7 camadas do Metaverso: o que são e qual é a importância!

Você sabe quais são as 7 camadas do Metaverso? Qual a importância de cada uma?

 

Imagine viver em uma realidade paralela virtual, em que as barreiras entre o mundo físico e digital não existem mais… Incrível, não é mesmo?

 

E se nós te disséssemos que essa experiência está mais perto do que você imagina?

 

Para entender como isso será possível, continue conosco nesse conteúdo e descubra as 7 camadas do Metaverso.

 

Clique na imagem para fazer o teste de maturidade de startups, ou aqui.

 

Leia também: NFTs e Digital assets: o que é e como fazer

Leia também: Inovação aberta: o que é, como aplicar, exemplos e vantagens

 

Conceito de Metaverso

 

O Metaverso é um ambiente virtual, de realidade aumentada, em que as pessoas poderão interagir entre si e realizar inúmeras ações comuns ao dia a dia.

 

Jogos como Second Life já utilizam esse conceito há anos, mas, a pretensão de grandes empresas como a Meta — que alterou o nome para fortalecer seu compromisso com a tecnologia — é transformar o Metaverso em uma realidade paralela completa.

 

Isto é, um lugar onde as pessoas poderão assistir filmes com amigos, se reunir com uma equipe de trabalho e até mesmo fazer compras, tudo de modo imersivo, com avatares.

 

Quais são as 7 camadas do Metaverso?

 

Para funcionar corretamente e oferecer aos seus usuários todas as funcionalidades prometidas, essa realidade imersiva precisa vencer alguns níveis.

 

Conheça abaixo quais são as 7 camadas do Metaverso que precisam ser conquistadas, segundo o empresário Jon Radoff, para que a tecnologia se torne real.

 

1. Infraestrutura 

 

A primeira camada do Metaverso nada mais é do que a base técnica para que todo projeto funcione de modo efetivo.

 

O 5G e o futuro 6G são fundamentais para esse nível primário, visto que a velocidade, armazenamento e processamento oferecidos por essas conexões serão essenciais para que os usuários tenham acesso a gráficos de alta qualidade, objetos 3D e integração de programas.

 

2. Interface humana

 

A quebra das fronteiras entre mundo físico e mundo virtual é um dos principais objetivos do Metaverso.

 

Portanto, essa camada dependerá bastante da evolução de equipamentos capazes de unir essas duas realidades, como os óculos de realidade aumentada, smartphones e demais tecnologias que conectem nossa experiência sensorial física aos avatares digitais.

 

3. Descentralização

 

Quanto menos concentrado em uma ou poucas empresas estiver o Metaverso, melhor será a experiência dos usuários, que poderão ter acesso a todas as ferramentas do seu dia a dia.

 

Por isso, a terceira das 7 camadas do Metaverso visa eliminar intermediários e democratizar ao máximo essa tecnologia — em prol do crescimento da própria realidade paralela.

 

Além disso, é esperado que o Blockchain, as NFTs e a inteligência artificial estejam incluídas nesse terceiro nível.

 

4. Computação espacial

 

Na quarta das 7 camadas do Metaverso iremos encontrar tecnologias de realidade virtual, motores 3D, reconhecedores de gestos e demais recursos capazes de desmaterializar objetos, permitindo a interação tanto na realidade física quanto na virtual.

 

Enfim, essa é a camada responsável por trazer ao mundo digital os elementos do mundo material.

 

5. Economia de criação

 

É esperado que as empresas interessadas em criar produtos para o Metaverso se unam através da co-criação, em uma dimensão de “open source”.

 

Essa é uma maneira de aumentar o interesse sobre a realidade imersiva, tanto dos grandes empresários (com alto capital), como também dos futuros usuários da plataforma — que terão acesso a uma quantidade ainda maior de ferramentas.

Camadas do Metaverso: homem usando óculos de realidade virtual tocando tela virtual futurística

 

6. Descoberta

 

Essa é uma das 7 camadas do Metaverso mais importantes para o sucesso da tecnologia.

 

Afinal, será nesse momento que as pessoas irão descobrir de fato a realidade imersiva e testar na prática os seus conhecimentos sobre ela.

 

Além disso, é esperado que o Metaverso abra as portas do mercado de inovação para novas descobertas incríveis, capazes de derrubar definitivamente as barreiras que separam o físico do virtual.

 

7. Experiência

 

Enfim, chegamos a última das 7 camadas do Metaverso, em que os usuários poderão experimentar essa imersão.

 

Essa camada também define a transformação nas experiências atuais, inclusive as mais comuns do nosso dia a dia, que tendem a se tornar ainda mais acessíveis e práticas.

 

Por exemplo, depois do Metaverso, ações como ir ao banco, estudar, comprar, trabalhar ou jogar com os amigos nunca mais serão as mesmas!

 

Mesmo não sendo um conceito novo, a realidade imersiva ainda precisa percorrer alguns caminhos para ser retirada de uma vez do papel. 

 

Contudo, devido ao entusiasmo de grandes empresas e a evolução de tecnologias fundamentais, a expectativa é que as 7 camadas do Metaverso sejam alcançadas nos próximos anos.

 

Adicionar um comentário


Comentários