Marketing é uma das partes mais essenciais para qualquer startup.
Não adianta ter o melhor produto do mundo, os profissionais mais bem qualificados ou a oferta excelente se as pessoas simplesmente não souberem que seu negócio existe.
Por isso, trouxemos 7 dicas essenciais para sua startup atrair mais clientes nesse artigo. Continue a leitura…
Clique na imagem para baixar o e-book Marketing para startups, ou aqui.
Leia também: O que não pode faltar em um pitch?
Leia também: O que é Matriz CSD? Aprenda como usar essa ferramenta de inovação!
1- Identifique sua persona
Vamos entender o que é uma persona: é a representação fictícia da pessoa que você tem como comprador de seus produtos ou usuárias de seu serviço.
Você pode construir sua persona a partir do desenho de seu perfil básico (com idade, gênero, profissão e grau de escolaridade) e pontos de necessidades, comportamentos, dores e preferências.
Esse conhecimento pode ser construído a partir de entrevistas com os clientes atuais ou pesquisas de mercado.
O objetivo de criar a sua persona é proporcionar que o seu marketing para startup seja todo direcionado para impactá-la. Assim, a forma de escrever nas suas postagens ou escolher uma rede social para usar, por exemplo, devem ser feitas a fim de atrair essa persona.
2- Conheça seus concorrentes
Conhecer o mercado em que você atua, os concorrentes e substitutos do seu produto ou serviço é primordial para você saber como atrair mais clientes para o seu negócio.
Observe, liste e analise quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Veja qual é o diferencial, se houver, que o produto deles oferece aos clientes.
Na hora de considerar fazer uma compra, a sua persona decidirá pela empresa que oferecer o produto com maior qualidade e que caiba no bolso dela.
3- Crie conteúdo de valor
Valor é aquilo que um cliente enxerga no seu produto ou serviço que o diferencia dos demais concorrentes.
E isso vale para o conteúdo que sua startup comunica também! Procure criar conteúdo que levante, às vezes até inconscientemente, as dores que sua persona possui.
Começando por aí você já terá a chance de mostrar valor com conteúdos que mostrem como o seu produto resolve os problemas dessa persona. Dê dicas relevantes para solucionar as dores e encaixe a venda do seu produto no momento certo.
4- Invista em tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia feita a partir do investimento de determinada quantia para que a sua comunicação alcance mais pessoas. Isso ocorre quando suas postagens chegam para não seguidores ou a aparição do seu produto no Google.
O interessante dessa estratégia é que você pode mensurar os resultados de cada campanha que fizer. Dessa forma, é possível melhorar cada ação porque você sabe qual o tipo de público está atingindo e a percepção dele sobre o seu anúncio.
5- Desenvolva um funil de vendas
O funil de vendas é formado por etapas que classificam em qual momento o público que chegou ao seu negócio está no fator “compra”.
A ordem mais conhecida é: Atrair > Converter > Fechar.
Você deve alinhar o seu funil de vendas com as estratégias de marketing para startup e atrair mais clientes.
Na fase de Atrair, invista em materiais que suscitam as dores e necessidades de uma pessoa para resolver determinado problema.
Na fase de Converter, você disponibiliza para ela o conhecimento de como resolver essa situação.
Para finalizar, a fase de Fechar é quando o seu time de vendas entra em campo mostrando o seu produto como o melhor recurso para sanar a dor que essa persona possui.
6- Aposte em técnicas de SEO
Diversas técnicas podem alavancar os resultados das estratégias de marketing da sua startup. Não deixe de considerar a otimização a partir do uso de SEO!
SEO significa Search Engine Optimization. Ele é usado por buscadores como o Google para apresentar ao usuário o conteúdo que resolva mais rapidamente a sua necessidade.
Ao SEO está atrelado o seu rankeamento no buscador, ou seja, em qual página você será visto por quem faz uma busca. O ideal é estar sempre na primeira página!
7- Acompanhe os resultados
Essa última dica é fundamental para fazer alterações em sua estratégia de marketing para startup!
É fundamental entender quais ações estão indo bem e quais precisam ser substituídas. Marketing é teste!
Você deve acompanhar periodicamente se os seus anúncios e conteúdos estão atraindo cliques, engajando o público por mais tempo em seu site e convertendo em vendas de produtos.
Toda estratégia depende de planejamento, execução e controle. Que tal aplicar as dicas para o marketing da sua startup agora mesmo?