Fases de uma startup: conheça os níveis de maturidade

Assim como os estágios de crescimento humano, também existem as fases de uma startup, jornada de maturidade desse novo modelo de negócio até o seu desenvolvimento.

 

Ao longo dessas etapas, a empresa irá amadurecendo — tanto na forma administrativa como financeira — criando raízes e ganhando espaço no mercado.

 

Para entender melhor esses conceitos, vamos acompanhar os estágios de crescimento de um negócio chamado “Startup Show”. Vem conferir!
 

teste de maturidade de startups

Clique na imagem para fazer o teste de maturidade de startups, ou aqui.

 

Leia também: Inovação incremental: o que é, vantagens e exemplos

Leia também: Metodologia OKR: o que é e como aplicar no seu negócio

 

Fases de uma startups

 

Idealização

 

Esse é o estágio de nascimento da Startup Show. Afinal, é a partir do surgimento de uma ideia que se inicia todo o processo de criação de uma startup.

 

Mas… para começar esse modelo de negócio, não basta inventar algo novo! Deve-se desenvolver uma solução inovadora, moderna e disruptiva, que faça com que sua empresa se encaixe nos requisitos de uma startup.

 

Voltando ao nascimento da Startup Show: os seus gestores devem se planejar com bastante cuidado nesse momento, organizando o modelo de negócio e buscando se capacitar.

 

Níveis de maturidade das startups: mesa de trabalho com notebooks e papeis e trabalhadores dando soquinho com as mãos em comemoração

Início

 

A Startup Show chegou em uma das melhores (e mais arriscadas) fases da vida: a infância.

 

Durante esse momento, o negócio ainda está imaturo, mas já ganhou um pouco de tamanho e começa a dar os seus primeiros passos no mercado.

 

Na segunda fase de vida de uma startup, a empresa já enfrentou essas etapas:

  • Fazer o registro legal;

  • Iniciar as operações;

  • Realizar os testes de validação da ideia (MPV - Mínimo Produto Viável);

  • Começar a formação de equipes e movimentar o caixa (mesmo que timidamente);

  • Possui uma presença no mercado.

 

Além disso, o cuidado deve ser redobrado! Até porque, os obstáculos e perigos estão por todo lugar e a Startup ainda desconhece os seus devidos riscos  — cabendo aos seus gestores afastá-los do caminho.

 

Vale destacar que esse ainda não é o momento de ir atrás de investidores, ok? Por enquanto, continue utilizando recursos próprios.

 

Crescimento

 

A Startup Show encontra-se agora na adolescência, uma das fases de uma startups mais confusas e cheias de demandas.

 

Não é por menos, uma vez que o negócio precisa dividir seu tempo entre:

  • Gerenciar a receita;

  • Analisar a concorrência;

  • Montar e organizar a equipe de colaboradores;

  • Prestar atendimento aos clientes;

  • Desenvolver uma estrutura física para o funcionamento da startup — ou planejar uma alternativa, como o Home Office.

 

Sem falar no estudo das avaliações (nesse caso, dos clientes), é uma das fases de uma startup mais importante: busca por apoio de investidores-anjo, aceleradoras ou incubadoras.

 

Com esse suporte, o seu negócio estará mais preparado para enfrentar a quarta fase de maturidade das startups: a fase adulta.

 

Níveis de maturidade das startups: pessoas trabalhando em uma ideia, sobre uma mesa cheia de post-it.Validação

 

A fase adulta é marcada por novos desafios e independência.

 

São justamente essas características que a Startup Show acabou de assumir ao atingir a quarto das seis fases de uma startup.

 

Nesse momento, o negócio já está Investment Ready, ou seja, pronto para conquistar bons investidores e se tornar relevante no mercado — mantendo um nível de crescimento estável.

 

Mas… assim como é difícil para os humanos, chegar à vida adulta não será fácil (ou confortável) para a sua startup. Sendo assim, pode ser necessário pivotar o negócio e sair da zona de estagnação.

 

Maturidade

 

Como você deve estar imaginando, em uma das fases de maturidade de uma startup, o negócio começaria a ficar mais calmo.

 

Isso significa que chegamos à terceira idade da Startup Show.

 

Durante esse estágio, o negócio já é reconhecido no mercado, possui estabilidade e alcançou a prosperidade.

 

Ou seja, a Startup Show pausou os ciclos de expansão e está vivendo os anos dourados.

 

Com isso, surge a necessidade de decidir se sua startup irá se aposentar ou ganhar novos rumos.

 

Caso escolha a segunda opção, o negócio poderá ir em busca de novos investimentos (como fundos de Corporate Vwenture Capital de grandes empresas), incluir outras ideias ao negócio ou simplesmente mudar a gestão.

 

O importante é evitar que a empresa entre na zona de conforto e seja ultrapassada por ideais mais novas e em expansão — o que não é impossível, uma vez que o número de startups no país aumentou 20 vezes desde 2018.

 

Exit

 

Seguindo o curso da vida, o último dos níveis de maturidade das startups é a “morte”.

 

Mas… isso não significa necessariamente o fim da Startup Show! 

 

O negócio pode ser vendido para grandes investidores, com capital, referência e experiência suficientes para continuar as operações — que alcançaram níveis altos demais para os antigos gestores.

 

Além disso, há a possibilidade da Startup Show abrir capital (IPO), estratégia válida para negócios de referência no mercado e com alto nível de crescimento. 

 

Assim como a Startup Show, a sua também passará por todas essas fases e estágios.

 

Por isso, busque entender cada uma das fases de uma startup apresentadas acima e tenha sempre ao seu lado estratégias e planos inteligentes.

 

Quando você menos esperar, estará caminhando para os anos dourados ou aposentando uma ideia de sucesso (e referência no mercado).

 

Agora, que está fera nas fases de uma startup, o que vai acontecer com a Startup Show é você quem decide!

 

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário