Na mudança da carteira física para a carteira digital e-wallet, você precisa avaliar os prós e contras do modelo e das opções de mercado.
Neste blog post, mostraremos o conceito, as características e trazer exemplos para ajudar você nessa transição. Está na hora de adotar a carteira digital e-wallet? Continue a leitura!
Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Metaverso
Leia também: Como seu emprego será transformado pelo metaverso
O que é carteira digital e-wallet?
Apesar de serem moedas digitais, as criptomoedas necessitam de um local – virtual – para serem guardadas e depois acessadas: a carteira virtual, também chamada de carteira digital ou e-wallet.
Características de uma carteira digital
-
Lugar seguro onde se guarda e se acessa as moedas digitais (criptomoedas)
-
Possibilita transações como compra e venda de produtos, transferência de dinheiro e consultas de saldo
-
Pode ser usada em vários dispositivos, como desktop e smartphone
-
Carteiras digitais são softwares, como programas de computador ou apps, usados em computadores e celulares
-
Processo bastante seguro, uma vez que os softwares são baseados em criptografia e apresentam chaves de acesso - apenas o dono da carteira pode acessar
-
Transações mais eficientes, que impedem o acesso a hackers
No fim das contas, a carteira digital e-wallet elimina o inconveniente uso de dinheiro em notas de papel, tornando-se um importante instrumento para potenciais investidores no mercado de criptomoedas.
Tecnologias usadas na carteiras digitais
-
Criptografia: cria uma identidade digital para armazenar os seus dados com segurança
-
NFC (Near Field Communication): tecnologia de aproximação, que permite colocar o celular próximo à maquininha de cartão para fazer o pagamento
-
QR code: alternativa ao NFC em que a câmera do celular lê o código e finaliza a operação
Vantagens das carteiras digitais e-wallet
Para começar, vale a pena saber que as e-wallets podem ser usadas por qualquer pessoa. Mesmo que você não tenha cartão de crédito ou de débito, pode fazer a sua conta.
Benefícios de uma carteira digital
-
Pagamentos com a aproximação do smartphone às maquininhas físicas das lojas, ou via QR Code do produto
-
Quem carrega uma carteira virtual no celular não precisa carregar uma carteira física
-
Muito mais segurança e praticidade
O lado bom das e-wallets
-
Basta fazer um depósito ou pagar um boleto para mandar o dinheiro para sua wallet eletrônica
-
Muitos estabelecimentos menores já oferecem essa possibilidade
-
Três tecnologias são adotadas na carteira de dinheiro digital
O lado nem tão bom das e-wallets
-
Não oferecem atendimento presencial, só mesmo via chat, e-mail ou telefone
-
Dependência da tecnologia; você ficar sem acesso em momentos cruciais, como na hora de pagar uma conta ou quando acabar a bateria do celular
-
Nem todos estabelecimentos aceitam este tipo de pagamento
-
Limitações de serviços nos diferentes modelos de carteira digital de dinheiro
Benefícios das carteiras digitais e-wallets
As e-walletsSim, pois dispensa o uso de dinheiro em espécie ou dos cartões de crédito e débito. Em alguns casos, é possível até cadastrar a biometria e dispensar o uso de senhas.
Promovem economia nas suas finanças
-
Descontos em produtos e serviços: várias empresas fazem parcerias com os estabelecimentos e dão descontos
-
Retorno via cashback: você recebe de volta parte do que gastou e pode usar essa quantia para outra coisa
-
Benefícios para os gamers: pois em sua maioria são totalmente livres de taxas e podem servir para comprar itens em jogos
Praticidade
-
Rapidez para pagar vários boletos de uma só vez, sem burocracia
-
Tarifas reduzidas
-
Algumas opções isentam a cobrança de taxas para usar os serviços. Outras oferecem um limite gratuito mensal
Conheça os principais modelos de carteiras digitais
-
Carteira para desktop ou computador: o programa funciona no próprio dispositivo, e depende da segurança dele – que pode ser fraca
-
Carteira mobile: o programa é executado como aplicativo para tablet e smartphone, mas é preciso tomar cuidado com os backups para garantir acesso ao dinheiro, caso o aparelho seja perdido
-
Carteira online: é executada na nuvem e pode ser acessada por qualquer dispositivo com internet, porém os provedores armazenam as chaves privadas e isso exige cuidado com o vazamento de informações
-
Carteira hardware: no formato de dispositivo físico, como um pendrive. É seguro, contudo tem custo maior e é preciso sempre estar com o dispositivo para fazer as transações
-
Paper wallet: o armazenamento é feito em formato impresso, sendo uma cópia das chaves privadas e públicas. Pode ser difícil recuperar o dinheiro, se você perder o papel.
Qual a carteira digital e-wallet é mais indicada para você?
