Tudo que você precisa saber sobre Metaverso

O metaverso é o assunto do momento e a expectativa é que seja do futuro também. Assim como a internet revolucionou o mundo por criar um universo virtual, o metaverso pode causar grandes mudanças por integrar esse universo virtual ao físico. 

 

Mas o que seria essa tecnologia? E o porquê ela tem um potencial tão grande assim?

 

Você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre metaverso neste artigo!

 

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Criptoverso: o que é e que revolução é essa

Leia também: NFTs e Digital assets: o que é e como fazer

 

O que é o metaverso?

 

Metaverso é um mundo virtual em formato 3D para dar uma impressão de realidade aos usuários. Para implementar essa tecnologia, alguns recursos, como realidade aumentada e inteligência artificial, são aplicados. 

 

É como se fosse uma realidade paralela pela sensação de imersão dentro do mundo virtual. Essa experiência já é comum no universo dos games, mas nesse caso a proposta seria reproduzir o mundo real dentro do virtual. 

 

Assim, a implementação dessa tecnologia prevê uma série de mudanças no nosso modo de comprar, interagir, trabalhar, dentre outros.

 

História do metaverso

 

Metaverso: homem com óculos de realidade virtual

 

E como começou isso tudo?

 

Apesar da popularização recente do termo, Neal Stephenson, um escritor norte-americano, utilizou “metaverso” pela primeira vez em 1992.

 

Em sua obra, ele descreveu um universo virtual coletivo próximo do mundo real. O acesso ocorria por meio de óculos e existia um avatar, que representava o indivíduo, dentro do mundo virtual com diversas habilidades do ser humano normal, como se mover pelo ambiente. 

 

Em seguida, outros livros,  como o “Ready Player One”, e diversos filmes trouxeram propostas semelhantes de um universo paralelo semelhante à realidade. 

 

Ademais, alguns jogos, como o Second Life de 2003, também permitia a criação de uma ambiente virtual em 3D que simula a vida real do usuário. 

 

Por fim, o termo estourou mesmo após Mark Zuckerberg, proprietário do Facebook, alterar o nome da empresa para “Meta” e anunciar investimentos na tecnologia para o futuro. 

 

Como funciona o metaverso?

 

Na realidade, o metaverso ainda é uma solução que está sendo aperfeiçoada, portanto, apenas temos uma ideia de como será seu funcionamento.

 

De maneira geral, será um espaço virtual parecido com a realidade com a presença de avatares representando as pessoas. Para proporcionar essa experiência, o metaverso reúne diversas tecnologias distintas, entre elas:

 

Realidade aumentada

 

A realidade aumentada proporciona a visualização de um elemento virtual no mundo físico. Um exemplo de aplicação desse tipo de tecnologia é a ferramenta de compras da Amazon, que permite visualizar como os móveis e outros itens vão ficar no espaço antes de comprar. 

 

Realidade virtual 

 

É essa tecnologia que possibilita a simulação do ambiente real em digital. Assim, o usuário consegue interagir com o universo digital e ainda interagir com outros usuários. Para utilizar esse recurso, o participante precisa de óculos especiais com fones de ouvido e sensores.

 

Blockchain

 

A segurança também precisará ser reforçada no metaverso, afinal, milhares de usuários disponibilizarão seus dados na ferramenta. Nesse sentido, a tecnologia empregada é o blockchain — um sistema seguro altamente e  utilizado nas operações com criptomoedas — que rastreia o envio e recebimento de dados na internet.

 

O que muda com o metaverso?

 

Qualquer evolução da tecnologia produz alterações na sociedade. 

 

No caso do metaverso, que pretende integrar de uma vez o mundo virtual ao físico, as mudanças ocorrerão em diversos âmbitos. Confira agora o que muda com o metaverso:

 

Trabalho

 

Com o avanço da tecnologia, surgem demandas para novas profissões enquanto outras precisam se atualizar ou são extintas. 

 

Com o metaverso, não é diferente: o mercado precisaria de novas especialidades, como o profissional responsável por produzir os espaços no mundo virtual.

 

Ademais, o modelo de trabalho também mudaria. Seria possível, por exemplo, a participação dos avatares em reuniões e decisões sobre os projetos. 

 

Saúde

 

Existiria também um grande avanço na medicina, já que o metaverso permite a realização de procedimentos e atendimentos à distância. 

 

Em um exemplo de aplicação, um médico poderia operar um paciente por meio de um robô, dando os comandos, mas utilizando a precisão da máquina para realizar o procedimento.

 

Economia

 

Como o metaverso é um mundo virtual completo, será possível comprar, vender e negociar dentro da plataforma, então, a economia seria diretamente afetada por essa tecnologia. 

 

Além disso, o uso das criptomoedas dentro da plataforma também impacta no cenário econômico, visto que não é emitida por nenhum governo. 

 

Educação

 

A modalidade EAD (Ensino a Distância) cresce cada vez mais entre os estudantes e instituições de ensino, principalmente após a pandemia. Nesse caso, metaverso seria uma forma de melhorar o aprendizado do aluno, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa. 

 

Empresas que estão apostando no metaverso

 

Em um cenário tão competitivo, empresas que se atualizam rápido às tendências do mercado conseguem se destacar mais. Por isso, diversas corporações já investem nessa tecnologia, como a Nike, Gucci, Vans, Itaú, dentre outras. 

 

Confira como algumas empresas estão implementando o metaverso:

 

Tinder

 

O aplicativo de relacionamentos mais popular do Brasil está com a proposta de conectar usuários, promover encontros entre avatares no espaço virtual e permitir interação em um bate-papo ao vivo. 

 

Microsoft

 

A criadora do Windows está com diversas iniciativas de aplicações no metaverso. Dentre uma das principais, está a utilização de avatares 3D para as reuniões do Teams e um console de videogame Xbox com realidade mista. 

 

 

Adicionar um comentário


Comentários