As logtechs são empresas que estão transformando o setor de logística!
Elas estão trazendo soluções inovadoras que ajudam a otimizar processos, reduzir custos, melhorar a eficiência e a transparência na cadeia de suprimentos.
O que antes era um processo custoso, repetitivo e burocrático para as organizações, agora consegue ser cada vez mais produtivo e eficiente.
Quer entender mais sobre essa inovação? Continue lendo esse artigo!
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
O que é logtech?
Logtech é o termo utilizado para nomear empresas de tecnologia no setor logístico. São empresas que desenvolvem soluções inovadoras em processos de logística, como transporte, armazenamento e distribuição de produtos.
O termo “logtech” é uma abreviação para “logistics technology”, que significa tecnologia logística, em português.
Segundo uma pesquisa do Distrito LogTech Report em conjunto com a Distrito, já existem 283 logtechs no Brasil e chegaram a movimentar mais de US$ 1,3 bilhão desde 2011.
Diferença entre uma logtech e uma empresa de logística tradicional
Mas todas empresas de logística não empregam tecnologia de certa forma? Qual seria a diferença?
Uma empresa de logística tradicional transporta, armazena e distribui produtos por meio de processos manuais ou semiautomatizados. Ela cuida do processo de movimentação dos produtos desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
Já uma logtech é uma empresa que oferece soluções inovadoras para otimizar e melhorar esses processos logísticos, utilizando a tecnologia para realizar a maior parte das atividades — o que torna a operação mais eficiente e produtiva.
Como atuam as logtechs? Entenda!
Basicamente, as logtechs atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas que solucionem problemas do setor (como atraso nas entregas ou perda de mercadoria). Para isso, essas startups utilizam tecnologias avançadas, como:
-
Internet das Coisas (IoT): sensores e dispositivos conectados à internet que permitem o monitoramento em tempo real dos processos.
-
Big Data e Analytics: tecnologias que permitem a coleta, processamento e análise de grandes volumes de dados logísticos.
-
Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning: algoritmos e sistemas que automatizam e otimizam processos logísticos.
-
Realidade aumentada e virtual: tecnologias que possibilitam a simulação e visualização de processos logísticos em tempo real.
5 soluções inovadoras oferecidas pelas logtechs
Confira algumas soluções das logtechs:
Gestão de frotas
Gestão de frotas é a administração dos veículos da empresa. Entre as atividades dessa gestão, estão tarefas como consumo de combustível, documentação dos automóveis, organização dos motoristas, entre outros.
Antigamente, esse processo era feito manualmente em planilhas ou papéis. Contudo, as logtechs desenvolveram uma solução que centraliza todas as atividades em apenas um software.
Além das tarefas tradicionais, ainda é possível fazer o controle de velocidade, registrar as manutenção preventiva e corretiva dos veículos, monitorar a temperatura do motor, entre outras funcionalidades.
Roteirização inteligente
O trajeto do veículo pode fazer toda a diferença na operação, principalmente em relação aos custos e segurança das mercadorias.
Nesse caso, os softwares servem para indicar os melhores caminhos, além de determinar o gasto de combustível e o tempo médio do trajeto, considerando a distância, o trânsito e a prioridade das entregas.
Com essa tecnologia das logtechs, também é possível acompanhar os status das entregas e previsão de horários de chegada.
Gestão de estoque
O armazenamento também é uma das principais responsabilidades do setor de logística, já que influencia em toda cadeia de suprimentos.
Nesse caso, as logtechs promovem diversas soluções, como sistemas de controle de inventário, identificação e rastreamento em tempo real das mercadorias e a previsão de demanda.
Dessa forma, a gestão do estoque fica mais eficiente e previne desperdícios de mercadorias.
Automatização de processos logísticos
Atividades manuais antes, como separação e embalagem de produtos ou o carregamento e descarregamento de cargas, hoje podem ser automatizadas.
As loghtechs desenvolveram a prateleiras automáticas, robôs que embalam as mercadorias e diversas outras soluções que trazem mais eficiência para os processos logísticos.
Marketplace de transporte
De um lado, temos empresas precisando de caminhoneiros ou transportadoras para enviar suas mercadorias. De outro, temos transportadoras e caminhoneiros buscando entregas para fazer. Por que não juntar os dois?
Foi essa a solução que as logtechs desenvolveram. Elas criaram plataformas online que permitem a conexão e negociação entre empresas e transportadores.
3 exemplos de logtechs bem-sucedidas no mercado!
Confira algumas logtechs que cresceram bastante no mercado nos últimos anos:
-
CargoX: plataforma online para a contratação de transporte de carga em todo o país.
-
Automni: empresa brasileira que desenvolve robôs para diferentes etapas do processo logístico.
-
Flexport: logtech que oferece uma plataforma de gestão de frete global.
E então? Acredita que ainda existe espaço para crescimento nesse setor? Compartilhe esse artigo com um amigo!