O que muda com o Metaverso? Descubra aqui!

Se você acredita que a imersão do mundo virtual na realidade já alcançou níveis surpreendentes, então, precisa conhecer o Metaverso.

 

Tratado em vários filmes de ficção cientifica, essa tecnologia futurística pode estar mais próxima de se tornar real do que imaginávamos.

 

As expectativas do mercado cresceram ainda mais desde a divulgação do novo objetivo da empresa de Mark Zuckerberg de desenvolver esse universo virtual.

 

Quer entender melhor como vai funcionar o Metaverso e seus principais impactos? Boa leitura!

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Inovação x Criatividade: qual é a diferença na prática?

Leia também: Como criar uma startup em seis passos práticos

 

O que é o Metaverso?

 

Na internet, é possível fazer praticamente tudo: se comunicar com outras pessoas, comprar itens diversos, se divertir e até mesmo ganhar dinheiro. 

 

Com o Metaverso, todas essas experiências virtuais serão ainda mais concretas, visto que o usuário irá imergir naquele cenário, através de avatares e demais mecanismos de realidade aumentada.

 

Então, o Metaverso nada mais é do que um universo virtual — também chamado internet 3D — onde os humanos conseguirão interagir entre si e realizar diversas atividades comuns à nossa sociedade, inclusive trabalhar, como se estivessem no plano físico.

 

Atualmente, existem alguns jogos que nos aproximam dessa realidade virtual, como o “Second Life”, mas a expectativa de Mark Zuckerberg é desenvolver algo de maior magnitude e impacto para o mundo real.

 

Principais mudanças provocadas pelo Metaverso

 

Durante a pandemia, estudantes e profissionais de vários setores foram obrigados a adaptar suas rotinas ao mundo virtual — enfrentando alguns problemas durante o período, sobretudo relacionado ao pouco contato.

 

Metaverso: mulher com óculos de realidade virtual com roupas pretas e hologramas sobre a imagem.No Metaverso, essas interações e atividades também ocorreriam no universo virtual, mas um toque significativo de realidade, tornando a experiência melhor para todos os usuários.

 

Afinal, em vez de dar aula para uma tela de computador (com poucas interações), os professores iriam ministrar seus conteúdos de modo mais realístico, mesmo que digital.

 

Além da otimização da experiência online, o Metaverso também promete reduzir os custos dos aparelhos de realidade virtual, tornando não só esses produtos acessíveis a um público maior, como o universo digital no geral.

 

Outra mudança é a integração das plataformas, ampliando as possibilidades de experiências no universo.

 

Por exemplo, ao combinar uma plataforma de streaming de conteúdos virtuais com aplicativos de comunicação, é possível que amigos se encontrem virtualmente no cinema para assistir a um filme e debater sobre ele.

 

Sem falar que o desenvolvimento de uma tecnologia desse porte abrirá espaço para outras inovações tecnológicas, como os hologramas.

 

Enfim, a tendência é que o Metaverso não só crie um universo paralelo completo, como também transforme a nossa realidade atual.

 

Quais os impactos para a privacidade e segurança?

 

No meio de tantas expansões tecnológicas, a segurança dos dados digitais é uma das principais preocupações dos usuários.

 

E nesse novo universo virtual? Será possível controlar e proteger essa transmissão de dados?

 

De acordo com Mark, a privacidade e segurança é uma das prioridades dos desenvolvedores do Metaverso, visto que essa realidade virtual paralela não só será utilizada para lazer, como também por grandes empresas durante suas operações.

 

Desafios para implementação do Metaverso

 

O Metaverso será umas das maiores revoluções tecnológicas do século, dado que irá concretizar a união do mundo digital com o físico, pensado desde o início da internet.

 

Todavia, para se tornar realidade, as empresas responsáveis por seu desenvolvimento ainda precisam superar os seguintes desafios:

  • Capacidade da internet atual de suportar o fluxo de dados gerados pelo Metaverso

  • Compatibilidade das plataformas e sistemas, permitindo a integração em um único universo virtual

  • Redução do valor dos dispositivos, tornando-os acessíveis a um grande público

  • Evolução das tecnologias, de modo a deixar a experiência mais realista

 

Empresas que estão investindo no Metaverso

 

o que muda com o metaversoO Metaverso ganhou mais destaque depois que Mark Zuckerberg anunciou seus projetos para criação desse universo virtual, mudando, inclusive, o nome da sua empresa de Facebook para Meta.

 

No entanto, Zuckerberg não é o único interessado e empenhado no surgimento dessa realidade paralela.

 

Grandes empresas de games, como o Fortinite e Roblox — cujas experiências se assemelham bastante ao Metaverso — também estão interessadas em fazer parte dessa tecnologia.

 

A plataforma Unity, a multinacional Nvidia, Microsoft e Amazon são outras gigantes do mercado mundial que também estão nessa corrida.

 

Além de acelerar o processo de desenvolvimento da tecnologia, quanto mais empresas investirem e se interessarem no Metaverso, melhor será a experiência para os usuários.

 

Afinal, a integração dessas plataformas irá criar um mundo ainda mais realístico, com um leque maior de possibilidades.

 

Quem sabe, em alguns anos, não nos encontramos por lá?

 

Por enquanto, vamos esperar os próximos capítulos e torcer para que as tecnologias ligadas ao Metaverso continuem avançando a níveis cada vez maiores — beneficiando nossas rotinas e experiências.

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário