Se tem uma coisa que deixa muita gente curiosa e cheia de dúvidas é a Indústria 4.0, um dos assuntos mais comentados nos últimos anos.
Dá pra ter uma noção de como será o futuro das pessoas e das máquinas só de observar o avanço das novas tecnologias nos dias atuais, que estão atendendo cada vez mais às necessidades do mercado e dos usuários.
Para quem ainda não conhece, a Indústria 4.0 é conhecida como a quarta revolução da indústria, uma temporada dedicada ao uso da inteligência artificial nos sistemas de produção.
Esse tipo de tecnologia permite a fusão dos mundos físico, digital e biológico.
Clique na imagem acessar o Açolab podcast, ou aqui.
Leia também: Revolução tecnológica e o impacto no seu futuro
Leia também: 4ª Revolução Industrial na realidade do Brasil
Impactos da Indústria 4.0
Na prática, é a robótica trabalhando em prol da inovação e melhoria dos processos e produções, que antes eram feitas por pessoas físicas.
Os impactos da Indústria 4.0 sobre a produtividade, a redução de custos, o controle sobre o processo produtivo, a customização da produção, dentre outros pontos, apontam para uma transformação profunda no sistema econômico do país.
Inovação + tecnologia
A segunda edição do nosso Talks, Açolab Talks - Indústria 4.0, explorou mais esse tema. Trouxemos a dupla perfeita para conversar com o público de uma forma bem descontraída e muito informativa!
Nossos convidados Carlos Arruda, professor de Inovação e Competitividade da Fundação Dom Cabral, e Marcelo Ventura, CIO ArcelorMittal Longos, mostraram quantas oportunidades a Indústria 4.0 pode gerar.
“Essa transformação que a gente está vivendo utiliza tecnologia para substituir postos de trabalho. Então, será que a transformação, a Indústria 4.0, vai criar desemprego no futuro? Provavelmente não. Assim como ela elimina postos de trabalho, também cria outros novos”, afirma Marcelo.
Para os que ainda têm medo do futuro e da inovação, Carlos deixa claro que “inovação não necessariamente é um problema, inovação é uma oportunidade que eu tenho pra gerar novas possibilidades de ganho pra minha organização”.
Ou seja, grandes inovadores não podem parar no tempo, muito menos ter medo do que a tecnologia pode proporcionar.
A transformação digital tem grande impacto na vida das pessoas, e a pergunta é: qual tipo de profissional o mercado vai querer contratar?
O professor Arruda explica que essas tecnologias são novas e exigem profissionais que se adequem a todas essas novidades. “O mercado oferece muita procura, mas existem poucas pessoas com esse perfil, já que é algo muito novo”, explica.
Vendas
Na prática, a Indústria 4.0 facilita muito a vida e o cotidiano dos clientes, compradores e usuários.
“O cliente é o centro de tudo. Então, estamos utilizando tecnologia digital para conseguir atender esses clientes por múltiplos canais. Mas a transformação digital não é apenas pegar tecnologias digitais e aplicá-las nos processos tradicionais, nosso trabalho deve ser repensar todos esses processos, mas já envolvendo essa tecnologia digital”, comenta Marcelo.
Diálogo e inovação
A ArcelorMittal se preocupa em contribuir com o desenvolvimento das pessoas, por isso, o nosso Talks é totalmente voltado para temas atuais que proporcionem informações importantes para o dia a dia dos participantes.
Quer saber mais sobre os impactos da indústria 4.0? É só ficar ligado no nosso blog e Instagram, direto a gente trata desse tema nos canais!