiva no início, conquistando muitos clientes, e agora, por mais que existam outras plataformas de streaming, ela consegue manter uma posição estável no mercado.
Novas oportunidades no mercado
Outra vantagem de investir na inovação disruptiva é em relação à criação de novas oportunidades para o seu negócio, seja em relação ao público-alvo, como também aos produtos oferecidos pela empresa.
Essas soluções abrem as portas para outras possibilidades que, se forem bem aceitas, podem significar um crescimento incrível. A Netflix, mais uma vez, percebeu que não apenas poderia exigir conteúdos de outras empresas, mas também os seus próprios, se jogando no mundo da produção de filmes e séries.
Maior valor para a empresa
Como resultado das vantagens anteriores, temos mais uma: essa inovação agrega valor à empresa! Até porque, você terá levado o seu negócio a outro patamar, com maiores oportunidades de vendas e público consumidor elevado.
Atualmente, a Netflix continua sendo a maior plataforma de streaming apenas no Brasil, mesmo com a chegada de várias outras ao mercado.
Exemplos de Inovação Disruptiva
Para você entender de uma vez por todas o que é inovação disruptiva, conheça exemplos reais de empresas que implementaram esse conceito.
Nubank
O Nubank causou uma revolução no mercado financeiro brasileiro ao quebrar as principais barreiras de acesso ao crédito.
Para isso, a empresa passou a oferecer uma solução de crédito mais prática e fácil de conseguir, abrindo mão da anuidade abusiva cobrada pelos bancos e oferecendo atendimento de qualidade.
O resultado disso? Hoje o Nubank possui mais de 100 milhões de clientes no Brasil!
Airbnb
O Airbnb surgiu a partir de uma ideia criada por três jovens, que desejavam facilitar o acesso a hospedagens em todo mundo, intermediando o aluguel de quartos para turistas.
A empresa mudou o cenário hoteleiro e de turismo, ao apresentar novas oportunidades de hospedagem — mais baratas, que se adequassem melhor às necessidades dos viajantes.
Contudo, esse é um exemplo conturbado de inovação disruptiva, uma vez que sofreu algumas dificuldades para conseguir investidores, sem falar nos problemas com determinados mercados.
Por exemplo, os donos de imóveis em cidades turísticas perceberam ser mais vantajoso alugar a propriedade para turistas do que moradores, impactando negativamente o mercado imobiliário.
Tesla
A Tesla não apenas popularizou os carros elétricos, mas também mudou a forma como a indústria automotiva vê o futuro da mobilidade.
Com suas inovações em baterias, software de direção autônoma e um modelo de vendas direto ao consumidor, a empresa está redefinindo o que significa ser um fabricante de automóveis.
Conclusão
Percebeu como a inovação disruptiva pode mudar o mercado de consumo?
E se você deseja fazer parte desse grupo de empresas inovadoras, nossa dica é: pense fora da caixa!
Imagine formas de resolver determinado problema, que vão além do convencional — e não se esqueça de desenvolver ideias que visem a conveniência, simplicidade e baixo custo.
Afinal, a inovação disruptiva não precisa ser altamente complexa, basta que sejam adoradas pelo público.