O que é modelo de negócio? Saiba como criar o modelo de negócio de sua startup!

Afinal, o que é modelo de negócio?

 

Além de uma excelente ideia, uma empresa também precisa estar bem estruturada e organizada para conseguir gerar ótimos retornos.

 

Caso contrário, poderá perder excelentes oportunidades no nicho, inclusive, por não escolher a estrutura para sua startup.

 

Então, continue conosco nesse conteúdo para saber o que é modelo de negócio e como criar o seu!

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O que é modelo de negócio?

O modelo de negócio é um documento que representa os elementos e etapas necessários para a empresa criar, entregar e capturar valor aos clientes. Com isso, é possível ter uma visão macro dos processos internos realizados por uma empresa para gerar receita.

 

O que é modelo de negócio: mulher analisando papéis em um quadro

Além disso, com esse documento descritivo, os gestores conseguem analisar melhor cada etapa, podendo identificar falhas ou lacunas com maior facilidade, proporcionando à empresa resultados mais assertivos.

 

Os modelos de negócio também ajudam durante o processo de desenvolvimento de ideias e soluções para seu público-alvo.

 

Diferença entre modelo de negócio e plano de negócio

O modelo de negócio e plano de negócio são estratégias diferentes, mas, comumente confundidas pelos gestores, que perdem a oportunidade de aproveitar seus benefícios. 

 

Então, vamos entender a diferença entre esses conceitos:

  • Modelo de negócio: estruturação de todas as etapas de uma empresa que ajudam na geração de receita e lucro.

  • Plano de negócio: documento com as informações necessárias para entender a viabilidade de uma empresa.

 

Ou seja, uma empresa deve possuir tanto um modelo de negócio como um plano de negócio, sobretudo se estiver em busca de investimentos.

 

Afinal, enquanto o primeiro documento se concentra na lógica de como a empresa gera receita e valor, o segundo descreve de forma prática o plano operacional para que as metas sejam alcançadas.

 

Qual a importância de um modelo de negócio?

O sucesso de uma empresa não depende apenas da qualidade e inovação das soluções propostas, mas também pelo entendimento do que é um modelo de negócio — e da estruturação de um.

 

Afinal, com uma estruturação estratégica e eficiente, os gestores terão maior capacidade de compreender o mercado no qual estão inseridos, incluindo seus desafios e oportunidades.

 

Além disso, os modelos de negócios são cruciais em momentos de mudança, pois fornecem uma visão macro dos processos da empresa, permitindo adaptações mais rápidas, como ocorreu durante a pandemia e a necessidade de adotar o home office para alguns setores.

 

Esse documento também ajuda a enxergar os pontos mais fortes e fracos da companhia, bem como facilita a tomada de decisões e ajuda no processo de redução de custos e direcionamento dos investimentos.

 

Tipos de modelos de negócio

Agora que você sabe o que é modelo de negócio e sua importância, veja abaixo os principais tipos de estruturação que podem ser escolhidos para sua empresa!

 

1. Marketplace

O marketplace é um dos modelos de negócios mais populares da atualidade, sendo adotado por grandes empresas como a Amazon e Mercado Livre.

 

Basicamente, negócios que seguem esse modelo funcionam como intermediadoras, conectando compradores a vendedores ou fornecedores de serviço. Inclusive, as empresas com essa estrutura podem focar apenas em produtos e serviços ou disponibilizar ambos.

 

Para garantir uma receita, os marketplaces cobram comissões sobre cada venda realizada na plataforma ou assinaturas mensais dos seus vendedores.

 

2. SaaS

O Software as a Service ou Software como Serviço, em português, engloba as empresas que fornecem aos seus clientes acesso a aplicativos ou plataformas mediante o pagamento de uma taxa, normalmente mensal.

 

Esse modelo de negócio é bastante abrangente, podendo ser usado por plataformas de streaming de vídeo ou áudio, como a Netflix, ou por serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive.

 

3. B2C 

O modelo de negócio Business to consumer (B2C) é um dos mais comuns entre as empresas, em que ocorre a venda direta de produtos e serviços aos consumidores. 

 

Essa estrutura é bastante utilizada pelas lojas de varejo, inclusive, que normalmente utilizam sites próprios para comercializar suas soluções e se aproximar ainda mais dos clientes.

 

A Amazon é um exemplo também de B2C, pois possui produtos próprios da marca, vendidos em seu próprio site (que também funciona como um marketplace).

 

4. B2B

Enquanto as empresas B2C são focadas na venda de soluções para o consumidor final, aquelas que seguem o modelo de negócio B2B se concentram em outras empresas.

 

Assim, essas companhias fornecem produtos e serviços necessários para as operações internas de outros negócios, garantindo retornos mais sólidos, com contratos de maior duração e maior valor.

 

5. Freemium

Outro modelo de negócio bastante comum atualmente é o Freemium, adotado por plataformas como o Spotify e YouTube.

 

Basicamente, essas empresas fornecem acesso gratuito (mas limitado) aos seus serviços, disponibilizando também opções pagas, que garantem maiores recursos e oportunidades.

 

Para garantir receita mesmo com os usuários não pagantes, essas plataformas incorporam anúncios nas versões gratuitas — inclusive, utilizando isso como forma de atrair mais clientes pagantes, que se incomodam com os anúncios.

 

Como criar um modelo de negócio para startup?

O primeiro passo é saber o que é modelo de negócio e conhecer seus principais tipos. 

 

Como já descobrimos tudo ao longo desse texto, podemos passar para as próximas etapas, que são:

 

  1. Faça uma análise de mercado compreendendo qual a estrutura mais adequada para o nicho da sua startup;

  2. Avalie a escalabilidade proporcionada por cada modelo e escolha aquela que melhor se adequar aos objetivos da sua empresa;

  3. Faça um plano de negócios para compreender a viabilidade da sua solução e realize as adaptações necessárias;

  4. Escolha as ferramentas necessárias para colocar a estrutura da sua startup em ação, como uma plataforma de marketplace ou SaaS mais adequada.

 

Com bastante foco e pesquisa, é possível montar um excelente modelo de negócio para sua startup, aumentando as chances de sucesso no mercado!

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