RetailTech: o que é e principais mudanças para o mercado

A RetailTech representa o futuro de um mercado que, mesmo sendo tão importante, veio apresentando queda nos últimos anos: o varejo.

 

Com propostas e soluções inovadores, essas empresas estão revolucionando a forma como os clientes e as lojas se relacionam.

 

Você ainda não conhece esse modelo de startup? Continue lendo e saiba tudo sobre esse segmento do mercado… 

 

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O que é RetailTech?

A RetailTech é um modelo de startup, cujo principal objetivo é inovar o mercado de varejo através da aplicação de tecnologias modernas em seus processos, como a inteligência artificial e a internet das coisas. 

 

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Com isso, é possível entregar um serviço mais assertivo e facilitado aos consumidores e, ao mesmo tempo, garantir melhores resultados para as empresas, sobretudo relacionados com a expansão da área de comercialização.

 

Em outras palavras, a RetailTech é uma empresa que oferece para as empresas de varejo as ferramentas tecnológicas que elas precisam para otimizar e modernizar os seus serviços. 

 

Diferença entre RetailTech e e-commerce

O e-commerce é uma das maiores inovações do setor de varejo e o principal meio utilizado pelos consumidores durante as suas compras, o qual consiste em uma modalidade de loja digital.

 

Ou seja, através dessa tecnologia, o cliente pode ter acesso aos produtos que deseja pela internet, sem precisar sair de casa.

 

Por outro lado, as RetailTechs vão além dessa inovação, propondo a utilização de outras tecnologias e ferramentas, que promovam um processo de compra ainda mais facilitado e inteligente aos clientes.

 

Além disso, as soluções proporcionadas por esse modelo de startup podem ser tanto para o e-commerce (loja virtual), como também para as lojas físicas, dado que seu público-alvo é o todo o setor de varejo.

 

Como está a evolução da RetailTech no mercado?

Ainda que seja um mercado importante, o varejo também sentiu a necessidade de inovar seus processos e acompanhar o avanço tecnológico. Isso se torna ainda mais claro com a preferência dos consumidores em realizar suas compras virtualmente.

 

Inclusive, essa informação aumentou ainda mais a urgência para as lojas físicas buscarem meios de atrair esses consumidores.

 

Enxergando essa necessidade como oportunidade, começaram a surgir as RetailTechs, oferecendo diferentes serviços de tecnologias para vários setores do varejo.

 

Atualmente, segundo um mapeamento da RetailTech Mining, existem 270 startups desse segmento no Brasil — sendo que a maioria foi criada entre 2014 e 2018.

 

Contudo, mesmo sendo negócios novos, estão conquistando espaço no mercado e a tendência é que outras inovações sejam desenvolvidas, aproximando ainda mais os consumidores das empresas de varejo que as adotem.

 

Mudanças propostas pela RetailTech para o mercado

As RetailTechs podem oferecer soluções para diferentes setores do mercado de varejo, desde o atendimento ao cliente até mesmo as operações de logística de produtos.

Contudo, as áreas mais investidas por essas startups são:

 

Inteligência artificial

A principal aplicação da inteligência artificial no varejo e em outros mercados é no setor de atendimento ao cliente, automatizando determinadas etapas e agilizando esse processo — que costumava ser alvo de muitas críticas.

 

Contudo, as RetailTechs estão mostrando que os chatbots não são a única solução que a IA pode oferecer para as empresas. 

 

Na verdade, existem também outras ferramentas, que podem ser utilizadas nos processos de tomada de decisões, redução de custos e demais processos de back office.

 

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma tecnologia capaz de conectar determinados objetos (como lâmpadas e fechaduras) à internet, permitindo o controle remoto, por voz ou até mesmo a automação. 

 

Além disso, essa conexão proporciona a conexão entre os objetos ligados à mesma rede e facilita a análise de dados emitidos por eles. 

 

No mercado de varejo, as soluções mais usadas atualmente são:

 

  • Beacons para identificação e acompanhamento de visitantes;

  • Disponibilização de serviços de conveniência, como wi-fi;

  • Marketing sensorial através do “music branding”.

 

Pagamento por aplicativo

A maioria dos smartphones atualmente possui a função de pagamento por aproximação, permitindo que os clientes paguem suas compras sem utilizar dinheiro ou cartão, apenas o celular.

 

Oferecer essa possibilidade é importante para as empresas, pois facilita ainda mais as transações nas lojas — afinal, dificilmente o cliente estará sem o celular, mesmo que esqueça o cartão.

 

Existem também outras soluções disponibilizadas pelas RetailTechs referentes ao pagamento, como as criptomoedas e caixas de autoatendimento.

 

Ambientes virtuais

Imagine conseguir experimentar uma roupa virtualmente? Com as tecnologias de realidade virtual propostas por essas startups, isso é possível!

 

Afinal, esse segmento visa digitalizar ainda mais os processos de compra, mesmo nas lojas virtuais, promovendo um atendimento mais agilizado.

 

Inclusive, o Metaverso será uma excelente oportunidade para as RetailTechs desse setor expandirem ainda mais sua atuação, proporcionando experiências digitais cada vez mais realistas.

 

Enfim, essas são apenas algumas das áreas que as startups voltadas ao varejo investem e entregam soluções modernas e inovadoras.

 

E você? Apostaria também no desenvolvimento da RetailTech no mercado de varejo? Compartilhe esse conteúdo com alguém que adotaria essa ideia!

 

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