Chat GPT: conheça a nova inteligência artificial que deu o que falar!

Se você acompanha o mercado de tecnologia, viu que a grande novidade da área nos últimos meses foi o Chat GPT. 

 

O chatbot inteligente e autônomo promete revolucionar o mercado com suas diversas aplicações. Em pouco tempo, a inteligência artificial ganhou mais de 100 milhões de usuários e trouxe diversas transformações para o mercado.

 

Mas, afinal, o que é diferente nessa ferramenta? Não existem outros chatbots por aí? Por que tem tanta gente falando? 

 

Você vai entender tudo isso nesse artigo! Continue lendo…

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: 

 

O que é o Chat GPT?

Chat GPT é um chatbot que utiliza um sistema de inteligência artificial avançado para interagir com o usuário de forma interativa e conversacional. Basicamente, você pode ter um diálogo com o software e ele responde as suas dúvidas, erros e premissas. 

 

Contudo, ao contrário de outras soluções, essa nova tecnologia pesquisa dados e oferece respostas de maneira natural e coerente — como se fosse a gente escrevendo. 

 

E não é apenas responder (o que o Google, por exemplo, já faz)! A ferramenta é capaz de compreender o contexto da conversa, utilizar as mensagens anteriores e adaptar o retorno conforme cada situação. 

 

Para isso, os desenvolvedores utilizaram o equivalente a 570 GB (cerca de 40 bilhões de palavras) de informações e conteúdos disponíveis na internet (em blogs e livros, por exemplo) para “dar” a capacidade do software criar textos de todos os tipos. 

 

 

Quem criou o Chat GPT?

Chat GPT foi criado por uma organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco: a startup unicórnio OpenAI. Fundada em 2015, a empresa foi criada por um grupo de grandes empreendedores e pesquisadores, como Elon Musk e Sam Altman. 

 

Com o seu sucesso de quase 5M de downloads na primeira semana, outras empresas, como a Microsoft, o Google e o LinkedIn, também estão investindo na tecnologia. 

 

Como funciona o Chat GPT na prática?

O Chat GPT funciona como um modelo de linguagem conversacional. Ele parece com um diálogo normal, o qual estamos acostumados: você manda uma mensagem, o outro lado responde e a conversa flui normalmente. No entanto, o outro lado, em questão, é uma máquina super inteligente. 

 

Na prática, ele funciona da seguinte forma:

 

  1. Entrada de texto: você digita o que quer, como pergunta, declaração ou solicitação. 

  2. Processamento: utilizando a arquitetura de rede neural e técnicas de processamento de linguagem natural, ele é capaz de entender a entrada (e o seu contexto).

  3. Geração de resposta: o chatbot fornece a resposta com uma linguagem padrão ou a solicitada pelo usuário (tem como adaptar o tom de voz).


 

Por possuir milhares de dados, ele consegue responder praticamente qualquer dúvida que você quiser.

 

Para que serve o Chat GPT?

Como você pode “pedir” qualquer informação ou conteúdo, o Chat GPT serve para diversas aplicações, como: 

 

  • escrever histórias;

  • criar roteiros; 

  • responder dúvidas;

  • desenvolver códigos de programação; 

  • gerar conteúdo para redes sociais; 

  • criar tabelas;

  • descrever imagens;

  • traduzir textos; 

  • revisão gramatical; 

  • escrever uma pesquisa científica;

  • muito mais!

 

 

Com isso, é possível utilizar a automação para diversas atividades dentro de uma empresa, como na parte de assistência virtual (responder clientes, por exemplo) e marketing (criar e-mails marketing, por exemplo).

 

Passo a passo de como utilizar o Chat GPT

  1. Acesse o site do Chat GPT

 

 

  1. Clique no botão “Sign Up”;

  2. Crie a sua conta na ferramenta — você pode vincular ao Google ou Microsoft ou, caso queira, utilizar o seu e-mail;

  3. Eles enviarão um e-mail de confirmação. Basta acessar a sua caixa de e-mails e confirmar;

  4. Feito isso, clique em “Try it”;

  5. Digite o que você quer que a IA descubra ou crie, como “crie um texto sobre o que é startup” — quanto mais completo você colocar a solicitação, mais personalizada e completa será a resposta; 

 

 

  1. Pronto!

 

Importante: a eficiência da ferramenta melhora conforme você utiliza. Ela consegue analisar suas solicitações e mensagens anteriores para fornecer o melhor resultado. Ou seja, quanto mais você interage, maior o aprendizado da ferramenta!

 

Quais são as vantagens do Chat GPT? 

Sem dúvidas, o Chat GPT é a promessa de uma grande revolução entre a interação do humano com a máquina. A ferramenta oferece diversas vantagens únicas, como:

 

  • diálogo fluido e realista: sem o conhecimento de que é uma máquina, talvez, você nem percebesse que está conversando com um software; 

  • realização de trabalhos: é possível pedir para a automação cumprir atividades, que outrora eram manuais, como a escrita de uma dissertação. 

  • aprendizado contínuo: ao contrário de outras tecnologias, o Chat GPT consegue utilizar o histórico da interação para oferecer respostas mais personalizadas. 

 

De todo modo, embora altamente inteligente, o software ainda é uma tecnologia, então, ainda precisa de melhorias e adaptações. Todavia, ainda assim, pode trazer grandes transformações para os próximos anos. 

 

Algumas das próximas atualizações previstas são a criação de gráficos e a possibilidade de comandos de voz!

 

Impactos do chat gpt na sociedade

O chat gpt e o seu rápido crescimento abriu as portas para uma série de assuntos. Alguns dos principais são:

 

Corrida de chatbots

Com o sucesso da ferramenta, diversas empresas, incluindo o próprio Google com o Bard, começaram a investir na criação da sua própria inteligência artificial, o que trouxe novos concorrentes para a plataforma.

 

Integração com outras ferramentas

Outros aplicativos, como o Duolingo, integraram o Chat GPT entre suas funcionalidades para oferecer novos recursos aos usuários, então, o chatbot não está limitado mais apenas a própria ferramenta. 

 

Substituição de profissionais

Ao todo, mais de 100 profissões são afetadas pela inteligência artificial. Algumas empresas, como o BuzzFeed, estão optando por utilizar a máquina ao invés da mão de obra humana. Em compensação, novas profissões, principalmente ligadas a tecnologia, ganharam mais destaque. 

 

Questões éticas

Por ser baseado em dados humanos, a inteligência artificial pode ter viés preconceituoso e enganoso em suas respostas. Além disso, tem a questão de poder ser manipulada para práticas ilegais. 

 

E então? O que você achou da ferramenta? Compartilhe com alguém que ainda não está por dentro dessa tecnologia!

 

Adicionar um comentário


Comentários