Elevator pitch: o que é, como criar e 4 exemplos!

Todo bom empreendedor precisa ter um elevator pitch preparado

 

Essa é uma técnica de abordagem excelente para aproveitar o pouco tempo com algum investidor e despertar o interesse em sua marca, ideal ou produto.

 

É uma apresentação clara, persuasiva e, principalmente, breve.

 

Quer montar o seu? Continue lendo esse artigo e descubra alguns exemplos de elevator pitch!

 

 

e-book jornada da startup

Clique na imagem para baixar o e-book de Jornada da Startup, ou aqui.

 

Leia também: Fases de uma startup: conheça os níveis de maturidade

Leia também: Como conseguir investidor para startup

 

O que é elevator pitch?

 

E se você tivesse menos de dois minutos para vender seu produto? Como você faria?

 

Por exemplo, imagine que você está em um elevador, no térreo, com o intuito de descer logo no primeiro andar e entra uma pessoa — mas não é qualquer pessoa, é alguém que poderia contribuir para seu negócio de alguma forma.

 

Tudo que você precisa fazer é vender seu peixe. Só que precisa ser rápido, pois seu andar já está chegando...

 

Essa é a ideia do elevator pitch: um modelo de apresentação breve e persuasiva sobre uma empresa, produto ou ideia.

 

O termo, cuja tradução é “discurso de elevador”, é utilizado em cartões de visitas, que são pequenos e necessitam de textos curtos.

 

Além disso, esse modelo de abordagem é comum em eventos de networking, encontros corriqueiros ou demais situações que exigem conversas breves.

 

Elevator pitch: homem de negócios apertando um botão de andar dentro do elevador.

Tipos de elevator pitch

 

Em seu livro To sell is human (vender é humano), o autor Daniel Pink divide o elevator pitch em 6 tipos diferentes.

 

São eles:

 

  • Pitch de uma palavra: consiste em associar sua marca, produto ou ideia à somente uma palavra-chave, que resume bem o conceito principal. O exemplo apresentado no livro é a associação que fazemos da palavra “busca” ao Google.
  • Pitch em forma de perguntas: o principal objetivo do elevator pitch é persuadir o ouvinte a investir em sua ideia. As perguntas são uma excelente forma de fazer isso, sobretudo se acompanhadas de um bom argumento.

  • Pitchs em forma de rima: além de divertidas, as rimas costumam grudar em nossa mente, dando um toque memorável à apresentação.

  • Pitch de e-mail: o objetivo é criar um título de e-mail que apresente utilidade, curiosidade e especificidade, aumentando as chances de ser aberto.

  • Pitch de Twitter: essa rede social limita suas publicações a 280 caracteres. Nesse modelo de pitch o objetivo é justamente apresentar sua ideia, de modo relevante, nesse curto espaço de texto.

  • Pitch da Pixar: o storytelling é uma excelente técnica persuasiva, por isso, se inspire nas histórias emocionantes da Pixar e crie uma apresentação breve, emocionante e cativante.

 

Importância do elevator pitch

 

Tudo é muito rápido atualmente. A ideia de que “tempo é dinheiro” nunca foi tão impregnada na nossa sociedade, sobretudo quando estamos falando do mundo dos negócios. Investidor não tem tempo para perder. 

 

Nesse ponto é que se destaca o elevator pitch!

 

Afinal, esse modelo de abordagem é capaz de resumir em poucos segundos a sua ideia de forma clara e persuasiva. 

 

Além disso, esse discurso pode te destacar dos demais concorrentes, sobretudo se você tiver a criatividade ao seu lado.

 

Por isso, tenha um pitch de elevador sempre preparado em sua mente! Você nunca sabe quem irá entrar contigo no elevador.

 

3 dicas essenciais para criar seu elevator pitch

 

Antes de criar o seu elevator pitch, temos três dicas essenciais para você:

 

Foque nos pontos principais

 

Você tem alguns segundos (com sorte, alguns minutos) para “vender seu peixe” e chamar a atenção de um possível investidor.

 

Portanto, precisa focar nos elementos principais — aqueles de interesse do seu prospect. Nesse caso, são 5 pontos

 

  • Problema (o que o negócio resolve);

  • Solução (como a sua empresa resolve);

  • Público (de quem sua empresa resolve); 

  • Modelo de negócio (como funciona operação); 

  • Diferencial (o que difere sua empresa).

 

Sempre adapte 

 

Embora seja importante você ter um pitch bem estruturado em mente, é essencial personalizá-lo conforme o público. 

 

Por isso, é tão importante saber o que todo elevator pitch precisa ter (como listamos na dica anterior) para saber adaptar de acordo com cada potencial investidor. 

 

Treine bastante

 

Não basta somente escrever um bom pitch e nunca mais praticar. Você precisa treinar e criar variações até ter os resultados esperados.

 

4 exemplos de elevator pitch para te inspirar

 

Uma das melhores formas de entender melhor esse modelo de apresentação é vendo na prática como funciona esse modelo de apresentação.

 

Por isso, trouxemos abaixo 5 exemplos de elevator pitch, que vão te inspirar durante a criação do seu!

 

Exemplo 1 

 

Descubra 5 maneiras práticas de como elevar a produtividade e o faturamento da sua empresa.

 

Exemplo 2 

 

Você sabia que 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos?

 

A falta de planejamento é a principal razão desse insucesso. Mas, nós podemos te ajudar a fugir desse destino!

 

A nossa startup desenvolve projetos de negócios inteligentes e estratégias, com foco nas micro e pequenas empresas. Com essa base, a sua empresa terá 60% de chance de prosperar.

 

Vamos marcar uma reunião que eu te conto mais!

 

Exemplo 3 

 

O sonho de todo empreendedor não é ganhar rios de dinheiro, mas sim fazer a diferença. 

 

Sabendo disso, iniciamos a Startup Persona, cujo objetivo é ajudar empresas a desenvolver projetos inteligentes e importantes, baseados nas necessidades mais urgentes de seu público. Vamos marcar uma reunião e discutir nossos métodos?

 

Exemplo 4 

 

Eleve a produtividade e faturamento da sua empresa! Com os serviços da nossa Startup, os lucros do seu negócio crescerão em até 70%! Vamos conversar?

 

Você está confortável com o seu elevator pitch? Aproveite para criar o seu.

 

CATEGORIAS

Adicionar um comentário


Comentários