Como você imagina o futuro inteligência artificial?
Antigamente, assistimos filmes de ficção científica, como Matrix, e parecia uma realidade bem distante — às vezes, quase impossível!
Mas acredite: ela está mais próxima do que você pensa.
E vamos te mostrar isso nesse artigo! Continue lendo…
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também:
Qual será o futuro da inteligência artificial?
Com os avanços da tecnologia, a expectativa é que a inteligência artificial transforme diversas áreas da sociedade, desde a saúde e educação até a indústria e o comércio.
Inclusive, ela é uma das principais protagonistas da Revolução 4.0 — que envolve a utilização de sistemas inteligentes e conectados dentro dos modelos de produção.
Dessa forma, analisando bem o nosso cenário, podemos concluir que a IA não é nem o nosso futuro. É o nosso presente.
Um grande exemplo disso é a popularidade e a proporção que tecnologias, como o Chat GPT, estão tomando. Em apenas dois meses, a ferramenta superou 100 milhões de usuários e 13 milhões de visitantes diários!
Sendo assim, a expectativa mesmo é a evolução de fatores, como a precisão, eficiência e capacidade de aprendizado, de novas tecnologias.
5 tendências da inteligência artificial para os próximos anos
Confira um pouco do que esperar do futuro da inteligência artificial:
Análise preditiva
Como pensar em todas as possibilidades de erro ou falha de um projeto ou equipamento?
Mesmo pensando em várias, ainda assim sempre tem algumas que passam e, infelizmente, geram transtornos futuros.
Por isso, um dos maiores investimentos na inteligência artificial é a criação de sistemas de análises preditivas para evitar acidentes, falhas ou prejuízos dentro de uma operação.
Utilizando dados históricos, algoritmos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, é possível medir a probabilidade de eventos futuros, tornando o processo mais preciso e menos suscetível a erros.
IA generativa
Até então o futuro da inteligência artificial estaria apenas relacionado às tarefas operacionais, certo?
Talvez, até ontem sim.
No entanto, parece que não! Diversos desenvolvedores estão se dedicando a criar ferramentas com habilidades que antigamente eram exclusivas do humano, como a criatividade!
Os algoritmos conseguem simplesmente analisar os dados disponíveis e desenvolver um conteúdo novo — ou, pelo menos, não disponível no mundo digital.
Basicamente, a IA generativa é treinada com uma grande quantidade de dados e aprendem a reconhecer padrões nos dados de entrada. Logo depois, a ferramenta imita a estrutura com pequenas variações, gerando um conteúdo único.
Esse conteúdo pode ser imagem, texto, música e até vídeo!
Trabalho aumentado
O futuro da inteligência artificial chegou bem mais rápido com a pandemia.
A partir da impossibilidade de sair de casa para trabalhar, empresas e profissionais precisaram adaptar rapidamente suas operações e processos de trabalho para o ambiente remoto.
E uma dessas soluções foi o trabalho aumentado.
Trabalho aumentado (ou Augmented Work) é a combinação da inteligência artificial e outras tecnologias avançadas com o trabalho humano para melhorar a eficiência, a qualidade e a produtividade em diferentes setores e áreas de atuação.
Na prática, a tecnologia serve para o profissional saber lidar melhor com dados e tarefas complexas de maneira mais prática, facilitando a tomada de decisão.
Processamento de linguagem natural
No futuro da inteligência artificial, esqueça aquela linguagem “robotizada” das máquinas.
Elas agora utilizam a LLM — Large Language Models. Basicamente, são modelos de processamento de linguagem natural que aprendem, entendem e produzem a linguagem humana.
A tecnologia reproduz o texto a partir de uma série de dados recolhidos de livros, artigos, conversas de redes sociais e outras fontes textuais, reconhecendo padrões e estruturas da linguagem.
Inclusive, você pode até ajustar o tom da conversa para mais casual, formal, jovem, entre outros!
Ética e responsabilidade
O futuro da inteligência artificial depende de como a tecnologia solucionará riscos e desafios significativos relacionados à ética e responsabilidade.
Primeiramente, a IA pode ter acesso a dezenas de dados confidenciais, como informações financeiras ou governamentais. Como será possível garantir a segurança e privacidade desses dados?
Além disso, considerando que são sistemas criados por pessoas, é possível assegurar que a tecnologia não possui nenhum viés?
São algumas questões que os desenvolvedores ainda precisam solucionar para que a tecnologia realmente seja apenas utilizada para promover o bem-estar da sociedade!
E então? Qual você acredita ser o futuro da inteligência artificial? Mande esse conteúdo para alguém que também tenha interesse no assunto!