Investment ready: como saber se sua startup está pronta para receber investimento

Investment ready é o termo em inglês utilizado para quando uma startup está pronta para receber investimentos externos.

 

Ou seja, quando o negócio possui estrutura suficiente para adquirir suporte financeiro, estratégico e administrativo de investidores que enxergam potencial de crescimento na empresa.

 

Nesse artigo, você irá conhecer os principais sinais de que uma startup está “Investment ready”, além de aprender dicas de como alcançar esse status. Aproveite a leitura!

 

corporate venture capital

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Leia também: Lean startup: o que é e como usar

 

Investment ready: dicas para preparar a sua startup para receber investimento

 

Que tal levar a sua empresa para o status de investment ready? Para te ajudar, trouxemos algumas dicas que vão preparar a sua startup para receber investimentos — além de facilitar a sua busca por investidores.

 

Monte um time de sucesso

Para uma startup dar certo, não basta apenas ter uma boa ideia e recurso financeiro suficiente, também é necessário ter colaboradores capazes de acompanhar o cenário de instabilidade que o negócio está inserido.

 

Inclusive, grande parte dos investidores analisam a equipe da empresa antes de tomar a sua decisão final.

 

Nossa dica para montar um time de sucesso é: vá além das capacidades técnicas.

 

Busque investir em colaboradores que possuam as habilidades comportamentais ideais para acompanhar o ritmo da empresa, assim como agregar valor ao time.

 

Uma dica é estudar os perfis comportamentais existentes para verificar quais combinam mais com a sua startup e que devem ser valorizados durante a escolha do pessoal.

 

Estude o mercado

Outra forma de deixar a sua startup “investment ready” é estudando a concorrência.

 

Investment ready: uma folha de papel, calculadora, óculos, caneta e algumas moedas sobre uma mesa de madeira brancaOu seja, analise empresas do ramo e entenda quais são as suas devidas vantagens competitivas — as quais permitiram que elas se estabilizassem no mercado.

 

Não se esqueça de extrair outras informações importantes, como o relacionamento com clientes, abordagem do produto e alcance.

 

Com essas informações, você será capaz de entender quais estratégias são mais eficientes (e eliminar as que não dão certo).

 

E claro: sabendo o que as outras startups já fornecem, fica mais fácil criar um produto inovador, que vá além das expectativas atuais dos investidores.

 

Conheça os investimentos disponíveis

Antes de ir atrás de investimento, é necessário entender quais modalidades estão disponíveis no mercado para as startups e qual combina mais com o cenário atual do seu negócio. 

 

Por isso, reunimos 5 principais tipos de investimento que você deve conhecer:

 

  • Investidor-anjo: investimento realizado por pessoas físicas, que dão suporte aos negócios que eles acreditam ter grande potencial de crescimento.

  • Incubadoras: modelo tradicional de investimento, no qual uma empresa ou projeto oferece apoio a startups novas, desde as primeiras etapas de desenvolvimento.

  • Aceleradoras: nesse investimento, é oferecido apoio financeiro, estratégico e administrativo durante determinado tempo, em troca de uma participação acionária.

  • Venture Capital: o Venture Capital é uma modalidade de investimento por meio da compra de uma participação acionária minoritária.

  • Corporate Venture Capital: o Corporate Venture Capital é uma modalidade de investimentos de empresas consolidadas em startups emergentes e promissoras com objetivo estratégico.

 

Leia o artigo “Como conseguir investidor para startup?” e descubra mais informações sobre os tipos de investimentos.

 

Investment ready: mão escrevendo em um caderno, sobre uma folha com gráficos, ao lado de um notebook aberto

Sinais de que sua startup está “Investment ready”

 

Vamos descobrir se a sua startup está realmente pronta para receber investimento?

 

Conheça abaixo os principais sinais de que o seu negócio alcançou o status investment ready!

 

Pitch persuasivo

O Pitch é uma apresentação objetiva e persuasiva da solução desenvolvida pela sua startup.

 

Com essa estratégia bem elaborada, o seu negócio conseguirá persuadir os  investidores ideais para o seu negócio.

 

Um detalhe importante: é preciso ter em mente que a relação de investimento vai além do suporte financeiro

 

Na verdade, é necessário escolher um investidor que possua os objetivos e ideais semelhantes ao da sua startup, uma vez que vocês irão trabalhar juntos.

 

Estratégia financeira eficiente

Imagine que você é um investidor e recebe uma proposta da startup “x”, que possui uma solução incrível para o mercado voltado às tecnologias para terceira idade.

 

Contudo, antes de fechar o negócio, você analisa as estratégias financeiras da empresa e descobre que são ineficientes naquele modelo de negócio.

 

Você iria dar continuidade ao investimento? Acredito que não.

 

E o mesmo acontece com os investidores reais, até porque ninguém deseja investir dinheiro em uma startup que não tem capacidade de se planejar financeiramente —  e consequentemente se manter.

 

Então, organize as finanças do seu negócio! Se precisar de ajuda, contrate uma consultoria financeira especializada nesse modelo de negócio.

 

Objetivos bem estruturados

Como você vê a sua startup daqui a 5 anos?

 

Ter objetivos bem estruturados é justamente possuir uma visão do seu negócio a longo prazo, criando meios eficientes de como alcançar essas metas.

 

Além de demonstrar maior capacidade de gestão e organização, essa estratégia também serve como base para os investidores tomarem suas decisões.

 

Por exemplo, se seu negócio determinar planos sólidos para os próximos anos, a chance de garantir bons investimentos é maior que não possuir plano algum ou até mesmo metas impossíveis ao mercado (ou com mínima chance de acontecer).

 

Tudo dentro da lei

Outro fator analisado pelos investidores é se as startups estão devidamente legalizadas — evitando o investimento em negócios irregulares.

 

Por isso, tenha um suporte jurídico para ajustar a empresa dentro dos parâmetros legais.

 

E claro: esteja pronto para alterar a estrutura legal do negócio após receber o investimento, sinalizando no contrato social a participação ativa de cada gestor.

 

Agora que você sabe como e quando a sua startup está “Investment ready”, está na hora de começar a preparar o terreno!

 

Dessa forma, quando os investidores começarem a chegar, eles verão muito mais do que bons frutos.

 

Enxergarão também uma empresa preparada para se jogar no mercado e alcançar o seu potencial máximo de crescimento. O que falta para você se tornar investment ready?

 

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