AgriTech: o que é e principais tendências do setor

A AgriTech é um elo importante entre a tecnologia e o desenvolvimento do agronegócio no Brasil.

 

Afinal, através das soluções disponibilizadas por essas empresas, os produtos conseguem aumentar a eficiência no controle dos processos, garantindo resultados melhores.

 

Se você ainda não conhece a AgriTech, continue conosco! Saiba mais sobre esse modelo de startup e quais impactos foram proporcionados para esse grande setor brasileiro.

 

Clique na imagem para baixar o e-book Jornada da Startup, ou aqui.

Leia também:

 

O que é AgriTech?

A AgriTech é uma startup voltada para o setor do agronegócio, que oferece soluções capazes de modernizar as atividades do campo, proporcionando melhores resultados para os empresários.

 

As inovações proporcionadas por esse tipo de startup variam desde maquinários modernos para serem aplicados nas tarefas diárias até sistemas inteligentes de gestão.

 

Ou seja, a AgriTech é uma forma de facilitar ainda mais a união da tecnologia com a agropecuária, fazendo com que o setor se afaste cada vez mais do tradicionalismo e abrace a modernidade — e seus benefícios.

 

AgriTech: drone sobrevoando plantação

 

Como funciona uma AgriTech?

O principal objetivo de uma AgriTech é fornecer ao grande, médio ou pequeno produtor soluções capazes de melhorar o desempenho das suas atividades e diminuir as perdas. 

 

Para isso, são desenvolvidas ideias inovadoras como os drones via satélite, que permitem o rastreamento dos campos com maior precisão e agilidade, ou até mesmo sistemas de previsões meteorológicas.

 

O importante é que essas startups foquem em entregar soluções que possam ser aplicadas nas atividades do campo, sendo compatíveis com as necessidades do seu público-alvo.

 

Impactos causados pela AgriTech

Desde a inserção da tecnologia nas atividades do agronegócio, esse setor conseguiu alcançar resultados incríveis, inclusive, correspondendo atualmente a 24,8% do PIB brasileiro.

 

O surgimento da AgriTech no Brasil veio para impulsionar ainda mais esse crescimento, afinal, essas empresas fornecem as ferramentas que os empresários precisam para eliminar as falhas dos seus processos e potencializar seus resultados.

 

Dentre os impactos causados desde a criação dessas startups, os principais foram:

  • Aumento da conectividade nas áreas rurais;

  • Integração dos processos;

  • Monitoramento mais assertivo das lavouras;

  • Melhora da fertilidade do solo;

  • Aplicação e modernização de dispositivos inteligentes;

  • Redução dos custos;

  • Defensivos agrícolas mais eficientes e seguros.

 

Principais soluções desenvolvidas pela AgriTech

As ferramentas e sistemas mais populares apresentados ao mercado por esse modelo de startup foram:

  • Drones via satélite;

  • Plataformas de previsões meteorológicas;

  • Redes de conexão entre produtores e patrocinadores;

  • Redes de sensores de rastreamento de animais;

  • Gestão do solo;

  • Controle de calor;

  • Softwares de prevenção de pragas;

  • Sistemas de automação de maquinários;

  • Metodologias de mapeamento e diagnóstico do solo.

 

Qual o cenário da AgriTech no Brasil?

Além do agronegócio representar quase 1/4 do PIB brasileiro, o cenário para uma AgriTech no Brasil também é positivo devido ao aumento nos investimentos em tecnologia pelo setor.

 

Segundo um levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 67% das propriedades rurais adotam alguma tecnologia em seus processos e atividades.

 

Com esse número tão grande, sobretudo sob a ótica deste ser um mercado bastante tradicional e conservador, percebe-se que investir em AgriTech pode ser uma excelente escolha. 

 

Afinal, além desse público que já utiliza a tecnologia e conhece suas vantagens, com as ferramentas de persuasão certas (prepare seu pitch!), é possível também alcançar aqueles que ainda não são adeptos a tecnologia.

 

Ademais, como esse é um mercado em constante desenvolvimento, haverá recursos suficientes para os empresários continuarem investindo em soluções tecnológicas e buscando as AgriTechs como aliadas.

 

Exemplos de AgriTech

Separamos abaixo exemplos de AgriTech no Brasil para você conhecer algumas soluções que estão sendo entregues por essas startups:

 

1. Pragas.com

É uma AgriTech no Brasil que oferece soluções para viabilizar pesquisas agrícolas, reduzir custos e acelerar o controle de pragas em uma produção.

 

2. Trace Pack

Possui um sistema de gestão para o agronegócio, que envolve tecnologia embarcada e Internet das Coisas (IoT) para maquinários agrícolas e florestais.

 

3. Syngenta Digital

Disponibiliza tecnologias de gestão e tomada de decisão, através do qual os produtores conseguem acompanhar a rotina das suas fazendas de forma mais assertiva e em tempo real.

 

4. Ecotrace Solutions 

Oferece um sistema de rastreabilidade de alimentos, garantindo maior segurança e transparência para a cadeia de produção. Essa solução pode ser aplicada para o rastreio de bovinos, frangos e algodão.

 

5. Quanticum Análises e Mapeamento

Empresa especializada no mapeamento, entendimento e manejo dos solos tropicais, que oferece a metodologia adequada para o produtor diagnosticar a saúde do solo e produzir alimentos mais saudáveis e de qualidade.

 

Compartilhe com alguém que vai se interessar em investir em uma AgriTech!

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário