Construtech: o que é e como impacta na construção civil!

Você já ouviu falar em construtech

 

Mesmo sendo um dos setores mais antigos do mundo, ao contrário dos outros, a construção civil passa por um processo bem lento de desenvolvimento e tecnologização. 

 

Hoje, a forma de fazer uma obra não é tão diferente de 100 anos atrás. O modelo construtivo é o mesmo (alvenaria) e, dependendo da construtora, o processo de gestão ainda é bem operacional, com planilhas e papéis. 

 

Contudo, as construtechs estão crescendo cada vez mais rápido e prometem mudar esse cenário nos próximos anos! Quer saber mais sobre? Continue lendo esse artigo!

 

e-book métodos ágeis

Clique na imagem para baixar o e-book Metodologias Ágeis, ou aqui.

 

Leia também: Quais são os principais KPIs de inovação?

Leia também: Inovação radical: o que é, como funciona e exemplos!  

 

O que é construtech?

 

Construtech é uma startup voltada para o ramo de construção civil. Basicamente, são empresas que buscam encontrar soluções inovadoras para desafios dentro e fora do canteiro de obras

 

Dessa forma, a inovação pode ser direcionada para gestão de riscos das obras, compra de produtos, aumento da produtividade, melhoria no planejamento, entre outras áreas da construção. 

 

Em geral, as construtechs desenvolvem soluções relacionadas com a tecnologia, como um software de gestão de obras.

 

Segundo uma pesquisa da Terracota Ventures de 2022, existem 955 startups ativas no setor da construção e mercado imobiliário brasileiro. Desde a primeira versão, a quantidade de empresas nesse segmento cresceu em 282%. 

 

Portanto, podemos dizer que as construtechs e suas diversas soluções são uma tendência para os próximos anos!

 

Construtech e proptech: qual é a diferença?

 

Construtech é uma startup com atuação direcionada para a construção civil, enquanto proptech direcionada para mercado imobiliário. 

 

Ambas atuam no mesmo mercado, mas oferecem soluções com focos diferentes. 

 

O proptech é mais voltado para as imobiliárias e corretoras imobiliárias, desenvolvendo tecnologias de realidade aumentada para o cliente ver mais detalhes do imóvel, por exemplo. 

 

A construtech, como falamos, cria soluções para toda a cadeia construtiva, criando um software de acompanhamento de obras, por exemplo. 

 

Como uma construtech impacta o setor de construção civil?

 

contrutech: engenheiros conversando na obraO setor de construção civil enfrenta diversos desafios, como: atraso das obras, problemas de planejamento, falta de sustentabilidade, altos índices de acidentes de trabalho, entre outros. 

 

Sendo assim, as construtechs chegam justamente para promover soluções para alguns desses problemas. Confira alguns impactos dessas empresas:

 

Gerenciamento de obras

 

A gestão de obras envolve diversas etapas, as quais uma startup de construção civil pode entrar, como: 

 

  • Diário de obra: oferecimento de aplicativos para registrar os acontecimentos e fatos da construção de forma digitalizada. 

  • Gestão de tarefas: modernização dos processos da construção civil e centralização de informações dos projetos. 

  • Planejamento e controle: acompanhamento da obra em tempo real, assim como o fornecimento de dados, organização de prazos, gerenciamento de erros e diversas outras ações de monitoramento. 

 

Em resumo, o foco das construtechs é digitalizar todo o gerenciamento de obras, que antes ocorria por papel, planilhas ou diversas plataformas diferentes.

 

Modelos construtivos

 

Além de softwares, algumas startups de construção civil estão investindo em trazer inovações nos modelos construtivos. 

 

Atualmente, a maioria das obras utiliza apenas a tradicional alvenaria — um sistema de construção que, embora tenha suas vantagens, é antigo e cheio de problemas, como: alto tempo de entrega, desperdício de materiais, dependência de mão de obra, custos grandes, entre outros.

 

Nesse sentido, algumas startups estão investindo em trazer novas metodologias, como os módulos 3D.

 

Negociação facilitada

 

Outra inovação das construtechs é na compra de produtos e serviços. 

 

Atualmente, existem marketplaces que permitem a negociação de materiais de construção civil online, então, é possível encontrar diversas empresas de produtos e negociar diferentes mercadorias online. 

 

Além disso, algumas startups desenvolvem plataformas específicas para a contratação de profissionais na área de construção civil, sendo possível encontrar diversas mãos de obra qualificada, negociar e contratar em apenas um espaço.

 

Burocracia 

 

Segundo uma pesquisa da CBIC e ABRAINC, a demora de processos aumenta em até 12% o custo de construção de um imóvel. 

 

Dessa forma, algumas startups desenvolvem soluções para digitalizar esses procedimentos e agilizar a entrega — como a Aprova Digital, que reduziu o tempo de licenciamento e emissão de alvarás de 6 meses para 10 dias.

 

Segurança

 

A construção civil é um dos setores com mais acidentes de trabalho no Brasil, sendo o primeiro em incapacidade permanente e o segundo em número de mortes. 

 

Por isso, diversas startups estão investindo em desenvolver soluções, como sensores de monitoramento de EPIs, para reduzir o problema!

 

5 construtechs brasileiras mais conhecidas

 

São quase 1000 construtechs oferecendo diversas soluções para o mercado. Entre elas, umas se destacam! Confira algumas das principais startups do setor de construção civil do Brasil:

 

  • AutoDoc: software de gerenciamento de projetos, gestão de qualidade, segurança e controle de acesso. 

  • Prevision: planejamento e acompanhamento da obra em tempo real. 

  • Gabster: desenvolvimento do projeto com componentes 3D inteligentes. 

  • Opus: construtech que oferece estruturas modulares como alternativa para alvenaria.


 

E então? O que você acha do mercado de construtech? Compartilhe esse artigo com algum colega do ramo!

 

Adicionar um comentário


Comentários

Nenhum comentário