Cuidados na hora de receber investimentos que você precisa ter

Se sua empresa está prestes a captar investimentos ou pretende futuramente, é importante tomar certos cuidados antes de assinar o contrato. 

 

Afinal, é bem mais vantajoso (e econômico) mitigar conflitos e problemas desde o início da relação ao invés de esperar acontecerem.

 

Por isso, leia esse conteúdo até o final e descubra os principais cuidados que sua empresa deve possuir na hora de receber investimentos!

 

Aproveite!

 

Açolab Ventures

Clique na imagem para conhecer o Açolab Ventures (CVC da ArcelorMittal), ou aqui.

 

Leia também: Corporate Venture Capital: características e vantagens

Leia também: 6 grandes vantagens do Open Innovation

 

Importância dos investimentos para empresas

 

Imagine que sua empresa começou a alcançar novos públicos, fazendo a demanda de pedidos aumentar  em 65%.

 

Contudo, seus equipamentos de produção atuais não conseguem suprir esse novo valor.

 

A única solução? Comprar mais maquinários, inclusive, capazes de atender uma demanda 100% maior — até porque, a perspectiva é que o negócio não pare de crescer.

 

De modo geral, para custear esses novos equipamentos, sua empresa tem duas opções:

  • Solicitar um crédito a uma instituição financeira;

  • Receber investimentos de empresas ou pessoas físicas.

 

E diferente da primeira opção, a segunda é mais vantajosa, dado que o sujeito que investir em seu negócio também poderá participar ativamente como mentor — te guiando durante esse crescimento exponencial.

 

Além dessa mentoria valiosa, outra importância de receber investimentos é ter uma oportunidade de expandir o negócio, sem precisar recorrer aos empréstimos.

 

Receber investimentos: Homem ao fundo desbotado desenhando com um giz um gráfico crescente em uma tela.Quais são os cuidados antes de receber investimentos?

 

Além de atender aos requisitos legais exigidos pelo ordenamento jurídico — garantindo ao contrato a devida validade — é fundamental também se atentar a outros pontos quando sua empresa receber investimentos.

 

Conheça abaixo quais são e evite negócios ruins ou problemáticos!

 

Modelo do investimento

 

Ao receber investimento, as partes devem acordar o formato desse negócio.

 

O mais utilizado atualmente é o mútuo conversível — que você vai conhecer mais a frente. Contudo, também é possível optar por outros modelos, como:

 

Objetivos alinhados

 

Antes de assinar o contrato, verifique se os interesses, objetivos e visões do investidor são compatíveis com o da sua empresa, sobretudo se a parceria envolver participação direta do investidor, como sócio.

 

Afinal, durante a tomada de decisões, as opiniões desta parte deverão ser consideradas e, caso sejam muito divergentes com a do negócio, podem acabar gerando conflitos.

 

Preferência na liquidação

 

Nós sabemos que, ao receber investimentos, o último pensamento que surge na cabeça do empreendedor é encerrar o negócio.

 

Contudo, é fundamental ser realista durante esse momento, pensando inclusive em futuros cenários negativos que a empresa pode vivenciar, mesmo que seja sua liquidação.

 

E caso ocorra, o contrato de investimento deve conter expressamente as regras referentes a preferência e equivalência do sócio investidor.

 

Ou seja, se essa parte receberá o valor das suas quotas antes dos demais sócios da empresa — e qual fator será utilizado no cálculo do valor a ser recebido, que deve ser equivalente ao investimento inicial. 

 

Essa determinação prévia evita problemas financeiros, seja o investidor pleiteando crédito além do que possui direito, ou a empresa não querendo pagar corretamente esse saldo.

 

Direitos do investidor

 

Em toda relação empresarial, as partes possuem direitos, que podem ser determinados no momento de concretização do contrato.

 

Por exemplo, possuir direito de veto ou de voto, mesmo antes de adentrar definitivamente no quadro societário.

 

Outro direito importante é a cláusula de opção (característica do mútuo conversível), a qual oferece à outra parte a oportunidade de converter o valor do investimento em quotas ou ações na empresa.

 

Então, ao firmar o contrato de investimento, verifique se sua empresa (e o investidor) possuem interesse em estabelecer essa cláusula.

 

De modo geral, é fundamental deixar claro todos os pontos relacionados a possíveis convergências, direitos, obrigações e demais quesitos legais que, caso não acordados desde o início, podem gerar conflitos no futuro.

 

Ademais, contar com o auxílio de um advogado especializado na área é uma excelente forma de conhecer todas as cláusulas essenciais a esse modelo de contrato.

 

Como conseguir bons investimentos 

 

Agora que você já conhece os cuidados necessários ao receber investimentos, vamos ensinar algumas dicas incríveis de como conseguir esses investidores!

 

A primeira dica é: tenha um pitch de vendas bem estruturado, com as principais informações sobre sua empresa e os melhores argumentos persuasivos — crie uma apresentação maior e um elevator pitch.

 

Além disso, seja transparente com os investidores interessados, apresentando todas as informações do negócio, desde organizacionais até financeiras.

 

E claro: saiba se sua empresa está realmente investment ready!

 

Afinal, cuidados na hora de receber investimentos caso o negócio não esteja preparado para receber investimentos, não é recomendado apressar este processo! 

 

Em vez disso, invista em organização, preparo pessoal e da equipe, determine melhor os objetivos, reformule seus produtos e soluções… enfim, continue se preparando.

 

Mas, quando o momento ideal chegar, agarre-o com todas as forças e coloque sua empresa de volta na corrida para o sucesso!


 

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário