Marketing para startup: 7 dicas essenciais para atrair mais clientes

Marketing é uma das partes mais essenciais para qualquer startup. 

 

Não adianta ter o melhor produto do mundo, os profissionais mais bem qualificados ou a oferta excelente se as pessoas simplesmente não souberem que seu negócio existe. 

 

Por isso, trouxemos 7 dicas essenciais para sua startup atrair mais clientes nesse artigo. Continue a leitura…

 

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1- Identifique sua persona 

 

Vamos entender o que é uma persona: é a representação fictícia da pessoa que você tem como comprador de seus produtos ou usuárias de seu serviço.

 

Você pode construir sua persona a partir do desenho de seu perfil básico (com idade, gênero, profissão e grau de escolaridade) e pontos de necessidades, comportamentos, dores e preferências.

 

Esse conhecimento pode ser construído a partir de entrevistas com os clientes atuais ou pesquisas de mercado.

 

O objetivo de criar a sua persona é proporcionar que o seu marketing para startup seja todo direcionado para impactá-la. Assim, a forma de escrever nas suas postagens ou escolher uma rede social para usar, por exemplo, devem ser feitas a fim de atrair essa persona. 

 

2- Conheça seus concorrentes

 

Conhecer o mercado em que você atua, os concorrentes e substitutos do seu produto ou serviço é primordial para você saber como atrair mais clientes para o seu negócio.

 

Observe, liste e analise quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Veja qual é o diferencial, se houver, que o produto deles oferece aos clientes.

 

Na hora de considerar fazer uma compra, a sua persona decidirá pela empresa que oferecer o produto com maior qualidade e que caiba no bolso dela.

 

3- Crie conteúdo de valor

 

notebook com métricas: marketing para startupValor é aquilo que um cliente enxerga no seu produto ou serviço que o diferencia dos demais concorrentes. 

 

E isso vale para o conteúdo que sua startup comunica também! Procure criar conteúdo que levante, às vezes até inconscientemente, as dores que sua persona possui.

 

Começando por aí você já terá a chance de mostrar valor com conteúdos que mostrem como o seu produto resolve os problemas dessa persona. Dê dicas relevantes para solucionar as dores e encaixe a venda do seu produto no momento certo.

 

4- Invista em tráfego pago

 

O tráfego pago é uma estratégia feita a partir do investimento de determinada quantia para que a sua comunicação alcance mais pessoas. Isso ocorre quando suas postagens chegam para não seguidores ou a aparição do seu produto no Google.

 

O interessante dessa estratégia é que você pode mensurar os resultados de cada campanha que fizer. Dessa forma, é possível melhorar cada ação porque você sabe qual o tipo de público está atingindo e a percepção dele sobre o seu anúncio.

 

5- Desenvolva um funil de vendas

 

O funil de vendas é formado por etapas que classificam em qual momento o público que chegou ao seu negócio está no fator “compra”.

 

A ordem mais conhecida é: Atrair > Converter > Fechar.

 

Você deve alinhar o seu funil de vendas com as estratégias de marketing para startup e atrair mais clientes.

 

Na fase de Atrair, invista em materiais que suscitam as dores e necessidades de uma pessoa para resolver determinado problema.

 

Na fase de Converter, você disponibiliza para ela o conhecimento de como resolver essa situação.

 

Para finalizar, a fase de Fechar é quando o seu time de vendas entra em campo mostrando o seu produto como o melhor recurso para sanar a dor que essa persona possui.

 

6- Aposte em técnicas de SEO

 

Diversas técnicas podem alavancar os resultados das estratégias de marketing da sua startup. Não deixe de considerar a otimização a partir do uso de SEO!

 

SEO significa Search Engine Optimization. Ele é usado por buscadores como o Google para apresentar ao usuário o conteúdo que resolva mais rapidamente a sua necessidade.

 

Ao SEO está atrelado o seu rankeamento no buscador, ou seja, em qual página você será visto por quem faz uma busca. O ideal é estar sempre na primeira página!

 

7- Acompanhe os resultados

 

Essa última dica é fundamental para fazer alterações em sua estratégia de marketing para startup!

 

É fundamental entender quais ações estão indo bem e quais precisam ser substituídas. Marketing é teste!

 

Você deve acompanhar periodicamente se os seus anúncios e conteúdos estão atraindo cliques, engajando o público por mais tempo em seu site e convertendo em vendas de produtos. 

 

Toda estratégia depende de planejamento, execução e controle. Que tal aplicar as dicas para o marketing da sua startup agora mesmo?
 

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