O que não pode faltar em um pitch?

Você sabe o que não pode faltar em um pitch?

 

Conquistar investidores não é uma tarefa fácil, mas necessária para que sua startup possua os recursos necessários para crescer. 

 

Uma das melhores formas de convencer uma pessoa a investir na sua ideia é construindo um pitch de qualidade, que deve ter alguns elementos fundamentais — explicando seu negócio, inovação, possíveis retornos financeiros e estratégicos… 

 

Descubra abaixo quais são esses elementos e aprenda a montar um pitch incrível, capaz de conquistar os melhores investidores para sua startup. Aproveite a leitura!

 

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O que não pode faltar em um pitch?

 

A primeira coisa que não pode faltar em um pitch é uma introdução breve, que explique o propósito principal do seu negócio.

 

Durante a introdução, você deverá apresentar uma breve história da startup, contando os principais motivos para sua fundação e qual objetivo ela pretende alcançar — público, mercado, nível de inovação… 

 

Para não perder o interesse do investidor sobre sua apresentação, é fundamental que a introdução do seu pitch seja curta, tente sintetizar em três frases!

 

Problema e oportunidade

O que não pode faltar em um pitch: mulher apresentando slide com um gráfico durante uma reunião

Toda empresa nasce após o empreendedor enxergar em um determinado problema uma oportunidade para lucrar, com uma ideia desenvolvida por ele.

 

Esse problema/oportunidade é o segundo elemento que não pode faltar em um pitch!

 

Afinal, será a partir desse momento que o investidor vai começar a visualizar um mercado concreto para a empresa, em que existe de fato um público necessitando urgentemente de uma solução — que será apresentada na próxima etapa.

 

Solução

 

Agora que você demonstrou o problema, está na hora de explicar como sua empresa será capaz de superá-lo.

 

Ou seja, será durante essa etapa do pitch que o investidor vai conhecer a solução desenvolvida pela sua startup.

 

Para conquistá-lo, não esqueça de incluir as seguintes informações:

  • Características da solução;

  • Diferenciais do seu produto;

  • Processos envolvidos no desenvolvimento da ideia;

  • Como essa solução vai resolver, na prática, o problema apresentado anteriormente.

 

Ah! A ideia por trás do seu negócio não precisa ser necessariamente inédita. Também é possível atrair excelentes investidores com soluções inovadoras, de produtos que já existem no mercado, mas com características adicionais capazes de solucionar uma demanda dos consumidores. 

 

Estudo do mercado

 

No mundo dos negócios, não basta apenas possuir uma ideia inovadora, também é necessário desenvolvê-la em um mercado com oportunidades de gerar retornos valiosos.

 

Então, mesmo que você crie um produto incrível, sem apresentar um estudo do mercado — com os potenciais concretos dessa ideia — dificilmente sua startup conquistará algum investidor.

 

Portanto, outro elemento que não pode faltar em um pitch é um estudo completo do mercado em que sua startup está envolvida, contendo os seguintes dados:

  • Quem são os clientes;

  • Informações sobre os competidores;

  • Como seu negócio pretende ultrapassar a concorrência.

 

Além de ajudar o investidor a entender melhor o mercado no qual ele está investindo, o levantamento dessas informações serão essenciais para o gerenciamento da sua startup!

 

E claro: quanto mais completo seu pitch for, mais séria e responsável será sua imagem — contudo, não esqueça de sempre ser breve durante suas frases, para não perder a atenção do investidor.

 

Modelo de negócio

 

Por fim, um elemento chave que não pode faltar em um pitch é o modelo completo do negócio, o qual vai informar ao investidor o fator de maior convencimento no mundo dos negócios: como rentabilizar a sua solução.

 

Demonstre, através de dados concretos e comparativos, a receita que sua startup tem potencial de gerar, assim como todas as suas fontes — vendas diretas, assinatura, marketing… 

 

Apresente também as métricas utilizadas para a mensuração do desempenho do negócio, o modelo de venda e distribuição, além das estratégias que sua startup pretende implementar para atrair e reter clientes.

 

Não se esqueça de demonstrar a margem de lucro, com todos os gastos necessários para produção da solução e mantimento da empresa. 

 

Dica: as parcerias são excelentes estratégias de marketing atualmente, então, inclua-a em seu plano de marketing, apresentando quais parcerias o negócio pode utilizar para alcançar o público-alvo.

 

Mostre aos investidores o potencial que sua startup e inovação possuem, incluindo todos esses elementos que não podem faltar em um pitch!

 

Conquiste as pessoas certas e tenha todos os recursos que seu negócio precisa para desenvolver seus produtos e alcançar o sucesso no mercado.

 

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