Como seu emprego será transformado pelo Metaverso

Você já se perguntou como seu emprego será transformado pelo metaverso?

 

A tecnologia promete transformar diversos âmbitos da nossa sociedade, como nossa forma de interagir, comprar, trabalhar… 

 

Esse último, sem dúvidas, será onde vai ocorrer algumas das maiores mudanças. 

 

Quer saber como será? Nesse artigo, vamos explicar algumas formas do seu emprego mudar com o metaverso!

 

Clique na imagem para fazer o teste de maturidade de startups, ou aqui.

 

Leia também: NFTs e Digital assets: o que é e como fazer

Leia também: Criptoverso: o que é e que revolução é essa 

 

O conceito do metaverso 

 

O metaverso é um espaço virtual com características do mundo real. 

 

Nesse sentido, esse universo online emprega diversas tecnologias, como inteligência artificial, avatares e realidade aumentada, para conseguir tornar a experiência na internet mais próxima da realidade. 

 

É como se fosse uma Internet 3D. Seria possível, por exemplo, interagir com um colega em bate-papo usando o seu avatar ou visitar uma loja e ver uma roupa em três dimensões. 

 

O que mudaria no mercado de trabalho com o metaverso?

 

Quando a internet tradicional surgiu, ocorreram diversas mudanças na sociedade. Novas profissões surgiram e outras desapareceram, o trabalho remoto ganhou mais força, o uso da web se tornou praticamente obrigatório em qualquer profissão…

 

Portanto, é claro que o metaverso também pode trazer alterações nos ofícios futuramente. Confira algumas mudanças esperadas: 

 

Modelo de trabalho

 

Durante a pandemia, diversas empresas adotaram o regime remoto para continuar suas operações online. No entanto, mesmo após a quarentena acabar, várias corporações decidiram manter o home office ou o modelo híbrido devido às vantagens. 

 

Considerando que o metaverso seria um “upgrade” da nossa internet convencional, essa tecnologia aproxima mais a relação entre a empresa e o colaborador que não está na empresa. 

 

Uma possível aplicação dessa tecnologia seria criar um espaço como se fosse da própria empresa para o funcionário entrar com o avatar e trabalhar, por exemplo. 

 

Reuniões

 

As reuniões e conferências online se tornaram comuns durante a pandemia, sendo uma excelente solução para facilitar a comunicação entre colegas de trabalho, supervisores e demais parceiros do negócio. 

 

Mas e se todas as pessoas pudessem colaborar como se estivessem fisicamente no local?

 

A Microsoft já criou uma solução com uma proposta semelhante: o Microsoft Mesh. A tecnologia utiliza a realidade mista e holografia para dar a sensação de que participantes compartilham o mesmo espaço. 

 

Uma das suas funcionalidades é permitir que o avatar siga seu rosto e movimentos com sua webcam, então, você pode olhar para quem está conversando e até apontar para um item dentro do espaço. 

 

Profissões novas e atualizadas

 

Conforme a evolução da tecnologia, novas profissões surgem, outras se atualizam e algumas desaparecem. 

 

Com o metaverso, não é diferente. 

emprego e metaverso: homem com óculos de realidade virtual.

 

Construtor do novo mundo, estrategista de metaverso e gerente de segurança online são alguns exemplos de profissões com demanda futuramente. Como a tecnologia ainda está recente, algumas outras surgirão de acordo com a necessidade. 

 

Outras profissões, como a de atendente de loja, serão atualizadas e o trabalho poderá ser realizado na plataforma. 

 

 

 

Treinamentos 

 

Imagina um estudante de medicina poder visualizar um órgão em três dimensões dentro do metaverso? Ou um soldado pode se preparar para a guerra por simulações no mundo virtual?

 

Essas são algumas possibilidades para o metaverso — que já estão sendo aplicadas, inclusive. 

 

O Exército dos EUA realizou uma parceria com a Microsoft e está treinando seus soldados utilizando a tecnologia do metaverso. Basicamente, a empresa pretende construir fones de ouvido que possibilitem projetar imagens holográficas, mapas tridimensionais do terreno e uma bússola na sua visão. 

 

Salário em criptomoeda

 

Antes mesmo da popularização do metaverso, as moedas digitais já estavam chamando a atenção das pessoas por ser uma maneira segura e prática de realizar transações na internet. Sendo assim, apesar dos altos e baixos, as criptomoedas continuam crescendo. 

 

Em um universo virtual, a criptomoeda seria uma excelente forma das empresas pagarem seus funcionários ao invés do dinheiro físico, ainda mais porque não teria nenhuma interferência do governo ou empresa privada. 

 

Aplicações

 

Por fim, o metaverso permitirá uma série de aplicações nos ambientes de trabalho, mudando completamente a maneira como as pessoas trabalham. 

 

Será possível, por exemplo, que um médico realize a cirurgia em um paciente utilizando a precisão de um robô — ele daria um comando e a máquina realizaria o procedimento. Um piloto conseguiria comandar um avião remotamente, engenheiros poderiam criar um protótipo de um produto à distância…

 

Enfim, são dezenas de aplicações e apenas a evolução dessa tecnologia vai mostrar como será o futuro do mercado de trabalho. O que sabemos é: vai mudar. 

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário