Elevator pitch: conheça 3 exemplos e se inspire! 

Todo bom empreendedor precisa ter um elevator pitch preparado.

 

Essa é uma técnica de abordagem excelente para situações em que você possui somente alguns segundos para apresentar sua marca, ideia ou produto. Ou seja, é um discurso claro, persuasivo e, principalmente, breve.

 

Quer montar o seu? Continue lendo esse artigo e descubra alguns exemplos de elevator pitch!

 

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O que é elevator pitch?

 

E se você tivesse menos de dois minutos para vender seu produto? Como você faria?

 

Por exemplo, imagine que você entra em um elevador, no térreo, com o intuito de descer logo no primeiro andar e entre uma pessoa — mas não é qualquer pessoa, é alguém que poderia contribuir para o seu negócio de alguma forma.

 

Tudo que você precisa fazer é vender seu peixe. Só que precisa ser rápido, pois seu andar já está chegando...

 

Foi com base nessa ideia foi criado o elevator pitch: um modelo de apresentação breve e persuasiva sobre uma empresa, produto ou ideia.

 

Elevator pitch: homem de negócios apertando um botão de andar dentro do elevador.O termo, cuja tradução é “discurso de elevador”, é comum em eventos de networking, encontros corriqueiros ou demais situações que exigem conversas breves.

 

Tipos de elevator pitch

 

Em seu livro To sell is human (vender é humano), o autor Daniel Pink divide o elevator pitch em 6 tipos diferentes.

 

São eles:

  • Pitch de uma palavra: consiste em associar sua marca, produto ou ideia à somente uma palavra-chave, que resume bem o conceito principal. O exemplo apresentado no livro é a associação que fazemos da palavra “busca” ao Google.

  • Pitch em forma de perguntas: o principal objetivo do elevator pitch é persuadir o ouvinte a investir em sua ideia. As perguntas são uma excelente forma de fazer isso, sobretudo se acompanhadas de um bom argumento.

  • Pitchs em forma de rima: além de divertidas, as rimas costumam grudar em nossa mente, dando um toque memorável à apresentação.

  • Pitch de e-mail: o objetivo é criar um título de e-mail que apresente utilidade, curiosidade e especificidade, aumentando as chances de ser aberto.

  • Pitch de Twitter: essa rede social limita suas publicações a 280 caracteres. Nesse modelo de pitch o objetivo é justamente apresentar sua ideia, de modo relevante, nesse curto espaço de texto.

  • Pitch da Pixar: o storytelling é uma excelente técnica persuasiva, por isso, se inspire nas histórias emocionantes da Pixar e crie uma apresentação breve, emocionante e cativante.

 

Importância do elevator pitch

 

Tudo é muito rápido atualmente. A ideia de que “tempo é dinheiro” nunca foi tão impregnada na nossa sociedade, ainda mais quando estamos falando de indivíduos que possuem bastante capital e negócios.

 

E como grande parte dos investidores se encaixam nesse perfil, é necessário que você aprenda a seguir o mesmo ritmo que eles.

 

Nesse ponto é que se destaca o elevator pitch!

 

Afinal, esse modelo de abordagem é capaz de resumir em poucos segundos a sua ideia — devendo ser um discurso persuasivo e criativo!

 

Assim, você terá mais chances de ser ouvido por um investidor, que não possui muito tempo para assistir uma longa apresentação, mas somente alguns segundos, que com o elevator pitch serão suficientes.

 

Sem falar que esse discurso pode te destacar dos demais concorrentes, sobretudo se você tiver a criatividade ao seu lado.

 

Por isso, tenha um pitch de elevador sempre preparado em sua mente! Afinal, nunca se sabe quem irá entrar contigo no elevador.

 

3 exemplos de elevator pitch para te inspirar

 

Uma das melhores formas de entender melhor esse modelo de apresentação é vendo na prática como funciona esse modelo de apresentação.

 

Por isso, trouxemos abaixo 3 exemplos de elevator pitch, que vão te inspirar durante a criação do seu!

 

Exemplo 1 

Você sabia que 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos?

 

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A nossa startup desenvolve projetos de negócios inteligentes e estratégias, com foco nas micro e pequenas empresas. Com essa base, a sua empresa terá 60% de chance de prosperar.

 

Vamos marcar uma reunião que eu te conto mais!

 

Exemplo 2

O sonho de todo empreendedor não é ganhar rios de dinheiro, mas sim fazer a diferença. 

 

Sabendo disso, iniciamos a Startup Persona, cujo objetivo é ajudar empresas a desenvolver projetos inteligentes e importantes, baseados nas necessidades mais urgentes de seu público.

 

Vamos marcar uma reunião e discutir nossos métodos?

 

Exemplo 3

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Você está confortável com o seu elevator pitch? Aproveite para criar o seu.

 

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