Ame Digital
O Ame Digital é a carteira digital do grupo B2W. Permite a realização de pagamentos em lojas parceiras e que você receba cashback. Além disso, parte do pagamento volta para o cliente. É uma boa alternativa para quem deseja transferir dinheiro, pois ao contrário do TED e DOC, no Ame Digital a transferência é gratuita. Também é possível realizar pagamentos por meio de QR Code.
Apple Pay
Por carregar a marca Apple, está entre as melhores carteiras digitais. É um sistema de pagamentos integrado ao iOS, o que impede a utilização por parte de usuários de outros sistemas. Também é compatível com bancos, permitindo pagamentos em diversos estabelecimentos sem utilizar cartão físico, via Touch ID ou o Face ID.
No momento, é aceita pelos Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, e pelas bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Com o Apple Play, você também pode pagar passagens e ingressos, além de armazenar os tickets.
BanQi
Sistema desenvolvido pela Via Varejo, grupo que detém as marcas Casas Bahia e Ponto Frio. Oferece um sistema de pagamento grátis, trazendo diversos dos recursos similares aos apps mais comuns.
O grande diferencial do BanQi é a possibilidade de criar uma conta corrente para a realização de transferências, recargas de celular e pagamento de boletos/contas. Você ainda pode fazer depósitos e pagamentos por QR Code e Pix, além de saques em lojas da Via Varejo e lotéricas.
Google Pay
Utilizado para realizar pagamentos em lojas físicas e na internet. Disponível para Android, é compatível com diversos bancos, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica.
É possível, ainda, integrar vários cartões de presentes e cartões de fidelidade, bem como gerenciar pagamentos.
Iti
Desponta entre as melhores carteiras digitais do mercado brasileiro. É um aplicativo do Itaú, que permite pagamentos por QR Code sem a necessidade de cartão físico. Também conta com transferências entre contas correntes, via TED.
O Iti não é atrelado a nenhuma conta bancária, sendo apenas uma carteira digital. Basta ser usuário de Android ou iOS para utilizar o aplicativo. É gratuito para compradores e vendedores, apenas uma faixa de 1% sobre o valor recebido é cobrada. O lucro das vendas é transferido de forma instantânea, eliminando o custo por antecipação, e ainda é possível cadastrar um cartão para realizar pagamentos, como em outras carteiras digitais.
Mercado Pago
A carteira digital do Mercado Livre permite o pagamento de produtos comprados no site ou em outros estabelecimentos comerciais. Também permite pagar boletos, recarregar créditos do celular ou vales-transportes, além de facilitar a transferência de dinheiro entre contas ou até mesmo a compra de crédito on-line para jogos e streaming.
Tem serviços aceitos para a venda, como Google play, Blizzard, Spotify, Uber entre outros. Para vendedores, essa carteira ainda oferece maquininha própria de pagamento, sem taxas de aluguel ou adesão, bastando que se tenha a conta digital para transferência imediata dos valores.
PagBank
Carteira digital do Uol, que cadastra automaticamente os cartões após o pagamento. Além da transferência em dinheiro, é compatível com maquininhas específicas como Moderninha e Minizinha. O dinheiro guardado na conta pode render até 200% do CDI, o dobro da poupança.
Seus usuários também podem realizar saque nos caixas eletrônicos Banco24Horas, transferêncais via TED para qualquer banco, recarga de créditos de celular e pagamentos por QR Code, entre outras funcionalidades.
PayPal
O PayPal é um dos mais tradicionais sistemas de pagamento digital. Seu app para pagamentos é uma extensão do sistema on-line já existente. Com ele você consegue cadastrar diversos cartões ou inserir dinheiro por meio de boleto bancário. É útil também para vendedores.
Além de parcerias com instituições como Itaú, que tem um app para integrar todos os cartões, o serviço também investe no próprio sistema. A ferramenta de compra Honey, por exemplo, será integrada ao PayPal para aprimorar a experiência de compra e venda.
PicPay
O PicPay está entre as melhores carteiras digitais do Brasil por ser a que tem maior quantidade de usuários (mais de 36 milhões), estabelecimentos ativos (3 milhões) e possibilitar que o dinheiro depositado na conta renda até 210% do CDI. Também foi a primeira e-wallet a utilizar QR code para pagamentos.
Não cobra taxas de anuidade ou para uso de cartão, também permitindo transferências em dinheiro, pagamento de boletos, recargas de celular, pagamentos de compras presenciais, além de transações via Pix.
Garante, inclusive, o cashback - dinheiro de volta - que pode representar até 40% do valor da compra na conta corrente.
Samsung Pay
Compatível com alguns smartphones da fabricante (Samsung), permite a realização de pagamentos por meio das tecnologias NFC e MST (pagamentos por aproximação).
Além do celular compatível, é preciso cadastrar um cartão de débito ou crédito também compatível. Fintechs como Neon e Inter fazem a liberação para uso do app pelo próprio aplicativo. Por outro lado, bancos tradicionais, como Banco do Brasil, exigem a liberação em um caixa eletrônico.
Você já usa carteira digital e-wallet? O que você acha dessa experiência?