Tecnologia nas empresas: qual é a importância real?

A tecnologia nas empresas é essencial independente do tamanho ou setor de mercado.

 

Tornou-se uma necessidade para negócios que desejam garantir um espaço no mercado, conquistar ainda mais clientes e expandir o nível das suas operações.

 

Quer saber como implementar no seu negócio? Trouxemos dicas incríveis! Continue a leitura.

 

ebook metodologias ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Como fazer uma gestão da inovação eficiente?

Leia também: Importância da inovação: por que ela é essencial nos dias atuais?

 

Qual o impacto da tecnologia na gestão das empresas?

 

A 4ª revolução industrial trouxe ao mundo diversas transformações e inovações tecnológicas, inclusive para a gestão das empresas.

 

Desde sistemas automatizados de controle de tarefas a assinaturas digitais, essas ferramentas vêm se tornando uma importante aliada dos gestores que desejam, sobretudo, combater a burocracia.

 

Afinal, ao investir em tecnologias nas empresas, a gestão do negócio passa a ter acesso a soluções que simplificam e tornam mais rápidos os processos, aumentando também a qualidade do serviço prestado.

 

Sem falar que a tendência para o futuro da sociedade é que, cada vez mais, o mundo real e digital se conectem — deixando para trás quem não se adaptar a essas transformações.

 

Vantagens da tecnologia para empresas

 

Investir em tecnologia nas empresas oferece vantagens além da agilidade dos processos e maior qualidade de serviços.

 

Veja abaixo outros benefícios que seu negócio pode conseguir ao implementar mais transformações em sua rotina:

 

Redução de custos

 

Diminuir gastos é uma das principais preocupações de uma gestão, dado que esses valores impactam tanto no preço final do produto/serviço, como no faturamento total do negócio.

 

tecnologia nas empresas: duas pessoas visualizando um holograma do globo com elementos das redes sociaisE ao investir em tecnologia nas empresas, é possível reduzir custos em diversos setores.

 

Por exemplo, com um software de controle de estoque, sua empresa diminui a quantidade de operários no setor e agiliza o ritmo de atividades na logística — evitando custos com hora extra dos funcionários.

 

Ademais, com a tecnologia, o fator erro humano é eliminado, fazendo com que a necessidade de repetição das atividades seja praticamente anulada.

 

Aumento da produtividade

 

Atualmente, grande parte das atividades operacionais já podem ser realizadas por máquinas, através da automatização dessas funções.

 

Com isso, os colaboradores direcionam todo o seu foco nas tarefas mais estratégicas — que necessitam da análise e criatividade humana — aumentando a produtividade.

 

Além da automatização de atividades, a integração de setores também contribui para a maior produtividade da equipe, visto que acelera a comunicação e compartilhamento de informações entre funcionários co-dependentes.

 

Melhor atendimento e relação com cliente

 

O atendimento ao cliente é um dos setores mais beneficiados com a tecnologia, sobretudo devido aos atendentes virtuais — inteligências artificias que direcionam rapidamente o cliente para o setor capaz de atender suas dúvidas.

 

E ao prestar um atendimento (e serviços, de modo geral) com maior qualidade, a relação  entre a empresa e os clientes se torna mais próxima, criando laços mais fortes de fidelidade.

 

Maior flexibilidade 

 

Outra característica da modernidade, além das revoluções tecnológicas, é o ritmo acelerado em que cada transformação acontece. Ou seja, a cada dia, novidades surgem no mercado, mudando o fluxo e formato do consumo.

 

Dessa forma, empresas sem capacidade de se adaptar e se moldar à essas tendências tendem a ser ultrapassadas por aquelas sempre antenadas.

 

Investindo nas tecnologias certas, a flexibilidade será uma característica do seu negócio, que estará sempre atento às novidades e necessidades mais recentes do público.

 

Como implementar novas tecnologias na empresa?

 

tecnologia nas empresasAdequar uma empresa a inovações modernas requer um processo gradual de adaptação e mudanças — evitando transformações muito radicais e altos gastos de uma só vez.

 

Portanto, veja abaixo algumas dicas que vão facilitar essa transição:

 

Conheça as necessidades de cada setor

 

As tecnologias visam suprir problemas ou lacunas de operações nos setores. Então, antes de investir em vários sistemas ou máquinas, faça um levantamento das necessidades da empresa.

 

Converse com os colaboradores, observe a operação e verifique quais processos podem ser agilizados ou melhorados, permitindo que o negócio aproveite todas as vantagens acima.

 

Seja transparente com as equipes

 

Durante o levantamento, explique aos colaboradores o motivo da pesquisa, deixando claro o principal objetivo do investimento tecnológico — seja aumentar a qualidade da produção ou diminuir o corpo de empregados.

 

Afinal, uma das maiores preocupações dos profissionais sobre as tecnologias nas empresas é a substituição da mão-de-obra humana pela máquina, sobretudo nos setores mais operacionais.

 

Por isso, seja transparente desde o início e evite o estresse no ambiente de trabalho.

 

Invista em tecnologias de qualidade

 

Para que sua empresa aproveite todos os benefícios citados no tópico anterior, a tecnologia implementada deve ser de alta qualidade. Caso contrário, poderá trazer mais dor de cabeça (e gastos) do que qualquer outra coisa.

 

Então, antes de realizar esse investimento, faça pesquisas e converse com profissionais especializados, de moda a descobrir as melhores soluções.

 

Treine a equipe

 

Antes de implementar as novas tecnologias, promova treinamentos e esclareça todas as dúvidas dos colaboradores responsáveis por sua operação.

 

Além de garantir um bom funcionamento dos sistemas (e diminuir a incidência de erros), essa ação vai tranquilizar ainda mais os funcionários sobre a garantia de seus empregos, assim como estimulá-los a buscar novas capacitações.

 

Até porque todos concordam que a tecnologia nas empresas é só sobre uma questão: tempo!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário