Quais são as principais tecnologias da indústria 4.0? Confira!

As tecnologias da indústria 4.0 estão fazendo uma verdadeira transformação no mercado bem diante dos nossos olhos — e a tendência é um avanço crescente nos próximos anos. 

 

Recursos mais inteligentes, baratos e práticos estão sendo acoplados às fábricas e mudando mais uma vez o nosso modo de consumo. 

 

E você não pode ficar de fora dessa revolução! Continue lendo esse artigo e confira as principais tecnologias da indústria 4.0.

 

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: Importância da inovação: por que ela é essencial nos dias atuais?

Leia também: Inovação de processo: descubra a importância dessa estratégia

 

O que é a indústria 4.0? 

 

A indústria 4.0 representa um novo jeito do humano se relacionar com as máquinas. Dessa vez, através do digital. 

 

O conceito revela a rápida digitalização do mercado com novas tecnologias que automatizam processos operacionais, trazendo mais agilidade e redução de custos para o mercado. 

 

Assim, estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial e a tendência é a projeção de máquinas cada vez mais inteligentes e autônomas. 

 

A evolução até chegar nas tecnologias da indústria 4.0

 

Qual é a linha do tempo da indústria? 

 

Primeira Revolução Industrial: mecanização

 

Esse foi o momento quando a criação das primeiras máquinas aconteceu na indústria têxtil da Inglaterra, causando a mecanização da produção. Além disso, ficou marcada pelo uso da energia a vapor. 

 

Segunda Revolução Industrial

 

Ficou conhecida pela descoberta da eletricidade, bem como pela produção de linha de montagem, sobretudo, com o fordismo. Desse modo, aumentou-se bastante a capacidade de produção. 

 

Terceira Revolução Industrial

 

É marcada pela automatização dos processos de produção e menos dependência dos homens na operação. Ademais, também é uma fase conhecida pela criação de novas tecnologias e a informatização.

 

Quarta Revolução Industrial

 

Agora, a criação de novas tecnologias, como a computação em nuvem e a inteligência artificial, transformou o modo das máquinas operarem mais uma vez, trazendo ainda mais independência do homem e digitalização dos processos de produção. 

 

tecnologias da indústria 4.0: robô olhando para cima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais são as principais tecnologias da indústria 4.0?

 

Centenas de novas tendências são criadas todos os anos. Confira algumas que mais se destacaram: 

 

Realidade aumentada

 

Trata-se de uma tecnologia que permite a interação entre um elemento virtual da tela e a realidade. Um exemplo de aplicação da realidade aumentada seria a possibilidade de médicos visualizarem órgãos em 3D.

 

Internet das Coisas (IoT)

 

Você possui uma televisão com acesso à internet (Smart TV)? Então, você já teve contato com a tecnologia IoT. Esse recurso permite a conexão de elementos físicos (televisão, aspirador, chuveiros, etc) à internet. 

 

Big data 

 

Na era da informação, o Big Data tem o papel de analisar e interpretar um enorme volume de dados. Nesse caso, essas bases servirão para facilitar a tomada de decisão e implementação de melhorias em empresas. 

 

Cloud computing e data analytics

 

A computação em nuvem se refere ao armazenamento de dados na rede. É um recurso que permite o acesso a qualquer arquivo, em qualquer hora ou lugar, apenas com o acesso à internet.

 

Computação cognitiva

 

Trata-se da implementação da inteligência computacional para ajudar o trabalho humano. É uma tecnologia que consegue aprender em rápida velocidade e interagir em tempo real com o indivíduo, ajudando em processos como a gestão de clientes. 

 

Impressão 3D

 

Também conhecida como manufatura aditiva, o modelo permite a projeção de objetos em um modelo tridimensional por sucessivas camadas de material. Dessa maneira, você consegue criar peças, produtos, protótipos e muito mais!

 

Sistemas ciberfísicos 

 

Essa é uma das tecnologias da indústria 4.0 que mais prometem impactar o mundo. Os sistemas ciberfísicos são integrações que combinam a computação, comunicação e controle através de redes e processos físicos. Dessa maneira, você consegue retratar a realidade física em um ambiente digital. 

 

Cibersegurança

 

A evolução da tecnologia também implica em mais investimento no avanço da segurança no meio digital, afinal, os hackers também estão atualizados. Nesse caso, a indústria 4.0 também prioriza bastante a proteção dos sistemas industriais.

 

Inteligência Artificial (IA)

 

Por fim, uma das maiores tecnologias da indústria 4.0 é, sem dúvidas, a implementação da inteligência artificial no mercado por meio da criação de softwares e robôs que replicam capacidades humanas para realizar atividades. 

 

A inovação da tecnologia está cada vez mais próxima dos filmes de ficção científica que antes pareciam absurdos. Sua empresa está preparada para essa nova era? 

 

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário