NFTs e Digital assets: o que é e como fazer

Os NFTs já conquistaram inúmeras pessoas ao redor do mundo, inclusive famosos como Neymar e Justin Bieber.

 

Em meio a tanta repercussão e sucesso, surgiu a dúvida: o que são NFTs? Como eles funcionam? Vale a pena adquirir esse digital assets?

 

Ao longo desse conteúdo, vamos te explicar de uma vez o conceito dos tokens não fungíveis e te ajudar a descobrir se esse investimento é ideal para você.

 

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: Cuidados na hora de receber investimentos que você precisa ter

Leia também: Inovação aberta: o que é, como aplicar, exemplos e vantagens

 

O que é digital assets?

 

Também chamados ativos digitais, o digital assets é um meio utilizado por instituições para oferecer uma parte de patrimônios envolvidos em uma negociação, que normalmente não está disponível a pequenos investidores.

 

Esse canal está sendo bastante usado por ser simples, não possuir burocracia e não exigir gastos muito altos — além de abrir as portas para investimentos com grande potencial de retorno, sem travar a liquidez ou aumentar os riscos.

 

O que são NFTs?

 

O Non-fungible Token, ou tokens não fungíveis em português, é um tipo de digital assets que representa ativos exclusivos, que não podem ser trocados por outro.

 

Em outras palavras, os NFTs são ativos insubstituíveis e únicos, por esse motivo, ele é comercializado no mercado a preços elevados.

 

Ademais, os NFTs representam uma prova digital que determinado item — físico ou não — é propriedade de alguém.

 

Como funciona?

 

O NFT, que tem como base a segurança de um blockchain, pode representar qualquer tipo de produto que, uma vez adquirido online, torna-se propriedade exclusiva do seu investidor.

 

Contudo, isso não significa que o comprador terá acesso físico ao material comprado, pois esse pode ser apenas digital.

 

Além disso, devido ao seu caráter único, cada NFT possui seu próprio valor — podendo um token valer milhares de reais a mais que outro, mesmo que eles representem produtos semelhantes.

 

Por exemplo, um NFT de um quadro pintado pela artista x pode valer R$ 1.000,00 enquanto outro quadro, da mesma artista e de mesmo tamanho, vale R$ 2.500,00.

 

Como comprar NFTs?

 

Ficou interessado nesse investimento digital? 

 

Então, está na hora de descobrir como comprar seu próprio NFT e garantir a propriedade exclusiva sobre um produto de seu interesse — que poderá também te render um excelente retorno no futuro.

 

Para adquirir um desses digitais assets, basta acessar alguma loja chamada marketplace, que comercializa esse tipo de token.

 

Os exemplos mais conhecidos são:

  • Binance NFT;

  • Coinbase NFT;

  • FTX NFTs;

  • Magic Eden;

  • OpenSea;

  • Rarible;

  • Zora.

Ilustração gráfica dos NFTs

 

Qual o preço dos NFTs?

 

O valor de um NFT depende da sua valorização no mercado, isto é, a importância dada a determinado item e a quantidade de pessoas que desejam adquiri-lo.

 

Portanto, não há um preço fixo para esses ativos digitais.

 

Inclusive, você encontra alguns NFTs vendidos a preços altíssimos, enquanto outros são comercializados a preços mais acessíveis.

 

Tudo vai depender de qual item você procura — e o tamanho do interesse que o mercado possui sobre ele.

 

Exemplos de NFT comuns no mercado

 

Os NFTs são utilizados no mercado para a comercialização de produtos pertencentes a inúmeras categorias.

 

Por exemplo, é possível encontrar tokens não fungíveis no setor de jogos.

 

Mas… não estamos falando dos games propriamente ditos, e sim de elementos relacionados a eles, como personagens e cenários.

 

Atualmente, o mercado que mais utiliza o NFT é o de arte, para comercialização de obras digitais. Esse canal é uma excelente oportunidades para artistas conquistarem um público maior, de forma mais fácil.

 

Sem falar que esse meio de comercialização também é ótimo para colecionadores de artes, que podem vender obras valorizadas mais rapidamente.

 

Vale realmente a pena comprar esse ativo digital?

 

Depende.

 

Esse investimento nem sempre é vantajoso, afinal, pode não atender aos seus objetivos financeiros.

 

Portanto, estude com calma o mercado de NFT e avalie se os ganhos obtidos atualmente por seus investidores são compatíveis com os que você deseja.

 

Se sim, acesse um dos marketplaces apresentados acima e escolha o digital assets capaz de te ajudar a cumprir suas metas!

 

Agora que você já sabe o que são digital assets e NFTs, analise com calma seus objetivos financeiros e verifique se vale a pena realizar esse investimento.

 

Não tome uma decisão somente por ser moda, ao invés disso, faça uma escolha cuidadosa e evite prejuízos no futuro!

 

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário