6 grandes vantagens do Open Innovation

O Open Innovation é um conceito que busca reunir as ideias internas dos empregados da corporação e ideias externas de clientes, especialistas e outros parceiros a fim de trazer mais vantagens para a organização. 

 

Ele se diferencia do modelo de inovação fechada tradicional das empresas, o qual somente os funcionários de um setor podem desenvolver soluções, e amplia para outros setores da empresa e até mesmo fora dela.

 

Clique na imagem ou aqui para apresentar sua startup ou inovação aplicada para o Açolab ArcelorMittal.

 

Assista: Treinamento Açolab - Apresentações de Alto Impacto

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre MVP

 

Vantagens do Open Innovation

 

open innovation6 grandes vantagens do Open Innovation

 

A inovação aberta ganhou tanta notoriedade no mercado devido às suas vantagens singulares que se adéquam ao cenário atual do mercado de constante transformação.

 

Conheças seus maiores benefícios:

 

1- Agilidade de implementação

 

Digamos que você identificou um problema ou uma demanda e deseja desenvolver uma solução inovadora para seus clientes. Quanto tempo levaria desde a concepção da ideia até a implementação do projeto?

 

Atualmente, o mercado pede cada vez mais agilidade e eficiência de execução, então, quanto mais rápido sua empresa validar uma ideia ou solução, melhor.

 

Contudo, sabemos que isso não é tão simples assim e é por isso que o Open Innovation é tão eficiente. 

 

Na inovação aberta, sua corporação conta com o auxílio de parceiros que vão ajudar a desenvolver e concluir os projetos em menos tempo, afinal, há mais pessoas envolvidas no processo.

 

2- Diferencial competitivo

 

O Open Innovation acrescenta um diferencial competitivo ao negócio, principalmente, de duas formas. 

 

Primeiro, como falamos, a corporação consegue desenvolver e implementar ideias mais rápido que os seus concorrentes. Quem inova primeiro, tem mais vantagem. 

 

Segundo, ao ampliar o número de pessoas no processo de criação, aumenta-se a quantidade de conhecimento e informação e, consequentemente, a possibilidade de gerar uma ideia inovadora, assertiva e exclusiva.

 

Portanto, é uma maneira de sua empresa se diferenciar no mercado, sobretudo, em um setor muito competitivo.

 

3- Melhora do networking 

 

O contato com outras empresas e especialistas com objetivos semelhantes, mas perspectivas distintas ajuda a ampliar o networking e gerar resultados que vão além do desenvolvimento de um produto. 

 

Por exemplo, ao reunir seus colaboradores com os profissionais da outra empresa, eles podem ter acesso a informações e soluções novas e assim implementar melhorias em outras áreas da empresa. 

 

Afinal, o Open Innovation reúne pessoas de diversos lugares — empresas, faculdades e até órgãos públicos —, então, são várias visões de mundo diferentes que podem agregar muito ao negócio e seus colaboradores.

 

4- Menores riscos e custos

 

Os riscos de um projeto ser ineficiente são menores na inovação aberta, pois, como são mais pessoas envolvida desenvolvendo e validando uma solução, é mais fácil detectar se uma ideia é boa ou não. 

 

Além disso, os maiores riscos são da empresa responsável porque, se a solução não for capaz de suprir a demanda do seu negócio, é possível romper a parceria ou não comprar o produto. 

 

E a corporação não precisa despender tanto tempo e dinheiro para o desenvolvimento de um projeto que teria o risco de não vingar no final, já que essas obrigações são compartilhadas com os parcerios.

 

5- Parcerias ganha-ganha

 

O networking criado com a inovação aberta pode abrir espaço para parcerias sólidas e lucrativas entre os dois envolvidos, afinal, se a ideia servir para ambos mercados sem sobreposição, há a possibilidade de implementarem a inovação juntas. 

 

Abrir mão da propriedade intelectual faz, inclusive, o mercado crescer mais rápido e assim gerar vantagens para os dois lados.

 

6- Aumento de engajamento dos colaboradores 

 

Por fim, outra vantagem do Open Innovation é o aumento do envolvimento dos colaboradores, pois o modelo se baseia na cooperação mútua. 

 

Ou seja, diferentes setores da organização estarão integrados no projeto a fim de gerar resultados melhores para a empresa. 

 

Além disso, ao reconhecer e creditar as ideias dos profissionais na corporação, eles se sentem mais motivados a trabalhar em prol do projeto. 

 

Gostou do artigo? O que mais você que saber sobre Open Innovation. Aproveitem que essa é a nossa praia!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário