Todo bom empreendedor precisa ter um elevator pitch preparado.
Essa é uma técnica de abordagem excelente para aproveitar o pouco tempo com algum investidor e despertar o interesse em sua marca, ideal ou produto.
É uma apresentação clara, persuasiva e, principalmente, breve.
Quer montar o seu? Continue lendo esse artigo e descubra alguns exemplos de elevator pitch!
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O que é elevator pitch?
E se você tivesse menos de dois minutos para vender seu produto? Como você faria?
Por exemplo, imagine que você está em um elevador, no térreo, com o intuito de descer logo no primeiro andar e entra uma pessoa — mas não é qualquer pessoa, é alguém que poderia contribuir para seu negócio de alguma forma.
Tudo que você precisa fazer é vender seu peixe. Só que precisa ser rápido, pois seu andar já está chegando...
Essa é a ideia do elevator pitch: um modelo de apresentação breve e persuasiva sobre uma empresa, produto ou ideia.
O termo, cuja tradução é “discurso de elevador”, é utilizado em cartões de visitas, que são pequenos e necessitam de textos curtos.
Além disso, esse modelo de abordagem é comum em eventos de networking, encontros corriqueiros ou demais situações que exigem conversas breves.
Tipos de elevator pitch
Em seu livro To sell is human (vender é humano), o autor Daniel Pink divide o elevator pitch em 6 tipos diferentes.
São eles:
- Pitch de uma palavra: consiste em associar sua marca, produto ou ideia à somente uma palavra-chave, que resume bem o conceito principal. O exemplo apresentado no livro é a associação que fazemos da palavra “busca” ao Google.
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Pitch em forma de perguntas: o principal objetivo do elevator pitch é persuadir o ouvinte a investir em sua ideia. As perguntas são uma excelente forma de fazer isso, sobretudo se acompanhadas de um bom argumento.
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Pitchs em forma de rima: além de divertidas, as rimas costumam grudar em nossa mente, dando um toque memorável à apresentação.
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Pitch de e-mail: o objetivo é criar um título de e-mail que apresente utilidade, curiosidade e especificidade, aumentando as chances de ser aberto.
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Pitch de Twitter: essa rede social limita suas publicações a 280 caracteres. Nesse modelo de pitch o objetivo é justamente apresentar sua ideia, de modo relevante, nesse curto espaço de texto.
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Pitch da Pixar: o storytelling é uma excelente técnica persuasiva, por isso, se inspire nas histórias emocionantes da Pixar e crie uma apresentação breve, emocionante e cativante.
Importância do elevator pitch
Tudo é muito rápido atualmente. A ideia de que “tempo é dinheiro” nunca foi tão impregnada na nossa sociedade, sobretudo quando estamos falando do mundo dos negócios. Investidor não tem tempo para perder.
Nesse ponto é que se destaca o elevator pitch!
Afinal, esse modelo de abordagem é capaz de resumir em poucos segundos a sua ideia de forma clara e persuasiva.
Além disso, esse discurso pode te destacar dos demais concorrentes, sobretudo se você tiver a criatividade ao seu lado.
Por isso, tenha um pitch de elevador sempre preparado em sua mente! Você nunca sabe quem irá entrar contigo no elevador.
3 dicas essenciais para criar seu elevator pitch
Antes de criar o seu elevator pitch, temos três dicas essenciais para você:
Foque nos pontos principais
Você tem alguns segundos (com sorte, alguns minutos) para “vender seu peixe” e chamar a atenção de um possível investidor.
Portanto, precisa focar nos elementos principais — aqueles de interesse do seu prospect. Nesse caso, são 5 pontos:
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Problema (o que o negócio resolve);
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Solução (como a sua empresa resolve);
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Público (de quem sua empresa resolve);
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Modelo de negócio (como funciona operação);
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Diferencial (o que difere sua empresa).
Sempre adapte
Embora seja importante você ter um pitch bem estruturado em mente, é essencial personalizá-lo conforme o público.
Por isso, é tão importante saber o que todo elevator pitch precisa ter (como listamos na dica anterior) para saber adaptar de acordo com cada potencial investidor.
Treine bastante
Não basta somente escrever um bom pitch e nunca mais praticar. Você precisa treinar e criar variações até ter os resultados esperados.
4 exemplos de elevator pitch para te inspirar
Uma das melhores formas de entender melhor esse modelo de apresentação é vendo na prática como funciona esse modelo de apresentação.
Por isso, trouxemos abaixo 5 exemplos de elevator pitch, que vão te inspirar durante a criação do seu!
Exemplo 1
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Exemplo 2
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Você está confortável com o seu elevator pitch? Aproveite para criar o seu.